Coragem e Amor
Penso na vida como uma corrida. Cheia de obstáculos,regras,com um longo percurso e com altos e baixos,mas que no final sempre vale a pena.
O segredo está em nossas mentes. Pare... Analise... Reflita.
Seja motivação para estudar, determinação para lutar por um emprego melhor, coragem para encarar o dia-a-dia por mais difícil que esteja sendo, encontramos a melhor solução em nós mesmos.
Quando perdemos alguém especial, por maior que seja a dor de nunca mais ver, tocar ou sentir essa pessoa, se seguirmos esses três passos veremos que, se realmente essa pessoa foi especial, certamente não gostaria de te ver sofrendo por ela. E isso é motivo suficiente pra tentar; conseguir já depende de sua força interior.
Até no amor, se você busca o amor de alguém e não está tendo sucesso, seja por indiferença, medo, traumas passados enfim, o que seja, se for de sua parte, pode ser corrigido da mesma forma. Se for da parte da outra pessoa também, pois se não há correspondência, por mais que você se dedique, mude seu foco, deixe-a ir e corrija a si mesmo parando, analisando e refletindo sobre ti e seus planos individuais. Assim, o que tiver de ser, será. =)
E escrever também ajuda muito nesse processo, pois o ato de escrever liberta nossas mentes a realizar o que escrevemos.
E o que é escrito marca, não muda e dificilmente é esquecido.
E ela se sentia livre! Era nítido, dava pra ver.
Seu semblante esbanjava leveza e alegria,
mas o que com ela acontecera ninguém sabia.
Seu sorriso aberto e largo se fazia mar e
forte afogava a solidão.
Tudo nela estava solto,
voz, alma, pele, cabelo e coração.
Ao certo, ninguém sabe de onde surgiu tanta liberdade e
vontade de viver.
Ela virou a cabeça, virou o mundo
e poesia passou a ser.
Lavou a alma de toda a tristeza e viuvez.
Não estava em sintonia com ninguém,
era feita apenas do seu sim mais uma vez.
Já não amarrava mais os cachos e os pés preferiam
estar descalços do que presos aos chinelos.
Determinada e corajosa, com o céu fez novos elos.
Descobriu no amor próprio o seu mais novo abrigo.
Ela agora está em paz,
Vivendo o amor que só o verdadeiro EU nos traz.
Um simples "hm", pode significar tristeza, ciumes, duvida, ciumes, sem assunto, ciumes, preguiça de digitar, ciumes, pensando, ciumes, etc...iumes.
Ah!!! Eu amo sim a liberdade, embora ela nos faça ser uma opção...
Para deixar livre é preciso ter coragem ...
Porém, digo com toda certeza, que uma das melhores sensações do mundo é saber que alguém poderia trilhar qualquer outro caminho, mas escolheu segurar nas mãos do amor e vir em sua direção.
Muitas vezes a causa da tua tristeza
está dentro do baú
que carregas dentro do teu peito,
e que só tu possuis a chave.
Basta ter coragem para abrir
e retirar
o que está pesando
no teu coração!
Acho que as pessoas não deixam de ser importantes nunca, talvez só de ser prioridade.
Os finais nem sempre são felizes, mas também nem sempre precisam ser infelizes.
"O Homem é o Protagonista de sua História. Autor de seu destino.
Não é um Ser sujeito ao acaso ou vontade alheia."
(trecho do livro "Dos Centros de Força ao Caminho da Felicidade" - Ana Toledo)
Tô confuso:
Uma hora quero filhos, praia no domingo, cinemas nas terças.
Na outra quero viajar o mundo, respirar, sorrir, só.
Num dia quero água, café, coragem.
No outro apenas um vinho suave, o pôr do sol, alguém pra me proteger.
Tô confuso, parece pouco será? Será que é só comigo que acontece de um dia querer o aconchego de um abraço e no outro a liberdade de voar.
Tô confuso em uma folha de papel ou em 200 impressas de um livro.
Talvez eu quisesse ser amado, precisado, tocado, devorado.
Talvez eu quisesse apenas aquela música, os olhos fechados na beira de um lago,
você do lado.
E quando ela me olha, me curte, me encanta eu fico confuso, tenho medo de querer atrapalhar tudo com essa minha pressa em dizer o que sinto ou medo de perder pela minha paciência em esperar um sim.
Ah, enfim, dá pra desconfundir pra mim?
Pode deixar claro tá! Eu gosto de coisas claras.... ou ... incertas.
Aprendi a não esconder mais meus sentimentos. Tô aprendendo que é no caos que a gente se encontra.
Bem, tá claro que eu te quero se você me quisesse?
Ou tá claro que eu me quero mesmo você não me querendo?
Afinal de contas, a gente está sempre só, cheio de gente ao redor.
A gente talvez seja confuso mesmo por natureza.
Estar “desconfuso” talvez é que não seja o natural então.
Atraves(sendo)
Como todo bom viajante, eu comecei sonhando. Alimentando a cada dia o desejo de me aventurar. Buscando a coragem em cada história que pudesse me dizer: "sim, vai valer a pena!". Eu tentava me explicar o porquê dessa ânsia de viajar. Pra longe. Pra fora da zona de conforto.
Um dos -muitos- filmes que eu assisti inúmeras vezes foi "Comer, Rezar, Amar". Dentre os vários aprendizados que Liz Gilbert assimilou ao longo de sua jornada, um me marcou bastante. Ele diz respeito à filosofia que ela adotou diante das pessoas que encontrou e dos lugares por onde passou. O trecho é grande (e pode ser encontrada ao final do texto), mas pode ser resumido emse jogar de coração na jornada da vida eaceitar cada pessoa que atravessa sua vida como um professor.
Na minha tradução livre, uso o verbo atravessar porque essas pessoas passarão, deixarão uma marca, mas não necessariamente permanecerão; falo em travessia, porque é o que, na minha opinião, fazemos ao viver, ao viajar, ao superar nossos próprios medos. Atravessamos. Atravessamos para algo além.Vivemos através. Através, sendo. (Atraves)sEndo. Atravessando...
Ao longo da minha travessia, tomei para mim a lição de Liz: aceitar cada pessoa como um ensinamento. Qual lição essa pessoa me traz? O que posso aprender com isso? Aceiteicada revés como um aprendizado; e cada pessoa como um desafio...pra mim mesma. Se no começo isso serviu para aceitar tudo o que a mim viesse; agora, no final, isso me ajuda a entender por onde eu caminhei para chegar até aqui. O aqui tido como a filosofia e as crenças que tenho hoje.
Comecei fazendo uma lista das pessoas que encontrei ao longo desse ano. Suas histórias incríveis... (Ainda consigo imaginar meu sorriso no rosto e o brilho nos olhos ao ouvir cada uma delas.) Pessoas que me faziam ver que, sim, eu estava me aventurando; mas, sim, é possível ir -ainda- mais longe. Sempre é.
Ao longo da lista, o mais incrível foi perceber que a minha caminhada começara antes mesmo que eu me desse conta dela. Percebi que, antes mesmo da jornada propriamente dita - mochila nas costas e pé na estrada-, eu já havia encontrado pessoas que, no meu dia-a-dia, colaboraram para os ideiais e ideias que eu adotei. E que hoje se mostram ainda mais fortes. Eles estavam todos a minha volta. Da casa à mesa de bar.
A mãe que te mostrou como é possível ter um grande coração. O pai que te ensinou a sonhar. A irmã que todos os dias encenava a arte da leveza:"relaxa!".A professora de filosofia que te abriu os olhos para a lógica da Matrix (mal sabia eu que enquanto eu bocejava, eu já começara a mudar...)O namoradinho de portão que já naquela época tentava me abrir os olhos sobre as ilusões da vida cotidiana. A amiga, que por anos discutiu as mais loucas teorias que, no fim, não eram tão loucas assim. E de teoria pouco tinham. A amiga que te fazia sorrir só de estar(sor)rindo. Tudo assim, ao mesmo tempo! O sonhador determinado que com 20 e tantos anos resolveu mudar de profissão, trocando a certeza de uma vida mais ou menos pela incerteza de uma vida transbordante. As amigas que largaram um curso meio -ou quase- completo, para iniciar um outro curso. E hoje brilham ao falar sobre a profissão que escolheram. O amigo que te ensinou a não levar a opinião dos outros tão a sério - ou, dependendo do caso, nem mesmo levar. Deixe por lá. A mineira doida que chegou no hostel, em pleno ano novo, sozinha: "posso me juntar?", mostrando que pra começar a falar com alguém é preciso, antes de tudo...falar! E, sim, viajar sozinho te força a falar...consigo e com os outros!Os amigos que viajaram e trouxeram mil fotos. E um novo jeito de agir.
Eles, todos eles te prepararam em doses homeopáticas para as lições por(vir). Estas, que viriam todas de uma vez; numa só intensidade. Ensinamentos que você ainda assimilará e entenderá - talvez- ao longo de toda uma vida. Pessoas que passariam pela sua vida rapidamente em termos de presença física, mas que permanecerão contigo por toda a sua existência através do aprendizado que deixaram.
A senhora croata que, sem falar inglês, te pegou pela mão e mostrou o caminho, em meio à muita neve e frio. O senhor meio manco que, mesmo sem conseguir andar direito, encarou sua desconfiança egoísta e levou você até a parada de ônibus, em meio ao caótico trânsito de Istambul. O professor turco que viu que você estava esperando o pôr-do-sol no lado errado do Bosphoros, perdeu um certo tempo para te mostrar que é possível confiar e te mostrou onde você devia estar... (Eu nunca esqueci aquele pôr-do-sol. Entre a Ásia e a Europa...não havia outro lugar para estar naquele momento!)
Você me colocou numa posição difícil, entre ter que acreditar no que era real ou viver o mundo que você criou pra gente.
Quando lhe disserem não vá, não faça, não ame, e você o quer mais que tudo, arrisque sem medo, pois as tristezas se curam com o tempo, mas as dúvidas ficam pra sempre.
Procure amar mais, nem que pra isso você precise chorar mais.
Veja a beleza no nascer do sol. Cada nascer do sol é um novo dia, e cada novo dia traz consigo novas oportunidades.
Encha-se de coragem e procure arriscar mais, ou até mesmo, errar mais. Sinta um imenso prazer em fazer aquilo que você quer fazer.
Ainda não é tarde. Mas amanhã eu não posso garantir...
Procure aceitar as pessoas como elas são. Pois cada um é um ser único, com qualidades e "defeitos". Ninguém é 100% bom, ou 100% ruim.
Não complique tanto. Não trabalhe tanto. Pegue a pessoa que você ama, e juntos vão sentir a simples e especial emoção de ver o sol se pôr.
Não se importe tanto com os problemas grandes ou pequenos. A única coisa que realmente importa, é morrer de amor.
Ainda não é tarde... Mas amanhã eu não posso garantir.
A vida está em constante mutação, e nada é para sempre.
Procure aceitar a vida como ela é. Aproveite ao máximo cada momento, pois cada momento é único. Cada momento é uma vida.
Que você possa:
Encontrar Serenidade num mundo que nem sempre você entenderá.
Ter nas dores e nos conflitos, a força para enfrentar cada nova situação com Coragem e Otimismo.
Perceber que há aqueles, cujo amor incondicional e compreensão,sempre irão apoiá-la, apesar de discordarem de você.
Descobrir Bondade e Coragem suficiente,para acreditar ainda
num mundo de Paz .
Receber gentis palavras,sorrisos de ternura e olhares de conforto.
Lembrar que o Sol sempre voltará a brilhar ,quando lhe parecer que a tempestade nunca acabará.
Ensinar o amor àqueles que odeiam, sem saberem do veneno que carregam .
Usar a sabedoria daqueles que você admira e poder compartilhá-la.
Lembrar que todos são parte de você,mesmo aqueles que você não admira .
Tranquilizar-se com seus bens materiais,sabendo que estão sendo cuidados pelo Universo.
Ver a beleza de cada dia, dentro e em torno de você, percebendo cada detalhe da Criação.
Perdoar as limitações do outro , e sentir a bênção de também ser perdoado.
Entender que todo o Bem é seu por direito,e jamais lhe será retirado,à menos que seja sua escolha, mas ainda assim ele estará disponível se desejar, sabendo que há um preço por todas as escolhas na Vida.
Compreender que os problemas de hoje, são portas abertas
para as soluções de amanhã.
Encontrar seu valor dentro de si mesmo, sem depender de críticas ou elogios.
Acreditar que o amor é possível , e que você possa sempre sentir-se amada !
Acreditar que sua melhor construção é você mesmo, seus filhos e sua família.
Acreditar que todos os dias são de Gratidão, e são um dia à menos aqui ;então faça valer a pena.
Acreditar que a Liberdade é o maior bem que o ser humano possui; portanto, seja você mesma ,se aceite com amor, se melhore com equilíbrio,e Viva Feliz.
Não entre aonde não for chamado; não se demore aonde não seja bem vindo; e ao sair ; não esqueça de sacudir o pó das sandálias.
A Felicidade não é feita por quantas vezes seu coração bateu,
mas de momentos em que se emocionou.
E, jamais desista de seus sonhos,você é feito deles.
Não pense no futuro ao tomar decisões, pense no presente, porque o futuro se constrói a partir do hoje, a não ser que você tenha realmente o poder de prever o futuro.
Não te subestimes
Homem q se faz de dramático!
Honra sua vida!
Assim como milhares de pessoas q estão à lutar!
A vida das batalhas!
O coitado q se subestima!
Na autopiedade!
Rastejando-se ao chão!
Com tanto vigor!
Haverá sempre alguém distante!
Esperando alento!
Esfomeado por sentimento!
De q suas habilidades poderão se-lhe importante!
Nada é em vão!
Não é por acaso!
Haverá sempre alguém esperando-lhe doutro lado!
Por seu abraço!
Por sua palavra!
Por alguma atenção se quer!
Não te subestimes!
Não te subestimes!
Pois pra alguém serás sempre importante!
Você gosta de aventura ou tem medo de altura?
Não importa sua resposta, pois se estou a deslizar a caneta no papel é porque sou fruto de uma aventura que um dia já foi medo da altura. Aventura do prazer de duas pessoas e o medo do que elas passariam.
Aventura na qual a vida nos coloca e quando abrimos os olhos a sensação é de estamos diante há uma tirolesa. Ou você para no lugar que esta e fica a olhar as pessoas pularem, ou você sente o calor no corpo e se impulsiona a saltar, tendo a recompensa da qual muita gente esquece, no medo, que é sentir o frescor do mergulho após o pulo.
Em fim, você se encontra em terra firme, mas parece estar perdido no meio de uma floresta. A altura agora é horizontal, um caminho você tem que seguir, ou deixara o medo lhe parar as pernas e vegetara na mata? Sinta o ar que lhe enche o pulmão para desbravar a trilha, pois se você pulou tem um propósito a realizar.
Aparentemente parece legal, você abre o caminho se sentindo Pedro Álvares Cabral, o assobio dos pássaros é como canto para seus ouvidos, o verde é como uma tela artística para os olhos e o cheiro de pureza mexe com seus sentidos lhe trazendo conforto.
O sol chega ao meio do céu e as necessidades fisiológicas se manifestam. O que fazer para supri-las no meio de uma floresta quando já estamos acostumados com as mordomias urbanas¿ Quem tem fome busca o que comer, quem tem cede busca o que beber, e para tanto precisamos saber como buscaremos essas coisas. A caça precisa ser planejada e o ataque feito na hora certa, o liquido de difícil locação precisa ser levado em recipiente sem furos para que não haja vazamento e cheguemos com o pote vazio. No modo de preparo até aqueles que não são dotados na culinária, se cuidadoso e cauteloso saberá desenvolver um belo prato.Feito, saboreado e ainda satisfeitos queremos algo a mais, a sobremesa para equilibrar o sal na língua,
O entardecer vai chegando, e parece que nos sentimos árduos do sol. Avistamos belos cogumelos, aquela sobremesa da qual precisava, mas não sabemos se estes são doces ou envenenados.Você pode experimentar, e correr o risco de passar mal , mas ao tocas na língua sentira o amargo e o deixara cair no chão ou se guardara para encontrar belos frutos adiante.
A noite chega nos deparamos com situações nas quais exige um pouco mais de nós, caminhar no escuro, o que é perigoso para quem não conhece o caminho e mesmo pra quem já trilhou o caminho, as situações e imprevistos nunca serão iguais.O melhor é descansar, ascender uma fogueira para se esquentar e esperar esclarecer para continuar.
Lá de cima da tirolesa parecia um caminho curto. O problema é que do ângulo de visão que estávamos não conseguimos ver o que tinha por dentro da floresta, mas por nossos sentidos já era de se esperar. Pois bem, se aqui nos encontramos, busquemos então sabedoria e discernimento pra chegar há algum lugar.
Seria tão fácil se assim como na cidade tivéssemos sinalização, placas, avisos e mapas. Assim seria mais fácil acertar o caminho e evitaria o erro de entrar em caminhos perigosos ou sem saída.
Não posso dizer onde você quer ou vai chegar, mas é natural adivinhar pela lei da vida. Todos nós habitamos este mundo com a passagem pela vida no intuito de ter uma boa viajem, seguindo as instruções da companhia turística que tem um dono observando tudo.
Ambos buscamos conhecer e passar por todas as estações, alguns desviam o caminho em busca de aventura, mas vai saber se nos encontraremos no fim, os que seguem o guia não deixam de ter suas aventuras e estão seguros.
Na vida você não tem aquelas placas e sinalizações da seatran, mas tem as leis do criador e os ensinamentos de seus pais, alem das regras estabelecidas em cada estação da vida e que pode ser negociadas por vocês mesmo de acordo com a necessidade e gosto de cada um.
E por um acaso de você errar o caminho ou entrar em caminhos sem saída, não desanime, pois no tempo de viajem estava incluso os imprevistos, nos quais você teria para retornar e corrigir o seguimento ou a descoberta de uma nova saída para o caminho fechado.
Por tanto passageiros...
Boa viajem!
Saudade
dá de vez em quando sempre
dá de quando a porta sela
quando dá coração aperta
saudade do cê por perto
não por perto
aperta o peito
já to com saudade dela