Coragem
Num recanto de paraíso, sorrisos e prantos, amores e encantos, coragem preciso, não ficar indeciso, caminhar com motivação, de amor e paixão, coração que nasce para amar, sempre apaixonado estará.
"Não existe coragem retroativa, e sim covardes que, após as grandes tragédias, se fingem de heróis para apagar a consciência de culpa das suas omissões".
""Recordar exige coragem – coragem de ser e coragem de haver sido.
Neste sentido o covarde, o apático moral, o morno, quando a idade avança recorda-se mal porque viveu pela metade, entregou-se pela metade, sofreu pela metade, sem a ousadia de ser autêntico, genuíno.
Quem hesita entre o bem e o mal e imagina que a sua hesitação é prudência, quem é omisso, quem não se expõe quando é preciso fazê-lo, quem é incapaz de amizade genuína, de amor veraz, de compaixão, acaba cedo ou tarde sabotando a própria memória para não se enxergar no espelho da consciência.
Mentiu no passado, e mente ao revivê-lo. Ou melhor, revive-o mentindo.
Lembra-se mal porque viveu mal: o seu presente é o pior tipo de auto-engano, e o que espera um homem acometido desta indolência espiritual é uma velhice tão falsificada quanto a juventude o fora.
Os covardes são sabotadores profissionais cegos à própria vida interior e também às coisas exteriores naquilo que têm de excelente, de amável. Não lhes resta outra coisa senão inventar um mundo à imagem e semelhança da tibieza em que vivem".
"Não temer o temível não é coragem, mas audácia imprudente; temer o temível não é covardia, mas prudência; temer o não temível é covardia".
A coragem do líder de sucesso é gerada no seu interior, pela confiança, de que seus desafios não serão obstáculos para alcançar seu objetivo.
José Guaracir