Coração de Homem
O homem que não tem caráter, não tem coração
O homem que não tem ética não tem alma
E o homem que não tem nem caráter e nem ética, nem homem é...
Por outro lado
O olho não viu, nem ouviu, nem penetrou no coração do homem as coisas que Deus preparou para os que o amam. - 1 Coríntios 2: 9
Com o rostinho pressionado contra a vitrine, uma garota olha com êxtase para as lindas bonecas dentro da loja de brinquedos. Ela é fascinada pelas casas em miniatura com seus minúsculos pratos e móveis detalhados. Oh, para entrar e brincar com esses brinquedos chamativos!
Um homem está à beira-mar enquanto a madrugada inunda lentamente o horizonte oriental com glória. Sua esperança está em Cristo e ele pensa no céu com todo o seu esplendor. Oh, entrar nesse mundo - que alegria inimaginável!
CS Lewis disse que enquanto nesta terra estamos "do lado errado da porta". Mas ele acrescentou: "Todas as folhas do Novo Testamento estão sussurrando com o boato de que nem sempre será assim".
Jesus não nos deixa “do lado errado da porta”. É por causa Dele que prevemos o céu. A esperança que Ele nos dá não se deve ao nosso bom caráter ou serviço, nem porque conquistamos o direito de entrar no céu (Ti 3: 5). Não, nós veremos nosso Salvador somente por causa de nossa fé em Seu supremo sacrifício na cruz do Calvário.
Quando chegarmos ao céu, compreenderemos as implicações de longo alcance de 1 Coríntios 2: 9: “O olho não viu, nem ouviu o ouvido, nem penetrou no coração do homem as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam. .
Se Ele não tivesse feito o sol deslumbrante
Para nos guiar até o trabalho do nosso dia terminar,
Como poderíamos entender aquela Luz
Que faz a Cidade Celestial brilhar? - Sarah Lewis
Deus abre as janelas do céu para aqueles que abrem seus corações para ele. Vernon Grounds
A ETERNIDADE
Pôs a eternidade no coração do homem. —Eclesiastes 3:11
Um dia vi um cenário de extrema beleza. Contra o céu acinzentado, a água de uma baía tinha um toque levemente esverdeado, quebrado pela espuma branca de pequenas ondas. Logo percebi que estas não eram espumas brancas das ondas, mas baleias brancas num bando que se alimentava a menos de 15 metros da praia. Juntei-me a outros espectadores; ouvindo o movimento rítmico do mar, acompanhando os graciosos e assustadores crescentes das baleias à tona. Todos estavam silenciosos e reverentes. Por um momento nada mais importava.
O autor do livro de Eclesiastes compreenderia esta reação. Ele viu com clareza resplandecente a beleza da criação do mundo e que Deus “pôs a eternidade no coração do homem” (Eclesiastes 3:11). Esta expressão elegante se aplica as experiências humanas, e certamente aponta para um instinto religioso. Nossos corações percebem a eternidade de outras formas além da religiosa.
Eclesiastes apresenta os dois lados da vida neste planeta: a promessa de prazeres fascinantes pelos quais podemos dedicar nossa vida para alcançá-los, e a percepção assustadora de que estes prazeres não nos satisfazem. O mundo de Deus é cheio de tormentos e grande demais para nós. A menos que reconheçamos nossos limites e nos sujeitemos aos preceitos de Deus, a menos que confiemos no doador de toda boa dádiva, acabaremos em desespero. —PY
Para aproveitar bem o hoje, pense sempre na eternidade. Philip Yancey
COMPREENSÃO MÚTUA
Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los. —Provérbios 20:5
Uma das melhores formas de um homem amar sua esposa é compreendê-la. Pedro explica que para o marido esta atitude é um dever “vivei tendo consideração para com a vossa mulher” (1 Pedro 3:7).
Este princípio se aplica aos dois. Os maridos também querem ser compreendidos. Na verdade todos nós queremos. Todos nós, casados ou não, anelamos pela compreensão alheia no patamar mais profundo possível. Nós nascemos com essa necessidade e parece que jamais a superamos.
É um pretexto muito frágil dizer que não podemos compreender uns aos outros. Podemos e devemos. No entanto, estas atitudes exigem tempo — tempo na companhia do outro; perguntando e ouvindo atentamente, e depois prosseguindo na conversa. É assim tão simples e tão difícil. É claro que ninguém pode sondar completamente os mistérios do coração alheio, mas podemos aprender algo novo, todos os dias. O homem sábio que escreveu o livro de Provérbios chamou o entendimento de “fonte de vida” (16:22), uma profunda fonte de sabedoria para aqueles que o buscam.
Repito, a compreensão exige tempo — um dos presentes mais preciosos que podemos dar aos outros. A maneira que escolhemos para investir o nosso tempo é o indicador mais preciso, sobre o quanto nos importamos com aqueles que amamos.
Peça ao Senhor que hoje lhe dê a graça de dedicar um momento para compreender as pessoas importantes em sua vida. —DHR
Ouvir é uma porta aberta para a compreensão. David H. Roper
O coração do homem bate mais forte a cada momento que ele lembra daquilo que mexeu com sua alma. Amargura a alma pelo arrependimento do que não viveu, chora pelo que não conseguiu e cria esperanças para continuar a sonhar. Ele continua caminhando, pois a fé na felicidade é maior e a crença em Deus não o desampara!
O coração do homem está na via baixa. Por esta razão é que numa luta o homem que bate o outro homem naquela zona NÃO TEM CORAÇÃO. Antes morder em qualquer outra zona do corpo do que tal acto macabro e com laivos gritantes de covardia.
Uma boa palavra
A ansiedade no coração do homem causa depressão, mas uma boa palavra a deixa alegre. - Provérbios 12:25
Escritura de hoje : Provérbios 12: 17-28
Um homem foi convidado para jantar em casa de alguns amigos. A comida era excelente - exceto a torta de maçã. Mesmo assim, ele encontrou algo bom para dizer sobre a torta.
Várias semanas depois, o homem visitou os amigos novamente para jantar. Desta vez, eles tiveram uma torta de cereja que estava absolutamente deliciosa. Mas o visitante não disse uma palavra sobre isso. Isso incomodou a anfitriã, então ela finalmente deixou escapar: - A última vez que você esteve aqui, servi uma torta da qual me envergonhava, mas você foi elogioso. Esta noite servi o que eu acho que é a melhor torta que já fiz, e você não disse uma palavra. Por quê?"
O homem sorriu e respondeu: “A torta de cereja hoje à noite foi fantástica, e a torta de maçã que você serviu da última vez não foi tão boa quanto esta. Então veja bem, a torta de maçã precisava de mais elogios! ”
Nossos relacionamentos com as pessoas são assim - alguns precisam de mais incentivo do que outros. Não importa quão imperfeita uma pessoa possa parecer ou quão mal ela seja, devemos sempre tentar encontrar algo para elogiar. À nossa volta, pessoas desanimadas, talvez até em casa, que precisam de “uma boa palavra” para animá-las (Provérbios 12:25). Vamos procurar maneiras de dar a eles o necessário incentivo! —RWD
Refletir e orar
Era apenas uma palavra gentil,
e uma palavra levemente dita, mas
não em vão, pois acalmava a dor
de um coração que estava quase partido. - Anon.
Se você vê pessoas sem um sorriso hoje, dê a elas uma de vocês! Richard DeHaan
O Senhor é Aquele que sonda e conhece bem o coração do homem.
Que nosso desejo sincero seja de fugir do caminho e da aparência do mal e sermos guiados pelo Senhor ao caminhos eternos.
Tenha fé. Lance sementes.
O coração do homem é como uma porta, mas só tem maçaneta por dentro. Se ele não quiser abrir, nem Jeová entra.
Quando o coração do homem é puro, os seus atos geram bondade.
Mas quando só há interesse, a frustração toma lugar.
Faça o bem e na medida do possível tenha interesses santos.
Que o senhor possa por no coração do Homem mais amor, pois ainda não são pazes de entender a dimensão desse Sentimento.