Cópia
Acredite, ninguém nunca será a sua cópia perfeita, sendo assim os opostos se atraem.
Com o passar do tempo, poderá até esperar que essa pessoa mude e seja exatamente como você sonha.
Essa expectativa de transformar alguém, é um erro, e pode te decepcionar.
E quanto aos casais que vivem juntos a vida inteira? Como essa mágica é possível?
Nunca foi por serem iguais. Foi por aceitarem e amarem com todas as suas forças, aquelas fascinantes diferenças.
Quem corrige
quem corrige?
quem escreve?
quem espera?
quem copia?
quem decide?
quem é breve?
quem faria?
quem se atreve?
Quando somos cópia de alguém inteligente, mas deixamos de ser com um tempo e apenas seguimos, significa evolução. Mas, se mesmo assim, você continua sendo a cópia de alguém, significa que você é cópia desi mesmo.
Um pintor, um artista não deverá ser escravo de uma cópia do já pronto, pois o mesmo deve ser mestre da sua inspiração.
Foi assim que, de cópia em carbono da moda francesa. evoluímos para nos tornar uma reprodução em fax da mentalidade norte-americana. Quando, nas últimas três décadas, a crise do comunismo foi minando o prestígio das grandes divas intelectuais do marxismo europeu, como Jean Paul Sartre. Althusser, Lukács, a bússola intelectual brasileira girou de Paris para Nova York, onde despontavam duas poderosas correntes de modas culturais; a Nova Esquerda e a Nova Era, New Left e New Age. Desde a década de 60 o Brasil foi-se tornando cada vez mais dependente dos EUA em matéria de ideias. E aí somaram-se várias circunstâncias nefastas, para produzir o quadro presente da nossa miséria cultural.
Primeira: A transferência da nossa matriz cerebral para Nova York deu-se justamente no momento em que os EUA entravam num declínio intelectual alarmante.
Nosso tempo, sem dúvida... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... O que é sagrado não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado.
Cuidado com quem te copia, te espelha e admira; daí surgirão a inveja, a obsessão, a raiva e a ira, causando o enlouquecimento daquele que tanto admira.