Cooperação
Conquistemo a nota máxima no Índice de
Desempenho Familiar, porque assim a sociedade aprovará a qualidade da educação dos pais, onde os compromissos são confiáveis, os valores pessoais são honrados e levados a todos com real satisfação de gentileza, solidariedade e cooperação recíprocas.
Nem sempre você terá a oportunidade de ajudar quem te ajudou. No entanto, não esqueça os seus nomes.
Juntos somos capazes de construir uma sociedade onde reine o amor, a partilha, a humildade e a cooperação
"Jogue bola com pessoas tristes e ruins e você será visto como um derrotado. Jogue bola com pessoas felizes e competentes e você levantará um troféu com elas".
Fortalecer boas relações faz bons abrigos, por isso evite erguer barreiras entre as pessoas, procure construir pontes, não destrua os elos. A sabedoria de fechar a boca para abrir um sorriso, às vezes é o mais prudente a se fazer quando não se quer medir as consequências. O silêncio das boas intenções gera empatias e gentilezas, e cada vez mais despertam a solidariedade, não se precipite nas dúvidas deixe que suas atitudes se expressem por você, se limite a ser fonte de carinho e permita que o seu melhor seja o mínimo a ser feito. Abraçar é uma das diversas linguagens dos afetos, é quando olhamos o outro e compreendemos suas dores e angústias, aflições e inquietudes e reconhecemos o valor dos instantes de soma, que jamais podemos desperdiçar. Doar-se sem a menor pretensão de promover alardes ou chamar atenção, é procurar os simples caminhos para atender as necessidades de quem precisa, seja em qual medida for, em qual tempo aconteça ou em qual distância exista, sem se importar com aplausos, pois antes de tudo, se trata de um gesto de humildade que compartilha o bem. Espalhe o que causa inspiração e contagia corações e mentes a ultrapassar a linha das indiferenças, tenha a sensibilidade sincera para enxergar o reflexo do que somos quando o outro nos mostrar o que fizemos, não seja somente um pedaço qualquer de vida que se arrasta dentro de prepotências que nada significam, seja transformação que se reflete na maior ou menor necessidade do outro sem precisar de holofotes para abraçar, acalentar, estar, viver, permitir, conceder... Enfim, é preciso compreender, definitivamente, que receber é muito diferente acolher. Quando recebo o outro entendo a sua realidade, porém quando o acolho passo a viver junto essa realidade.
John Pablo de La Mancha