Conversa
Em um diálogo conjugal nunca use a conversa para criticar ou condenar, senão para informar ou construir a vida de seu cônjuge.
Numa conversa sobre atitudes certas e erradas, basta uma palavra depreciativa de um dos seus simpatizantes para jogar fora horas sobre o entendimento.
Dez por cento da conversa masculina imaginária, reprimida pelo silêncio e por emoções negativas, poderia ser extinta por uma conversa amigável com a esposa.
Amigas sinceras e verdadeiras falam de tudo e se encontrarem um desajuste na conversa, elas procuram entender qual a peça que está faltando para fixar a mola da felicidade, onde elas pulam sem julgamentos, acusações ou maledicências.
Fácil reconhecer os bajuladores de púlpito ou de microfone: marque uma conversa oportuna para tomar um café pessoal para lhes trazer a verdade e a solidariedade pessoais.
Berlim
Essa semana tive uma conversa muito interessante com minha irmã, uma conversa muito afetiva sabe? Eu e minhas irmãs nunca tivemos isso de falar sobre seus sentimentos e expressar o que sentimos sobre determinada situação, talvez tenha sido por isso que a maioria de nós encontra 'família' em pessoas que não são do seu sangue. Comigo foi algo parecido. Quando criança, nunca fui ensinado pelos meus pais a falar como eu me senti, pelo contrário, qualquer demonstração de sentimento era tida como algo de 'bicha'. Então, sempre foi algo muito reprimido. A partir daí, eu comecei a buscar esse acolhimento de 'família' em amigos, em pessoas que não me reprimiam. Encontrei amigos que são bem parecidos comigo e nos tornamos família. Brigamos e nos acertamos novamente. Desde então, considero que me tornei uma pessoa com muita maturidade e muito afetiva (agradeço aos meus amigos que nunca me trataram de outra forma). Sendo assim, decidi quebrar esse ciclo da minha família. Confesso que está em processo ainda. Acredito que meus irmãos, assim como eu, tenham feridas tão profundas e que com o tempo tornou-se uma simbiose com eu deles e seus traumas. Sempre que posso, chamo eles para minha casa, convido para fazer alguma coisa, e tento ao máximo ser uma pessoa afetiva (dentro dos parâmetros que consigo). Alguns de nós demonstram a afetividade das formas mais subjetivas possíveis, pode ser através de gestos, presentes, palavras e algo muito subjetivo de cada indivíduo. Ontem, eu e minha irmã tivemos uma conversa. Ela disse para mim que quando ela resolver a vida dela, eu poderia ir morar com ela em outra cidade. Também disse que ela sempre estará ali para mim. Saber disso me trouxe uma certa paz de espírito. Eu consegui fazer com que ela se abrisse para mim, isso foi tão gratificante. Respondi a ela que o sentimento era mútuo e que ela também sempre poderia contar comigo, que eu achava muito importante a gente se apoiar, já que não recebemos isso de nossos pais (não é uma crítica à minha mãe, que fez o seu melhor para nos criar enquanto mãe solteira. Hoje, mais velho, entendo que ela só poderia passar para a gente o que foi ensinado a ela, como ela poderia ensinar algo que nunca foi dado a ela?). Sinto que eu e meus irmãos estamos chegando em algum lugar dentro da afetividade, estamos nos buscando mais, e isso me deixa muito feliz.
Amor é uma experiência grande demais para se reduzir a apenas uma modalidade. Há muitas formas de amar e nenhuma delas é exatamente fácil, uma vez que nenhuma delas nos livra da solidão. Ana Suy
Vamos conversar?
Mas poeta não conversa
se encanta de repente
Poeta não joga conversa
fora, rumina essências
Nunca desconversa
inaugura o verso e o fogo
Na Fazenda Espinilho
Naquela estância tão linda
Uma reunião amistosa
Numa conversa gostosa
Filhos Netos e Dinda
Lá fora a chuva caia
Muito frio também lá estava
A lareira que muito esquentava
O calor humano prevalecia
Relembramos do patriarca
No coração deixou sua marca Ensinamentos com maestria
Uma grande irmandade
Já estou sentindo saudade
Dessa linda e Grande Família.
Missias/Junho 22
*
A solidão possui algumas
"vantagens"
você conversa muito contigo,
torna-se amigo
de si próprio e ainda escreve várias reflexões.
É pouco ou quer mais⁉️😅
***
<<<Francisca Lucas>>>
🚌
Se tem uma coisa que eu odeio é estar numa condução pública escutando a conversa alheia e, de repente, ter que descer sem saber o final da história. Passo uns dois dias, ou mais, tentando descobrir o que foi que aconteceu depois. Grrr.
Sabe aquela velha máxima "onde se come um come dez"? É mentira pura. É conversa fiada, é historiazinha pra o boi dormir e a vaca parir.
É inútil prolongar a conversa.
Enquanto você jaz ao som da tirania
É inútil prolongar a conversa.
Enquanto você samba na maionese.
E não entra no ritmo do batuque.
Pra variar...
É inútil prolongar
Porque também jazo
Diante de tua incognita submissão
A interpretação de uma conversa muda totalmente quando se trata de duas pessoas que estão desentendidas.
Numa conversa, apenas por dois motivos nós perguntamos como está a vida da outra pessoa: quando estamos triste e quando não falamos com ela há tempos.
cuidar da vida dos outros
conversa alheia
entrar onde não foi convidado
esquecer de pagar boleto
perder a hora
perder o ônibus
chegar na vida
uma hora depois
e não poder entrar,
como seria o mundo
se os poetas não existissem?
Metapoesia
A conversa na Via Láctea
entre a Lua, o Sol,
as estrelas e o tempo
pode ser entendida
como poesia para quem
sabe interpretar,
A poesia que é capaz
de falar sobre poesia
é metapoesia a se explicar.
Sorvete de Guabiroba
Um sorvete de Guabiroba
para refrescar o paladar,
conversa carinhosa para alegrar,
ter você para acarinhar,
Não existe coisa melhor
para sonhar e na vida para amar.
O silêncio diante de uma pessoa
sem tato e que sempre te causa um dano quando conversa contigo é uma
das maiores fortalezas do mundo.
O seu tom de paixão
na conversa mexeu
com o meu coração,
A poesia da estrada
será por nós escrita,
O meu consciente
e o inconsciente estão
na palma da tua mão.