Contos de Cora Coralina

Cerca de 725 frases e pensamentos: Contos de Cora Coralina

⁠O Guardião


Na porta do tempo, todos os dias têm um Soldado que guarda a entrada do Dia e puxa os lençóis da Noite.
Tudo na hora certa, matematicamente de uma precisão exata. Cansado dos anos, das horas de sentinela, o Soldado reclamou ao Crepúsculo da sua solidão.
Queria companhia, o isolamento ecoava cores de espectros. O Crepúsculo argumentou ao Soldado:
– Mas você não está sozinho, tem o Dia, o Sol, as Nuvens, avista as tempestades ao longe. No demais, nunca vai saber com que roupa o Dia vai sair e ainda tem a Noite, que chega elegante, às vezes chora, é dramática, tem broche no peito adornado de brilhantes.
O Soldado reclamou:
– Mas o Dia é desorganizado e bagunçado, às vezes, se veste com manga ou sem manga, simplesmente navega e acontece.
– Mas que prefere – perguntou o Crepúsculo?
– Uma associação, um afeto, disse o Soldado.
O Crepúsculo conversou com o Dia e a Noite, e no consenso, emprestaram uma Estrela no peito do Soldado guardião.
– Mas você, que foi ostentoso e observador, vamos enfeitar seu isolamento com uma Estrela que adornará sua ombreira.
O Dia, o grande negociador, bateu o martelo.
Ficou o Soldado feliz, agora não ficaria só com a Noite, que o fazia conversar permanentemente com a sua solidão; tinha Estrela para apaziguar seu imperativo.
Ficou deslumbrado com sua elegância, aparecia sempre elegante, de pouca conversa, não discordava, somente piscava, deixava passar. Estrela dormia muito durante o dia. Conversava incessantemente com a Lua, amiga íntima.
O Soldado, cada vez mais apaixonado, se esquecera do combinado. Passou a decretar mesa posta na hora perfeita, jantares perfumados e fumegantes para saciar seu desejo.
Estrela se queixou dos afazeres para a Constelação.
O Dia, enamorado de longa data por Estrela viu a batalha anunciada. O Corpo Astral deliberou sobre a palavra “emprestar” e se concluiu que era ceder.
Na disputa, os aspectos, os Ares advogados, concluíram que ceder podia ser renunciar ou abdicar.
E virou guerra, o Soldado armado, o Dia almejando vingança.
Na ocasião do duelo Estrela partiu, a oportunidade marchou com apetite de retaliação.
O Dia estava com fome
comeu toda a Noite
mas sobrou a Lua
que ao correr do Dia
foi devorada
A Noite queria se vingar
comeu todo o Dia
fez a Escuridão aparecer
Combateram.
No mais restaram poucos amigos, cada um no seu tempo ajuizado. Do Soldado sobrou um apagão sentimental e uma sina, uma Estrela Rutilada decorando lembranças em seu uniforme para sempre, dos tempos largados em ação.


Livro Pó de Anjo
Autora: Rosana Fleury

Inserida por RosanaFleury

⁠Miseráveis
E a vida passa lenta como uma procissão lagarteando à margem da vida, cheia de mulheres adornadas de preto vestidas de morte, viúvas da felicidade .
Agarradas ao terço como se fossem lembranças perdidas, murmurando frases inaudíveis, confusas numa convocação de um encontro logrado no tempo de amar.
Choram as dezenas de anos como mistérios não revelados perfurados pelo tempo.
Todos os dias são Quarta-Feira de Trevas perseguidas por homens encapuzados, carregando “seu Cristo” ferido no andor intermitente a vida inteira.
Não olham para as calçadas da existência, são o extermínio querendo chegar de costas e surpreender a infelicidade.
Algumas nunca saem da procissão, do cortejo escuro atrás de sentimentos que somente sangram.
Adoradoras do infortúnio e da miséria.
Choram sangue e caminham com a indigência, desconhecem “O Deus da Felicidade e da Fortuna”.
Não rezam, lamentam.
Jamais convocam, murmuram frases.
Não confiam, esperam acontecer.
Sempre com receio; em atrição. Deslembradas da contrição.

Inserida por RosanaFleury

⁠Nem doce,nem amargo


Na cozinha, as notícias chegavam mais depressa ao fogo ameno. As criadas afagavam, pajeavam uma geração e fraseavam o inominável. Lembro-me de suas mãos quentes alisando minhas meias e eu sonolenta, bagunçando os cabelos em cachos nas almofadas do sofá da sala de minha avó. Elas me sacudiam e diziam:
– Se não ficar inteira para a missa, não tem doce de cidra nem novela
à noite.
As missas eram sonolentas e as pessoas vestidas do “primeiro dia da semana” se espreguiçavam em minha mente até ao almoço.
Era um dia morno, não havia novelas e a circunferência dos doces era vigiada e eu me frustrava com a falta das babás.
Verdadeiramente, não precisava delas, mas elas me bendiziam de suas falas e eu, como elas queria decifrar esse desejo.
E elas sabiam das promessas, do artifício, da magia de como chegar ao altar.
E sabiam muito mais, do veneno, da nudez debaixo dos lençóis bordados com capricho em ponto cheio.
Ninguém conversava sobre “isso” e, quando perguntava, tinha resposta certa:
– Já é hora de você dormir!
Na minha imaginação nada repousava, ficava na fantasia, esta geografia indecifrável e a língua solta de minha bisavó.
– Minha filha o “it” fica debaixo das saias.
Eu levantava as minhas, debaixo as anáguas e barbatanas e achava tudo tão incrédulo.
Acordava, e a novidade do dia: não entendia como, mas a vizinha havia “pulado a cerca”. Havia um falatório metafórico na cozinha não percebia onde estava o “cerco” onde só existiam muretas.
O “it”, o charme, o magnetismo, o encanto pessoal ainda são um mistério que abrocha do ser repentinamente.
Ferver, pular, ainda pode ser afetuoso e cítrico como doce de cidra. E o descrente ainda perdura nos amores alambrados.


Livro: Pó de Anjo
Autora: Rosana Fleury

Inserida por RosanaFleury

⁠Eu sempre pulei na frente das flechas para salvar as pessoas, mas no meio daquele caos ele me empurrou para suas costas e manteve o olha fixo na tormenta que se aproximava. Pela primeira vez alguém quis me proteger, pela primeira vez alguém ficou em um momento que todos fugiriam, pela primeira vez eu me apaixonei. Em meio a todas as ameaças e distúrbios eu só ouvia o som de sua voz, cantando hinos de vitória. Ele disse que tudo ia ficar bem e mesmo no meio da tempestade seus pés não saíram do lugar. Eu que sempre pulava na frente do perigo enquanto todos me abandonavam, mas naquele momento eu o vi ancorado pela sua inabalável determinação. Desde aquele dia nos tornamos porto e farol um do outro. Para ele uma forte amizade, para mim um intenso amor, para nós uma irmandade. Muitos achariam doloroso ter um amor não correspondido, para mim, a verdadeira dor é não ter amor algum. Nós amamos da maneira que podemos. Ele me ama como um irmão e eu como um devoto fiel. Podemos nos amar de formas diferentes, mas ainda sim é amor e eu seguirei essa luz até onde seus pés nos levarem. Até quando? Não sei! Sou um arauto do amanhã e ele um herdeiro da esperança, não seguimos caminhos diferentes em nenhum futuro que eu conheça.

(Diario do arauto do amanhã: I fragmento)

Inserida por jucsom

"Há uma ponte meio quebrada e muito velha sobre o rio que se avista da minha janela e foi dali que joguei uma pequena pedra sobre as águas. Formou-se um círculo seguido de outro maior e muitos outros sendo que o último atingiu a margem oposta. Agora sei que o meu gesto pode alcançar distâncias muito maiores do que a minha força".

Inserida por Doria

❝ ... que nada possa nos roubar a emoção de um sorriso sincero e que nenhum mal alcance o nosso coração ... que se houverem obstáculos e provações ... que estes sejam superados e vencidos com determinação e perseverança ... para que os nossos sonhos se tornem realizações ... Acredite e confie .. a fé lhe fará forte diante de qualquer adversidade ...❞

❝... para esta noite que chega ... harmonia ... paz e muita serenidade ... gratidão infinda no coração pela benção desta nova semana ... que possamos descansar na certeza de que Deus nos prepara cada dia com todo carinho ... fortalecidos na fé e na esperança ... que sejam dias de muitas realizações ! ❞

Eu peço a Deus que todos os cristãos professos destes dias possam aplicar estas coisas aos seus corações. Que nós nunca esqueçamos que os privilégios sozinhos, não podem nos salvar. Luz e conhecimento, pregações fiéis, meios abundantes de graça e a companhia de pessoas santas são todos grandes bênçãos e vantagens. Felizes aqueles que os tem! Mas no final de tudo, há uma coisa sem a qual privilégios são inúteis: a graça do Espírito Santo. A esposa de Ló teve muitos privilégios; mas não teve a graça de Deus em seu coração.

Olhe 👀 para frente ,descubra novos caminhos, confie🙌 em você! Estabeleça suas metas e ouça👂 seu coração❤. Junte muitos amigos! Seja sempre gentil, desfrute bons momentos. Supere seus limites, mantenha-se sempre em forma💪. Viva com intensidade. Contemple o mundo e ame muito mais! Seja sempre feliz!! Bom dia!!!🙌🙏❤🍀🌷😘

Eu não entendo. Eu só falei que amava e acreditem, era um amor tão grande que dava pra encher o coração, a casa, o mundo, a alma e cabia até nas mãos de Deus e, no entanto, eu fui escorraçado por isto. Mas, pensando bem, acho que era maior do que eu imaginava, grande demais pra caber na vida dela e se não foi a grandeza dele que a assustou, foi ela que não entendeu nada mesmo!

Inserida por PAULODELRIBEIRO

Para aprender atrair o que realmente te traz sentido, é preciso organizar tempo, discernimento, coragem e mãos as obras.... Colocar a mão na massa com paixão, emoção e uma boa dose de organização é a chave para abrir a porta das oportunidades, uma a uma, passo a passo você estará subindo os degraus para a realização de tudo que propor a Ter, Ser e Estar.

Inserida por patriciafleury123

Popularmente estamos regido pelo...Amor, Vida, Homem, Amigos, Mundo, Bem, Tempo, Deus, Verdade, Coração, Mulher, Felicidade, Amizade, Alma, Mal, Medo, Hoje, Poder, Liberdade, Palavras, Trabalho, Dinheiro, Força, Natureza, Razão, Caminho, Dor, Fim, Espírito, Falar, Pais, Música, Sucesso, Futuro, Aniversário e Vontade.

Inserida por mestrearievlis

Como pode alguém ser tão lindo diante dos meus olhos sem ter tanta beleza física assim? Pra meu coração, ele é o mais belo dessa roda de garotos que frequenta.Nenhum outro consegue tirar minha atenção como ele consegue.Eu simplesmente me prendi nesse seu jeito,nesse seu ar de travesso,mesmo sendo comportado.Foi um tanto instantâneo,ele simplesmente me conquistou com seu sorriso,sua fala empolgante,fui querendo do nada o que agora já se transformou no meu tudo de uma maneira que nem eu imaginava. Sabe o seu sorriso? É a luz que guia meus dias.Suas mãos me seguram,suas palavras me apóiam,seu amor me renovou,esse amor que sinto por ele nada pode superar.Acredito que mesmo que nossos olhares não tivessem se cruzado naquele momento,mesmo que nossa conversa não tivesse fluido como fluiu,eu acabaria por encontra-lo em algum canto do mundo o destino nos apresentaria de qualquer jeito e eu me encantaria por ele quantas vezes fosse necessárias !

Inserida por Overdose99

O amor é uma arte e nossos sentimentos é a tinta, vivemos num mundo sem cor, todos nós temos um coração obscuro esperando por alguém que preencha ele com um lindo arco íris, vivemos numa sociedade da qual o amor nem se quer tem tais cores, muitos tem o coração escuro sem cor ou sem vida, par uns arte é vandalismo pra outros é esperança de uma vida alegre e com cores, precisamos de cores pra da vida a tudo ao nosso redor, e com isso vou preenchendo o seu coração com a minha simples arte e pintando ele com os meus sentimentos, sei que ao seu lado serei feliz pois você é a minha arte é a minha vida é quem eu mais preciso nesse mundo sem cores.

Inserida por LotusNegra

Caímos no abismo, se segure. Será que não nascemos um para o outro? Então qual é o motivo desse coração sangrando a cada dia distante de ti? Nada foi real? Foi um sonho? Por que sangra tanto? Você perdeu a memória, moço? Pare de tentar me colocar para baixo. Eu ainda me amo e esse amor próprio me reergue a cada empurrão que você me dá. Te odeio da mesma maneira que você me odeia. Te amo da mesma forma que você me ama. Temos a mesma bipolaridade, querido. Não se esforce tanto e nem vá para tão longe. Olhe você caindo... Caindo do penhasco. Você precisa de ajuda? Não te ouço mais. Mesmo você falando tanta merda, você continua lindo para mim. Somos almas gêmeas? Somos perfeitos um para o outro? Seremos nós até o fim, ou o fim chegou? Oro a Deus por todas essas perguntas internas. Oro por nós. Não estamos amaldiçoados, mas algo deu muito errado nessa história. Creio que um milagre pode acontecer. Afinal, milagres acontecem todos os dias.

Inserida por nandaribeiro90

É imensa a distância que nos separa, apesar de todos os obstáculos que se estendem entre nossos corações, sei que você está ao meu lado em todos os momentos, em todas as horas. Quando a solidão me invade e toda a tristeza de um sonho não tem fim, umas recordações começam dentro de minha mente, as lembranças retornam, com aquele mesmo amor, que vivia em cada beijo que trocava mos, em cada abraço que se revelava em cada palavra de ternura. No momento angustioso do Adeus, palavras de esperança foram ouvidas pelo meu coração - Não me esqueça!

Inserida por Gernelle

Viva o brasileiro,a sua cor,a sua crença,a sua luta,o seu vigor,o seu sorriso,a sua vida que é sofrida.Perseverança e insistência para sobreviver,com sua força o seu valor vive a vida esquece a dor.A sua fauna,a sua flora,riqueza de cor,esbanja amor.Guerreiro que faz,belezas naturais,foi difícil viver,mais ele morre em paz.

Inserida por cristovao

Queria poder ter o controle de muitas coisas em mim. Queria poder cuidar um pouco melhor do meu coração. Sou muito sentimental, e eu tenho noção do quanto isso me prejudica, me faz mau e machuca meu coração, tudo que sinto e ao extremo. Se gosto, gosto muito, se não gosto sinto muito. As pessoas que amo tornam-se necessárias pra mim e quanto mais me afasto delas, mas meu coração dói. Tenho sempre a impressão que amo muito e não sou amada, e isso me sufoca. Porque queria tê-las por perto sempre, falar todos os dias e saber como elas estão, poder tocar no rosto e pegar na mão, sentir junto do meu coração, uma necessidade que tenho. As vezes sou bruta eu sei, outras vezes pareço uma criança que necessita somente de um abraço, um aconchego. Falam tanto de amor para mim, mais e diferente, pois o amor que eu conheço não é assim, quem ama quer estar perto, quer estar junto. Queria poder fazer com que o amor que recebo, fosse um amor sem distancia, um amor simples, mas sem fim...

Inserida por LeninhaScJ

As vezes o único som audível é o das batidas do meu coração, meu pobre, desorientado e enganado coração. Que não escuta nada da minha razão, e sente as coisas por iniciativa própria, sem nem mesmo eu ter dado permissão. Age por si mesmo quando tudo o que não deveria fazer era sentir, sofrer e se destruir aos poucos.

Inserida por adrianasn

"Você acha que eu tenho um coração e que eu me importo com as pessoas.Mas eu nao tenho um coração e nao me importo com ninguem. Por que acha que me importaria com voce Grace? anjos são incapaz de possuir qualquer sentimento que possa machucá-los e amor é um deles. Amor é o sentimento mais fatal."

Inserida por MelanieKwol