Constituição
O pilar de nossa Constituição é: Igualdade de direito para todos!
A Justiça não pode ser injusta por aceitar defender o direito de
Quem pensando, que por ser diferente merece mais do que outros
Obrigar alguém a se calar por força da lei é ditatória da razão, por
Que ninguém pode ser proibido de pensar ou de sentir e de expressar a sua opinião, porque quem quer calar a boca dos outros, é porque tem a certeza de que não tem razão.
A Constituição não é apenas um documento; é a voz silenciosa da nossa nação, garantindo que a justiça prevaleça em todas as esferas da vida pública e privada
De certo na constituição é do voto único por pessoa
mas poderia ser de sim e não ao poder vigente
Para uma nova concorrência sem esse poder,
se for caso,
Para um segundo turno somente entre os outros partidos.
O Brasil ainda está longe de cumprir integralmente o artigo 5ª da Constituição Federal; por enquanto impera em nosso país a desigualdade em todos os pontos: saúde, educação, justiça – principalmente no processo eleitoral.
A classe dominante era constituída pelos senhores: a Constituição outorgada de 1824 denominava-os de "altos e poderosos". E eles eram assim altos e poderosos, senhores de terras e de escravos e de servos. A medida da riqueza estava no número de escravos e na extensão de terras possuídas"
A REPÚBLICA, pág. 14
Pela Constituição de 1824, os escravos não eram considerados brasileiros nem cidadãos; adiante, passaram a ser considerados brasileiros, quando aqui nascidos, mas nunca cidadãos. Nos amplos latifúndios, dispersava-se a classe dos servos, submetidos às condições feudais. Condições feudais que certa faixa da historiografia brasileira nega tenham existido aqui
A REPÚBLICA, pág. 14
Uma Constituição democraticamente elaborada através dos representantes legais de um povo, qual seja, os Congressistas, é a certeza de que suas leis representam os anseios de uma nação e não de um grupo, ala política ou linha ideológica.
Cumprir a Constituição é respeitar a vontade de um povo, de uma nação. Descumpri-la é atentar contra a nação!
Temos nossa constituição, a qual compreende nossos princípios, nossa linguagem própria, e nossas cláusulas petreas.
.
Eu já te conhecia sem te conhecer, pois habita minhas aspirações.
.
O Rorscharch em mim saúda o rorscharch em você.
.
E que os infindáveis verbos nunca sejam o suficiente para tecer os textos que dignificam o que sinto por ti.
"Se jurei defender minha Constituição para então ter acesso ao livre exercício de minha profissão, pela qual amealhei a dignidade de lutar por mim, minha família e por todos que pude de algum modo servir.
Como poderia claudicar de minha fé e conspurcar o propósito de uma vida, tão só pelo receio do julgamento de uma pequena e ruidosa grei insensível aos reclamos de uma efetiva, adequada e razoável Distributividade e Justiça Social em meu país?
Um homem não morre somente quando não mais respira, mas também quando deixa calar dentro de si os propósitos e ideais que alimentam sua alma e coração."
A justiça é o direito correto das coisas.
Os conflitos buscam seus direitos, a constituição é a essência da justiça, no entanto, quando o direito tentar defender a injustiça, a justiça deve ser radical na defesa de seus princípios e de sua proposta original de ação.
NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
A lei, reza a constituição, é igual para todo cidadão. Utopia platônica, como a ideia de democracia que nunca foi praticada de fato, com igualdade de direito do povo para o povo.
Onde uma minoria eleita pela maioria governa e goza de privilégios especiais. Isso nos faz lembrar a fábula dos leões e as lebres.
Seguindo o princípio elementar democrático, dos ditos direitos iguais para todos, em uma reunião, as pobres lebres que representam o povo no estado democrático, questionam o fato de serem deixadas para trás, na divisão da comida e citam a leia que lhes conferem igualdades.
Os leões, enfurecidos as repreendem dizendo: "Cadê as suas garras?"
Uma democracia ampla implica em respeito e sujeição à constituição federal, com sensibilidade às necessidades prioritárias da população, que consiste no direito amplo e irrestrito de ir e vir, pensar e se expressar.
Manchando as cores da bandeira nacional e corroendo as páginas da nossa Constituição, reina impoluto um dos piores cânceres brasileiros: a imunidade parlamentar.