Conselhos para Pais e Filhos
Chego a chorar quando meus filhos começam a caminhar,
e dizem Pai eu sei andar sozinho, não precisa segurar minha mão.
Chego a chorar quando lembro que vocês nunca mais voltaram a dizer, PAPAI me ajuda eu não consigo, é muito difícil.
Chego a chorar quando meus meninos viram homens e se vão, em busca de uma direção.
Imagina que lindo, nosso filho
Domando e gritando pros bichos
Amando e falando sorrindo:
“Pai e Mãe, eu os Amo de Coração!"
Pais e Filhos!
Nunca coloques a culpa e nem julgues Deus por teus atos errados,
Ou quando algo desejado não fluiu a altura de sua vontades como o planejado
Nesse exato momento em que tudo parece não dar certo,acredite,é porque Deus está corrigindo seus atos impensados,suas falhas
Deus está ocupado concertando um erro seu,seja ele intencional ou não
saibas que os pais sempre tem um tempinho de concertar os nossos erros
Cabe a nós aprender com os erros e não falhar diante de uma dificuldade.
__Eliani borges.
O Pai sempre espera ansioso pelo filho pródigo,mas não tem prazer em vê-lo desejando as bolotas dos porcos!
Pai
Pai é anjo
a serviço do céu
na vida dos filhos,
sem direito a descanso
na missão;
luta, noite e dia,
orando, provendo, protegendo,
depois fica de plantão
incentivando, socorrendo
carências,
amando, perdoando;
na correria,
vai aonde você não vai,
substitui ausências,
deixa na sombra do exemplo
a saudade do pai.
A melhor herança familiar
Os pais gostam de deixar alguma herança para seus filhos. Geralmente a herança é financeira. Temos porém outras, muito preciosas que enriquecem as pessoas no seu humanismo, herança de valores. Vejamos algumas heranças humanitárias que enriquecem o ser:
1. O sentimento de amor pela vida dos seres humanos. Vivemos para ajudar outros a viver. O respeito pela vida e dignidade da pessoa humana é a melhor herança que podemos deixar. Sentir satisfação pelo bem dos outros é a suprema emoção. O propósito de não prejudicar e fazer aos outros o que queremos que nos façam, é amor pela vida do outro. Tais sentimentos nos enchem de simpatia e consideração pelo próximo e nos cumulam de paz interior. Atos de altruísmo, de voluntariado e de gratuidade são valores de alto quilate. Quem se preocupa menos consigo, sofre menos. É a herança do amor fraterno.
2. A consciência de viver o que foi ensinado. Praticar os mandamentos, interiorizar e viver os princípios éticos, dar testemunho de vida é uma herança inestimável. Que possam dizer de nós: era uma pessoa que fazia o que dizia, passou fazendo o bem. Uma vida pautada pela coerência e transparência é cativante e irradiante. O mundo aprecia mais as testemunhas que os mestres. Os gestos falam mais que palavras. Em nossos filhos fica marcado o jeito de viver de seus pais. Eis a herança do bom exemplo.
3. Não repetir os erros cometidos. Aprender com os erros, não repeti-los, não justificá-los, não mistificá-los, é uma sabedoria que nos faz amadurecer. Crer que podemos ser melhores e ir além de nossos limites, é manifestar a esperança que nos habita. Enfim isso tudo significa humildade. Nossos erros podem ser nossa escola, nosso pedagogo, nossa chance de melhorar e de mudar. A coragem de assumir os erros e corrigir-nos nos eleva e dignifica. É a herança da sabedoria.
4. A capacidade de escolher novos rumos. É belo saber recomeçar, não desistir, procurar soluções, corrigir rotas. Para quem não tem rumo todos os caminhos são errados. Ter ideais, metas e objetivos é ser pessoa motivada. Os motivados fazem mais que os inteligentes. Refazer e reorganizar a vida, os rumos, os horizontes é próprio de quem tem razões para viver, e sabe dar sentido e significado para a vida. Vencemos os sentimentos de inutilidade, de vazio existencial, de conformismo e nos equipamos com a “vontade de sentido”, transformando tragédias em triunfos, espadas em arados, lixo em luxo. É a herança da esperança e do otimismo.
5. Ter interioridade. Significa ter bondade de coração, retidão de consciência, escala de valores, capacidade de renuncia, apreciação pelo bem estar dos outros. Sucesso é passar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo, isso também é interioridade. Silêncio, meditação, opção de vida, oração e ação, manifestam a interioridade das pessoas. São capazes de passar por injurias e humilhações sem perder a serenidade. Encontram sentido para o sofrimento. Quanto mais trituradas mais doçura emitem. É a herança dos valores.
6. O respeito pelo indispensável: pão, saúde, trabalho. Eis o zelo pela justiça, pelas condições básicas de vida, pela dignidade humana, são os pilares da paz. Lutar pelo bem comum, pela solidariedade onde justiça e liberdade, verdade e amor se abraçam, é crer na construção da sociedade justa e fraterna. Altruísmo, voluntariado e gratuidade são as melhores heranças que os pais deixam para seus filhos e para a nova sociedade.
Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Londrina
Um Pai que deu seu único Filho pra ser sacrificado no lugar daqueles que Ele amava e o Filho que obedeceu seu Pai se entregando sem resistência numa cruz, pelo fato de sentir o mesmo amor por aqueles que o Pai amava é a maior e melhor história de amor que eu já foi contada.
Eles & Eu
Não tinha assistido Gonzaga – De Pai pra Filho.
Assisti hoje e achei esplendido!
Primeiro porque realmente é comovente. Segundo porque tenho certeza que não fui à única que se identificou com o papel de Pai e Filho (a). Terceiro pelas raízes.
O terceiro motivo mexeu muito. Remeteu-me ao passado e no meu relacionamento de Avô e Neta.
Como adorava sentar com meu Avohai na sala da casa dele, ele pegar o toca fitas igualzinho o que aparece no filme e colocar uma fita K7 e a gente ouvir juntos.
Concentrava-me naquelas letras tristes, mas carregadas de esperança. A letra da música Triste Partida sempre me fazia chorar.
Hoje vendo o filme foi muito legal ver a história mesmo, de onde saiu algumas canções como Respeita Januário, sempre achei engraçada essa.
Estou aqui pensando com minhas recordações, como dentro de tamanha simplicidade meu avô me educou a ter um bom ouvido para as letras interessantes. Tá aí a minha chatice para letra com conteúdo.
Acho que essa experiência me ensinou que a música é além de um embalo, é VIDA! É significado, pra alegrias e tristezas... E ninguém melhor que o Rei do Baião, que nos soube passar tão bem isso tudo com tamanha delicadeza.
Hoje está fazendo 25 anos que ele se foi, deixando um grande legado a música nordestina, músicas essas que embalam multidões e grupos de forró até nossa atual geração e serão eternizadas sem dúvidas!
Quanto ao meu Avohai, ando pensando nele demais nos últimos tempos, sonhei com ele esta semana, e hoje novamente me remeti a ele... E creio que esse é o significado da morte, do ciclo que se finda. Lembranças tão gostosa, lembro-me do sorriso dele, o orgulho de me ter ao lado apreciando, do hálito dele, do clic do botão pra iniciar, o clic pra virar a fita K7 e o clic que finalizava, até o próximo momento.
Sei que sou a neta privilegiada de ter vivido isso com ele, e me orgulho muito desse imenso e intenso AMOR!
Saudades eternas do Meu avô e pai!
Memórias eternas do grande Luís Gonzaga!
02/08/2014 – Juliana Fernandes.
Pais sejam exemplos, pois deles resultaram as melhores fases da vida de seus filhos...
E filhos deem valor aos seus pais, pois eles veem em você o significado de todo o seu amor.
Hoje dia dos Pais!
Que estejam seus filhos presentes
Um alô dos filhos ausentes
Uma oração aos pais, no céu, reluzentes
Que a ternura esteja constante
Que o AMOR reine a todo instante
Que recebam dos filhos o abraço
Que Deus abençoe vossos passos!!!
mel - ((*_*))
Ser pai é acompanhar o filho ou filha desde a data de sua concepção, dando-lhe amor, paz, compreensão, mostrando-lhe o caminho certo a seguir, e, nas horas difíceis, estender-lhe as mãos, resgatando-o de todos os perigos, conduzindo-o novamente ao bom caminho. Abraços paternais.
Pais que preferem presenciar a dor e o sofrimento de seus filhos em virtude do achismo de terceiros não merecem ser tidos como pais, tampouco o amor de seus descendentes. Pessoas nascem para fazer o que a elas foi destinado, para cumprirem seus papéis, tendo suas personalidades individuais distintas, enquanto viverem e não para serem aquelas que as outras desejam.