Conselhos para Pais e Filhos
Encomenda
Como é boa a sensação
De ouvir o teu coração
Tumtum, tumtum
Bate bate
Bem depressa
Há uma vida aí
Não é meu, nem seu
É nosso
Nove meses, apenas
Eternos nove meses
Nossa ansiedade te espera
Amor em expresso
Nossa prole
Está a caminho
Cheia de carinho
A felicidade está intimamente ligada ao número de pessoas que fazemos felizes, então, seja a pessoa que você gostaria de ter ao seu lado.
Amor puro é aquele sentimento que brota lá de dentro,aquele que nós impregnou o ontem,hoje e certamente o amanhã.
Amor verdadeiro é aquele que já não se pode mais tocar,ver ou cheirar,mas que ainda resiste ao tempo,embora só reste as cinzas na terra.
Reconhecer...
Metade da vida passou,
E como descobridores deste plano astral,
Somos sempre abençoados por encontrar,
Encontramos verdades e motivos,
Para decifrar as idas e vindas da vida,
Para entendermos o porque desse momento,
Chegamos aqui por planos e objetivos de outrem,
Estes geralmente não saem de acordo com o projeto,
Deixando seus arquitetos frustados pelo problema,
A falência do plano leva seu criador ao chão,
São derrotas por falta de experiência,
Ou por dar créditos a incapazes,
Hoje entendo todos os seus esforços,
Volto ao meu passado com lembranças,
Enxergo com nitidez seu apreço,
TODOS os sábados na minha porta,
Sempre pela manhã e com saudades,
Para da minha vida participar,
E ensinamentos com afeto me passar,
Nunca preocupando com comentários externos,
Você sempre seguiu seu coração,
E o meu bem estar sempre desejou,
Te amo, Pai.
Quando nada resta a não ser chorar a perda, ainda podemos plantar uma árvore, escrever um livro e cantar o amor. Nossos filhos honrarão as nossas vidas.
A mesa desempenha um papel central dentro de nossas casas. É nela que valores e princípios são incutidos em nossos filhos (mesmo que de forma inconsciente estes são internalizados), valores como autoridade, respeito, organização, rotina, virtudes e prioridades. Não é muito mais importante eu me alimentar junto de quem eu amo, conversando sobre o dia vivido do que ficar na frente da TV vendo jornal ou novela? Ou a intriga da novela é mais importante que meu próprio filho? Ou o desenho que a criança manhosa não deixa a mãe desligar? Pois, afinal, se não fizer o que ela quer vai gritar desesperada e é claro que é muito mais fácil deixar ela comendo quieta e anestesiada na frente da TV do que ficar aguentando choro de criança à noite.
FAMÍLIA
Família...
Chefia da dignidade.
Família...
A maestria construtora da verdade.
Família...
A mais bela esperança de fidelidade.
Família...
A escola prática da amizade.
Família...
O início da vida de um ser.
Família...
Amor que é até difícil descrever.
Família...
Aconchego além do que se pode ver.
Família...
Primeiro incentivo de nosso saber.
Família...
Força sagrada que me dirigiu.
Família...
O guia que em toda a jornada me conduziu.
Família...
Aquela meus limites mediu.
Família...
Onde a personalidade em mim surgiu.
Família...
Conjunto de alegrias e felicidade.
Família...
União mesmo nas dificuldades.
Família...
O forte elo das serenidades.
Família...
A proteção contra todas as maldades.
Família...
Aquela que me ensinou a amar.
Família...
A mais perfeita missão de educar.
Família...
Aquela que melhor soube me aconselhar.
Família...
Maior símbolo de meu caminhar.
Pais, amem seus filhos,
eles são reflexos de suas vidas.
Filhos, amem seus pais,
só eles sabem amar sem medidas.
Pais, amem seus filhos,
ensinem a eles tudo aquilo que os alegrarão.
Filhos, amem seus pais,
tudo o que fizerem a eles, seus filhos com vocês farão.
Respeitem todos sem nenhuma exceção,
Povos desta nação.
Que todos enxerguem na família esta lição,
E que Deus proteja toda esta união.
Família...
Fonte de nossa existência.
Família...
A razão da alegre e respeitosa convivência.
Família...
Aquela que planta flores em meu coração.
Família...
Aquela que cultiva sonhos em minha oração.
Pais, amem seus filhos.
Filhos, amem seus pais.
Dizem que um homem não é completo até que tenha um livro, escreva numa árvore e plante a mão no seu filho, não pera...
A Paternidade de Deus
Quando os discípulos lhe pediram uma aula sobre como orar, Jesus lhes deu um modelo, a que chamamos A Oração do Pai Nosso (Mateus 6.9-13). Não para ser repetida mecanicamente, mas para nos orientar na hora de orar. Convido você a meditar comigo nesta oração durante algumas semanas.
Comecemos pelo vocativo: “Pai nosso...”. Sim, Deus é Pai (e com “P” maiúsculo). É Pai, porque nos criou, nos gerou, nos ama e nos sustenta. Então isso significa que Ele seja Pai de todos?
Por mais antipática que esta palavra seja, a Bíblia responde pela negativa. Não; nem todos são filhos de Deus! E como sabemos isso? Lemos: “...mas a todos quantos o receberam [falando de Jesus], deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12). Note bem isto: “...a todos quantos o receberam”. Isto é, a todos aqueles que receberam Jesus como Salvador de suas vidas.
A Bíblia afirma que todos os homens são criaturas de Deus, e isto não é pouca coisa. Mas os que desejam ardentemente estabelecer um relacionamento pessoal e constante com Jesus Cristo, esses são seus filhos e, portanto, têm o privilégio de chamar-lhe Pai. Certo dia, diante da resistência que homens maus, mesmo trajando capa religiosa, ofereciam à sua mensagem, Jesus apontou-lhes o dedo e disse: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44). Confesso que estas palavras me fazem arrepiar. Consideradas hoje politicamente incorretas, elas denunciam um quadro espiritual caótico em que o homem é tido como filho do diabo, e não de Deus.
Conquanto pareça estranho, os homens só se tornam filhos de Deus quando fazem opção entre nascer de novo e ser filho de Deus ou continuar sendo filho do diabo. A escolha é sua. Só sua!
Pr. João Soares da Fonseca
°♡° ☆. ʚïɞ .☆°♡° Lindo é poder cultivar uma essência serena , construir nossa vida em bases sólidas , sendo alicerce seguro à aqueles quem amamos ... e mais ainda ... é divino quando podemos ser para eles o reflexo dos seus ideais ! °♡° ☆. ʚïɞ .☆°♡°
Tirésias:
“Afirmo-te, pois: o homem que procuras há tanto tempo, por meio de ameaçadoras proclamações, sobre a morte de Laio, está aqui! Passa por estrangeiro domiciliado, mas logo se verá que é tebano de nascimento, e ele não se alegrará com essa descoberta. Ele vê, mas tornar-se-á cego; é rico, e acabará mendigando; seus passos o levarão à terra do exílio, onde tateará o solo com seu bordão. Ver-se-á, também que ele é ao mesmo tempo, irmão e pai de seus filhos, e filho e esposo da mulher que lhe deu a vida; e que profanou o leito de seu pai, a quem matara. Vai, Édipo! Pensa sobre tudo isso em teu palácio; se me convenceres de que minto, podes, então, declarar que não tenho nenhuma inspiração profética”.
(Édipo Rei)
Ter uma criança e ser de uma criança é, definitivamente, fugir do perigoso e pernicioso mundo adulto por alguns instantes.
Passa o tempo... E chegou novamente agosto.
O mês difícil. Não é nenhum tipo de superstição ou de costume pagão.
É apenas um mês difícil. Triste.
É difícil ver a todo momento a palavra pai estampada em cada canto. Em cada comercial, propaganda, anúncios de lojas. É difícil ficar olhando sempre sugestões de presentes. É triste ver este dia chegar, e com ele a saudade aumentar.
A saudade existe sempre, mais neste mês ela vem com mais intensidade, mais força. Dia 22 deste mês fazem 9 anos que o senhor não está mais entre nós. Se eu soubesse que aquele seria o último dia que te vi, teria te abraçado com muito mais força. Se soubesse que seria a última vez que ouviria sua voz, ...... Enfim, nenhum abraço, nenhuma palavra de amor jamais terá o mesmo valor. Eu daria tudo para ter o senhor comigo. Ter o privilégio da sua companhia mais uma vez.
E é por isso, que minha vontade é gritar bem alto para todos que tem a sorte de estar com seu pai, para que não só neste dia, mais em todos, os valorize, os ame, os abrace, beije, e aproveite cada instante junto deles. Muita saudade. Muita falta.
O luto não passa, pois a dor da saudade não acaba, se transforma ao avançar dos dias. As lembranças viram companheiras de estrada, e quando o abraço faz falta tento revirar as nossas lembranças e lá está o abraço, o colo, a palavra, o carinho....
Tenho um grande e valioso baú de lembranças, graças a Jeová Deus eu tive um pai inesquecível, tento todos os dias alcançar só um pouquinho o que o senhor fez e representa pra mim na convivência com os meus filhos. Oro para que Deus possa me dar a mesma sabedoria e abnegação na lida com a família que o senhor demonstrou toda a sua vida.
O meu maior orgulho é ser filho do seu Batista !!
Sentimento bom é importante ... Todo dia ... Toda hora.
Não me amarro muito nessas datas comemorativas. Sempre fui assim!
Reconheço que o aspecto comercial fala sempre mais alto, porque, afinal, TODO DIA É DIA
Embora até emocionalmente estejamos acostumados com esses dias de comemoração temos que reconhecer que os sentimentos têm que ser mais amplos.
TODA HORA É HORA!
Nosso amor não aumenta por uma data.
A saudade muito menos!
Mesmo assim desejo a todos os pais, cada um com o seu jeitão com os filhos, um dia super feliz.
Eu não tenho mais o meu fisicamente comigo. Faz muita falta, mas diariamente converso com ele e sinto a sua presença.
Comemore, portanto, junto com seu pai, independente de qualquer situação que esteja vivendo com ele.
Sentimento bom é importante ... Todo dia ... Toda hora.
Ouça as melodias...
Desde pequeno brincava com seus amiguinhos invisíveis e com eles dividia os poucos brinquedos que possuía, eram de madeira, já os pintara várias vezes, ria alto e como se divertia.
Os pais acabaram se acostumando com essas companhias e achavam que com a idade isso passaria, e, com o correr dos anos os brinquedos foram ficaram de lado, já não recebiam muita atenção.
As conversas com seus amigos imaginários não eram mais tão frequentes, vez ou outra parecia que ele só ouvia e acenava com a cabeça, ora sim ora não.
Já adolescente ficava horas em silencio debaixo da velha goiabeira no meio do quintal.
Lá se achegava, deitava no chão e ficava em silêncio, dava para sentir que ele estava longe dali, bastava atentar para o seu olhar, distante e sereno, todos os dias passava um tempo por lá.
Filho único ajudava a mãe nos afazeres da casa e sempre que ela pedia corria até a mercearia para buscar um pouco de tudo, arroz, feijão, café, açúcar, farinha, naquele tempo quase tudo era vendido a granel, até o óleo era tirado na hora de um latão, o dono, um senhor já com certa idade, girava uma manivela e num instantinho o litro de óleo se enchia, não pagava a conta na hora, tudo era anotado numa caderneta e antes de ir embora, ouvia mais uma vez:
- ô piá, continuas a falar sozinho? E dava risada, não fazia por mal e ele não ligava, nunca se incomodara com as brincadeiras dos poucos amigos da vila.
Ao completar dezoito anos ia para a cidade grande, moraria com tios e precisava arranjar trabalho e, se possível, continuar os estudos.
Chegado o dia, os pais repetiram algumas vezes mais todas as recomendações e quando a mãe com ele estava sozinho, perguntou-lhe – meu filho, nunca falei nada nestes anos todos, com quem você brincava e conversava tanto e depois isso parou e você ficava quieto debaixo da goiabeira?
Segurando entre as mãos o rosto de sua mãe, ambos com olhos marejados, disse:
Minha mãe querida, obrigado por todo amparo e ajuda, aprendi muitas lições, visitei lugares distantes, uns diferentes dos outros, conheci muitos amigos mais, agora, para onde estou indo, por lá já estive, fique tranquila, nunca estarei sozinho, sei que tenho algo a fazer, não sei muito bem o que é, mas estou certo, chegará a hora.
Lembra quando a senhora ficou muito doente e o pai não sabia o que fazer? Meus amigos me tranquilizaram, a senhora ficaria boa e não mais sofreria.
Sei que enfrentarei dificuldades e que a vida não será tão tranquila como a que tive aqui, meus amigos estão me dizendo:
- tenha calma, as viagens cessarão por um tempo, mas continue a ouvir as melodias...
A sabedoria é uma linha tênue que se achega em nossa existência com o passar dos anos. Alguns corpos, porém, definham sem descobrir a graça de não magoar as pessoas. De guardar sua língua das ofensas. Rezar menos e amar mais. Enviar presentes livres de malefícios eternos, pois a mágoa é uma semente forte e próxima da eternidade.
Há pais que não valorizam o abraço e o esforço dos seus filhos. Há namoradas que desprezam o esforço de nobres rapazes em agradar com um simples sorvete. Há filhos que por amor aos seus pais desistem de sonhos afáveis. A ingratidão espraia um mórbido prazer ao distribuir a amargura em doses homeopáticas e definhar alegrias que seriam verdadeiramente belas.
Fico cismando com a vida. Enquanto escrevo reflito na vida que tenho e naquela que planejava ter. Revejo as fotos e penso que ao falar para os outros revelamos também um pouco de nós mesmos. No ofício de Deus eu imaginava corações meigos. Amores inquebrantáveis. Filhos honestos. Pais gratos. Avós felizes. Netos cheios de saúde. Livros novos. E nas janelas flores.
O SEGUNDO DO ADEUS
Foi um tiro a queima roupa, um estrondo em meu ouvido acompanhado da pólvora queimando a minha pele, o que mais doeu não foi a bala cortando a minha carne e entrando em meu peito. E sim o olhar irado e inconsequente daquele que estava em minha frente, me olhando como se tivesse cumprido uma missão. Mal ele sabia que os meus problemas agora eram os problemas dele. Naquele momento não tive tempo de me despedir, simplesmente de pensar que minha vida não valia mais nada naquele momento, e que todos que ficaram lembrariam com dor daquele momento. Tentei perdoar aquele que puxou o gatilho, mas era tarde, ele já sentia o peso da consciência, quando viu meus olhos apagarem em uma ultima lágrima percebeu que já não havia mais nada a ser feito, sentiu nas costas o peso a responsabilidade de matar um pai e um filho. Foi quando ajoelhou e deu um grito de dor, que de tão alto soou como o som de uma trombeta: Meu Deus! o que eu fiz! Deus não respondeu pois ele segurava forte a minha mão pra que não me perdesse naquele caminho iluminado. Foi ali que percebi, valeu a pena cada segundo dessa vida.
Tome a beleza da rosa vermelha e junte a seguir: o perfume de todas as flores, o gosto do mel, a cor do sapoti, a ternura de um afago, a pureza do amor fraterno, a envolvência da neblina, o frescor da brisa, a fidelidade do cão, a inocência da criança, a aderência do visgo, a humildade da violeta, e adicione depois:
O calor do sol, o veneno da cascavel, a violência de um coice, a astúcia de uma raposa, a traição de Judas, a instabilidade do tempo, a indolência da preguiça, a intranquilidade de um peixe, a atração de um ímã e o choro da carpideira.
Misture bem, acrescente futilidade a seu gosto pulverizando amor e carinho e deixe a massa em repouso durante vinte anos. Passado o tempo, use em pequenas doses, com muita, muita cautela: é a ex-mulher.