Consciência
Deus é a inteligência por trás da criação,
a mesma que criou o cientista,
a ciência e a consciência.
A necessidade de pedir perdão só acontece porque o sentimento de culpa corroê os principais alicerces que se fundamenta a consciência humana.
Suspender os seus juízos sobre as coisas do mundo, não as aceitar como verdades ou mentiras absolutas; olhá-las em busca de compreendê-las como são, exatamente como são em sua essência. Eis aí o ponto de partida da arte da compreensão existencial.
A poesia nos vincula ao imo, etéreo e imaterial, de nós mesmos. Deste modo possibilita-nos a autotranscendência. Contudo, de nada serve este elo se não há consciência alguma de sua constituição. Assim como a razão e a emoção, quando dissociadas, são inúteis.
“Tudo o que é bem feito é uma obra de arte – igualmente no trabalho de um limpador das ruas, praças e avenidas do mundo, ou na governança de um rei“
“Lá fora a realidade passa a passos largos... Lá fora é onde a vida não segue o roteiro das novelas, dos filmes e dos vídeos-games... Lá fora morrem aos bilhões nas calçadas da vida... Lá fora há carência das ações humanas e fraternas... Lá fora é o cenário onde os educados, esclarecidos e instrumentalizados empanturram-se e lambuzam-se... Lá fora os senhores do falso e podre poder nem se lembram que todos precisariam comer... Lá fora é assim mesmo a vida segue nesse ritmo desafinado, sem rumo nem prumo nem norte – que nos encaminha para o mesmo lugar num triste fim”.
Até quando você se culpa pode ser uma desculpa: mudar é difícil. É preciso que a coragem seja proporcional à vontade. Deixar algo pra trás dói, mas buscar algo melhor só depende de você.
Quando pensamos de forma pequena, qualquer problema se torna gigante... e as faces belas da vida se tornam banais.
Quando elevamos nossa consciência a um nível superior, os grandes problemas se mostram ínfimos e as maravilhas da vida se mostram grandiosas.
Podemos girar o mundo e irmos aos extremos do caos e da complexidade no âmbito fisico-material, mas estaremos sempre permeando a consciência que nos cobra o equilíbrio de nossa Origem espiritual-transcendental.
BAIXO NÍVEL EVOLUTIVO
No atual estágio evolutivo da sociedade brasileira, vocês acham que o tratamento dado a todos são iguais?
Óbvio que não é ... Se indignar que pessoas famosas sejam bem tratadas num hospital do SUS, enquanto os pobres muitas vezes nem atendimento conseguem, me parece ingenuidade. Sempre foi assim e continuará sendo por muitos anos no Brasil. Não estou dizendo que seja correto. Digo que só podemos oferecer o que nós temos, somos, e o que o estágio evolutivo permite. Ainda somos uma nação subdesenvolvida, que faz diferença entre seres humanos, ricos e pobres, homens e mulheres, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais, etc.
Não me surpreendo com o comportamento diferenciador da sociedade brasileira, pois tenho consciência do baixo nível evolutivo.
Quem não se lembra de políticos que roubaram dinheiro destinado à merenda escolar de crianças pobres e famintas?
Quem não sabe dos milhões que se gastam nos palácios para atender as vaidades do poder, enquanto muitos morrem sem ter o mínimo necessário?
Os exemplos que eu poderia citar são inúmeros.
A mensagem que quero deixar com essas palavras é a seguinte: uma nação só pode oferecer o que possui, não existe milagre.
Uma nação ainda em estágio embrionário de evolução de consciência, não pode jamais se comportar de maneira diferente. Precisamos viver e aprender muito para que a consciência se eleve um pouco, e possamos não diferenciar o que na essência são semelhantes.
Crescemos e nos damos conta de que nosso ambiente continua tão estreito quanto antes. O jeito é procurar outro ambiente adequado à nossa medida.
A polarização política é uma coisa assustadora, onde todos querem ter razão, mas são poucos, os que fazem uso da consciência e discernimento, para se expressarem e passarem suas ideias
A honestidade não é necessariamente uma coisa hereditária, pode e deve ser sim ensinada, sendo a sua própria consciência, o seu verdadeiro juiz, qual lhe determinará a escolha do caminho a seguir.
Aprenda a gerenciar seus pensamentos, pois você não controla o que acontece ao seu redor, mas poderá alterar os fatos se escolher como se sentir em relação a eles.
Mais vale sofrer sem as drogas ilícitas ou lícitas do que sofrer com elas, pois assim eu fico com qualidade de vida e com uma longa existência pela frente. Drogas? Estou fora. Paz e esperança para todos.
Ser sempre correto é muito difícil e relativo; façamos, pois, o possível para que nossas ações sejam aceitas, sobretudo, por nossa própria consciência.