Consciência
A Consciência é a essência de quem a Alma é!
A Consciência não é a Alma, mas sim, a Personalidade com que se nasce, isto é, as informações impregnadas na Alma que definem a sua forma natural de ser!
Por isso, a essência de quem a Alma é, ou seja, a Consciência, pode ser, por exemplo, espiritual ou corporal, benigna ou maligna e mansa ou cruel!
PROBLEMA DIFÍCIL?!
PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA OU DA ALMA?!
Os Cientistas não querem usar a palavra Alma e Espírito, por serem de contexto Filosófico e Religioso, receiam perder crédito!
Os Cientistas preferem usar a palavra Mente ou Consciência em vez da palavra Alma!
Contudo, o correcto resulta da fusão entre a Filosofia, Religião e a Ciência, sendo que, um óptimo Filósofo deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Cientista, um óptimo Religioso deve ser um óptimo Filósofo e um óptimo Cientista, um óptimo Cientista deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Filósofo!
A palavra Alma não é sinônima da palavra Espírito, porque, o Espírito origina a Alma!
Por outro lado, a palavra Consciência não é sinônima da palavra Alma nem da palavra Espírito, pois, tanto o Corpo como a Mente e a Consciência são Conteúdos da Alma e do Espírito!
A palavra Alma não deve ser substituída pela palavra Consciência, porque, Consciência é o Conteúdo da Alma!
Estudar a Consciência vendo-a como sendo Alma, sempre impossibilitará a sua compreensão, continuará a fazer com que o problema da Consciência seja perpétuo!
O princípio do fim do suposto problema da Consciência é o uso da palavra certa, que é a palavra Alma, deste modo, não se trata de problema da Consciência, mas sim, trata-se de problema da Alma!
Assim, estudando cada palavra no seu sentido adequado pode-se ter primordialmente a seguinte compreensão, o Corpo é um conjunto padronizado de informações materializadas, a Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano, a Consciência propriamente dita são informações impregnadas na Alma que determinam a personalidade com que se nasce, a Alma é uma matriz influenciável com consciência variável que se origina do Espírito Humano para gerir o Corpo, por último, no Organismo Humano também existe o Espírito que é uma matriz Ininfluenciável com consciência invariável que se emana do Espírito Cósmico para originar a Alma e construir o Corpo.
O CONCEITO DE CORPO, MENTE, CONSCIÊNCIA, ALMA E ESPÍRITO!
O Corpo é um conjunto padronizado de informações materializadas.
A Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano.
A Consciência propriamente dita são informações impregnadas na Alma que determinam a personalidade com que se nasce.
A Alma é uma matriz influenciável com consciência variável que se origina do Espírito Humano para gerir o Corpo.
O Espírito é uma matriz Ininfluenciável com consciência invariável que se emana do Espírito Cósmico para originar a Alma e construir o Corpo.
O QUE É A CONSCIÊNCIA?
A Consciência não é Espírito Humano, nem Alma Humana nem Corpo Humano.
O Espírito é a Matriz com Consciência Invariável que emana do Supremo Espírito para originar a Alma e criar o Corpo.
A Alma é a Matriz com Consciência Variável que emerge do Espírito para Gestão do Corpo.
A Consciência do Espírito é Invariável por ser basicamente o Projeto do Corpo Humano que não varia de pessoa para pessoa; Independentemente de ser homem ou mulher, negro ou branco, criança ou idoso, um Corpo humano sempre é um Corpo humano.
Por outro lado, a Consciência da Alma é Variável por ser basicamente a qualidade geral da Alma que varia de pessoa para pessoa, podendo existir pessoa homem, mulher, negra, branca, criança ou idosa.
O Corpo é a entidade visível do Organismo que serve de instrumento de manifestação do Espírito através da Alma.
ENTRETANTO
A Consciência é o Conteúdo ou Informação da Alma que possibilita o seu movimento objetivo ou a sua acção contextualizada.
O Conteúdo ou Informação não é o Conhecimento em si, mas contém Conhecimento que pode ser obtido pela Alma caso ela imerja nele analiticamente, por isso, a palavra 'Consciência' significa literalmente 'Com Conhecimento', e a expressão 'Consciência Variável' significa 'Com Conhecimento Disponibilizado'. Neste caso, o Conhecimento é o Entendimento do Conteúdo pela Alma e obter conhecimento sobre um conteúdo é entender o conteúdo.
A Alma Humana pode obter conhecimento sobre um conteúdo apenas Estudando-o. Assim, a Alma deve analisar a sua Consciência para poder compreende-la e, consequentemente, criar condições para reconstrui-la e amplia-la no sentido de Existir com verdadeira tranquilidade e felicidade.
Pelo facto da Alma se apegar e se identificar com a sua Consciência, ela se vê como sendo a própria Consciência o que faz com que muitos autores considerem a Alma como sendo Consciência, e essa análise torna-se um processo de auto-análise ou auto-investigação que culmina com a percepção nítida da separação entre a Alma e a sua Consciência, o que favorece o desapego e a desidentificação, e depois de todo esse processo, a Alma torna-se uma simples contempladora de si mesma e de toda a sua Consciência existindo com plena tranquilidade e felicidade.
A Consciência da Alma, quanto a localização, pode ser Central ou Periférica.
A Consciência Central é a Personalidade, isto é, o conjunto de todas as informações Impregnadas na Alma e a sua padronização.
A Consciência Periférica é o Corpo e as Informações gravadas no Cérebro. Consciência Externa é o que se localiza fora do Organismo em que a Alma se encontra.
A Consciência da Alma propriamente dita é a Personalidade, porque é também com a qual o Indivíduo ou a Pessoa já nasce, faltando-lhe a concretização do Conteúdo físico e cerebral.
É através da Consciência que a Alma pode se contextualizar, se manifestar, se mostrar, se movimentar ou agir de um determinado modo.
A Consciência é o que torna diferente as várias Almas Humanas; Se há diferença entre macho e fêmea, oriental e ocidental, negra e branca, militar e civil, médico e docente, criança e idoso, é por causa da Consciência que cada um tem.
A Consciência muda ao longo das várias Experiências de Existência da Alma, por exemplo, se numa Existência manifesta a Alma é nascida como macho ou negra ou oriental, noutra pode ser nascida como fêmea ou branca ou ocidental, para estes casos, seria injusto se uma Alma Experienciasse apenas um destes casos. E ao longo de um mesmo nascimento a Consciência, sobretudo Periférica, pode variar de infantil para jovem, deste para idosa e por fim para velha. Por toda essa razão se diz que a Alma Humana tem Consciência Variável.
A mudança notável da Consciência Central é morosa e pode atravessar mais de dois nascimentos. Porém, a mudança da Consciência Periférica ocorre de nascimento para nascimento e dentro de cada nascimento incrementando lentamente a Consciência Central através da impregnação dos aspectos marcantes da Consciência Periférica na Alma.
Os Conteúdos, de carácter genético e químico que constitui a Matéria-prima para construção do Corpo e de carácter cultural que se grava no Cérebro, provenientes dos progenitores, alimentos e da educação são os que estabelecem a Consciência Periférica da Alma a vigorar numa determinada Existência manifesta da Alma.
A Mente também é Consciência, contudo, é mais vista em Psicologia como sendo as informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Espiritualidade como sendo a Alma. Toda essa confusão deve-se ao desconhecimento da existência do desconhecido, que é o Espírito Humano, no Organismo e a propriedade da Alma de se Apegar e Identificar com o seu Conteúdo.
PORTANTO
A Alma é diferente da Consciência, na medida em que a Alma é imutável, apesar de ser Influenciável. Enquanto, por ser passível de alguma reforma, a Consciência ou Mente é mutável. Em outras palavras, Pessoa não deixa de ser considerada Pessoa independentemente de ser criança, idosa, negra, branca, homem ou mulher.
Se a Alma não Construir a própria Consciência com base nos princípios mais nobres da Natureza, então, continuará a vagar com base nos princípios da perecibilidade.
A CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA TERRESTRE
As Palavras-chave que caracterizam o Conteúdo ou a Consciência ou a Mente da Alma Humana Terrestre são: Ignorância; Desarmonia; Ódio; Conflito; Sofrimento.
Transcender essas características é quase deixar de ser uma Alma Humana Terrestre!
Questões da Alma somente a própria Alma pode resolver com o Favor do seu Espírito através do Autoconhecimento, da Autoconsciência e da Autocorreção!
A educação, os conselhos e as torturas vindas dos outros dificilmente podem resolver as questões da Alma, podendo apenas estimular a Alma cujo tempo de Despertar se aproxima.
O Favor do seu Espírito fará Desperta-la e Perceber as características deploráveis do seu Conteúdo. Por serem características provenientes do seu próprio Livre-Arbítrio, o Livre-Arbítrio deve tornar a Alma determinada a Construir o seu Novo Conteúdo ou a sua Nova Consciência.
Por causa do Livre-Arbítrio, cada Alma Humana Terrestre tem o seu tempo para Amadurecer, Despertar e empreender a corajosa e árduo tarefa de se limpar ou de se purificar ou de Construir a sua Nova Consciência, cujas Palavras-chave que a caracterizam são: Sabedoria; Harmonia; Amor; Paz; Felicidade.
Entender isso é entender a necessidade da 'Compreensão ao Próximo'!
A MENTE OU A CONSCIÊNCIA NÃO É A ALMA NEM É O ESPÍRITO!
A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito!
A Alma não é a Mente ou a Consciência nem é o Espírito!
O Espírito não é a Alma nem é a Mente ou a Consciência!
A Mente também é Consciência!
A Mente também é Conteúdo que no Espírito é Invariável enquanto na Alma é Variável.
A Mente também significa Consciência, porém, é mais conhecida em Psicologia como sendo Pensamentos ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Filosofia ou em Espiritualidade como sendo Alma ou Espírito.
A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito, mas sim, constitui o Conteúdo Invariável no Espírito e Variável na Alma! Pois, a Mentalidade ou a Consciência de uma Pessoa pode Mudar, mas a do Espírito não Muda!
A Alma Humana Terrestre está, em geral, no Nível 3 de Conteúdo ou Consciência ou Mentalidade, correspondente a faixa etária de Adolescente!
Ainda falta muitissíssimo para alcançar o Nível da Verdadeira Sabedoria, Compaixão e Humildade!
CONSCIÊNCIA E MENTE
A Consciência é a Mente e a Mente é a Consciência, porque ambas são Conteúdos ou Informações ou Pensamentos que Direcionam a Alma!
Todavia, é possível alguma distinção, caso seja necessária!
A distinção baseia-se no facto de que os Pensamentos do Cérebro quando se impregnam cumulativamente na Alma constituem a Personalidade.
A Personalidade é o conjunto dos Pensamentos padronizados acumulados na Alma ao longo das suas várias existências.
Com esse facto, pode-se dizer que a Consciência é o Conteúdo Específico da Alma ou a Mente da Alma ou a Mente Álmica, enquanto, a Mente é o Conteúdo Específico do Cérebro ou a Consciência do Cérebro ou a Mente Cerebral.
Assim, a Consciência Álmica ou a Mente Álmica é a Personalidade e a Consciência Cerebral ou a Mente Cerebral é o Pensamento, apesar da localização diferente no Organismo, ambas são Conteúdos ou Informações da Alma na medida em que Direcionam a Alma!
O Corpo quer o Movimento, a Alma quer a Consciência, o Espírito quer a Serenidade!
A Consciência propriamente dita é a Personalidade com que se nasce ou o Conteúdo da Alma, por outro lado, a Mente é vulgarmente conhecida como sendo os Pensamentos ou o Conteúdo do Cérebro.
Cabe a Alma proporcionar o Movimento necessário ao Corpo, a Mente necessária ao Cérebro, bem como a Consciência e a Serenidade necessária a si mesma!
SER INTERIOR
O Ser Interior é a Consciência Variável, o Eu Sou, a Pessoa Original, a Mente Central, a Alma Pura na sua situação Incondicionada.
Não é o Espírito, mas pode ser considerado como Espírito, quando influenciado totalmente pelo Espírito ou por se encontrar na situação Incondicionada.
Quando Condicionado pela Mente Álmica, torna-se uma Personalidade!
E,
Quando Condicionado pela Mente Cerebral, age segundo um determinado Padrão Cultural!
O Ser Interior é a Pessoa Completamente Consciente e Incondicionada!
Principais características da pessoa com nível de consciência máximo:
• Respeita o livre arbítrio dos outros;
• Diz com êxito a qualquer desejo que lhe aparece: Cala-te e vá embora!
CIÊNCIA versus CONSCIÊNCIA
O essencial na vida não é ter muita ciência, mas sim, é ter mais consciência! Porque, não há espaço para paz numa sociedade com muita ciência e menos consciência!
O QUE É O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA?
O Despertar da Consciência é o auto – descobrimento de que, não se é um Corpo, mas sim, se é uma Mente Impura que necessita se tornar Pura! É um facto único, dependente da primeira Iluminação ou Revelação Espiritual que por sua vez vai progredindo até se completar tornando a Mente Pura.
Dia da Consciência Negra
Hoje é mais do que uma data, é um chamado para combater verdades incômodas e tecer sonhos de justiça e igualdade. Um dia não só para lembrar a importância da diversidade, mas também a urgência de compreender a luta persistente contra o racismo. É um lembrete de que a consciência humana, embora valiosa, não é suficiente para acabar com as profundas raízes do preconceito racial. Em um país onde a paleta de cores é vibrante, é essencial dedicarmos um dia específico para enfrentar as cicatrizes da discriminação.
Na busca por uma sociedade justa e igualitária, a representatividade emerge como algo essencial para combater estereótipos e preconceitos. Representatividade, aliás, vai além de algo meramente visual, é um compromisso coletivo para garantir que todas as vozes tenham vez. Que o Dia da Consciência Negra seja de celebração, mas que também cada coração seja tocado de empatia, senso de justiça e igualdade, e pela harmonia da inclusão. Que seja mais do que um dia no calendário, mas um catalisador para as transformações duradouras que a sociedade precisa.
Se tudo na vida é uma questão de escolha, então quero ser invisivel e não ter consciência da minha existência.
Entre a censura e a paz, existe uma linha tênue, atuante, chama-se consciência, inerte, é chamada de opinião cega.
Hoje é dia de eleição.
Que tenhamos um domingo de eleição com consciência, respeito e esperança por um futuro melhor. Vote com sabedoria!
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria