Consciência
"De todos os bens humanos, a inteligência – e inteligência não quer dizer senão consciência – se distingue dos demais por um traço distintivo peculiar: quanto mais a perdemos, menos damos pela sua falta. Aí as mais óbvias conexões de causa e efeito se tornam um mistério inacessível, um segredo esotérico impensável. A conduta desencontrada e absurda torna-se, então, a norma geral."
A capacidade de escolher, acima de tudo com consciência, é a certeza definitiva para a nossa alma de que somos únicos responsáveis por nossos passos.
O remédio para curar o Brasil, é conhecer se à ti mesmo, ser individual na consciência intuitiva, não deixando se levar pelas massas humanas dormentes que estimuladas deixam se manipular por classes políticas que prometem resolver nossos problemas e com isso obtém o poder sobre nossas vidas, ser individual não é ser egoísta é realmente seguir as próprias escolhas com idéias de crescimento espiritual e material para compreendermos o mundo que vivemos despertando o senso de percepção do que acontece em sua volta tendo opinião formada própria, fazendo o seu melhor no dia a dia sem deixar perpetuar à escravidão lícita das mentiras e enganação contatas dessas classes políticas que prometem mundos e fundos e na verdade só pensam neles mesmos, tenha o discernimento da transformação do seu ser interior em mudar o seu exterior sendo um cidadão à querer realmente as importantes mudanças em nosso país afim de alcançar a vida digna que tanto almeja, saia dos cercos das distrações que manipulam os nossos esforços diários das verdadeiras conquistas libertando se desses males de hipócritas que nos roubam a paz de espírito, passando adiante à cumprir suas responsabilidades como cidadão nos esforços individuais para à liberdade incondicional, sem as condições dessas ilusões coletivista de ideologias políticas que não são o que parece ser e tiram tudo o que temos de bom à oferecer impondo nos pensamentos a nós tornarmos como eles, egoístas à ponto de perdermos nossas crenças no ser ou seja o verdadeiro individualismo da consciência.
A consciência de que somos frágeis e limitados em nossa existência nos revela a importância dos cuidados recíprocos e da fraternidade entre as pessoas.
Existem pessoas que escapam das suas raízes originais. É possível que não tenham plena consciência do verdadeiro tesouro que conhecê-las em profundidade pode lhes proporcionar.
“Pior do que a cegueira da visão é a miopia da consciência imposta pelo ódio do coração de quem abdicou da autonomia de pensar, para apenas repetir”
Ney P. Batista
Mar/31/2021
A DECÊNCIA humana está ligada a CONSCIÊNCIA humana, que está intrinsicamente ligada ao CARÁTER do indivíduo.
nós
ser da vida
ser do convívio
ser da poesia
ser da consciência
ser do não abandono
ser da não agressão
ser firme com ternura
ser terno
ser eterno
ser amor
ser com DIO
Decididamente por vezes nossa consciencia parece
ser incompativel com nossas necessidades...
É quando faz-se o que não se deve...
É quando muitos se recusam a fazer o que deve ser
feito em benefício próprio e de outrem...
É quando muitos insistem em contrariar o que o bom senso
e a solidariedade recomenda fazer, podendo prejudicar-se
e aos demais com essa atitude irresponsável e irrefletida...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ANALISANDO O QUE É NOSSA CONSCIÊNCIA
Marcial Salaverry
Coisinha complicada é essa tal de consciência. Está sempre pegando no pé de quem não age de acordo com seus ditames. Está certo que cada qual tem sua consciência própria e seus limites... Será? Será que essas criaturas que insistem em contrariar as recomendações que visam proteger simplesmente algo que para muitos é importante, mas que para essas criaturas não o é, que é A VIDA...
Será que a grande maioria dos políticos vive em paz com as respectivas consciências? Será que as tem? Será que essas figuras bem conhecidas que cometeram grandes falcatruas, prejudicando a vida de milhares de pessoas conseguem viver em paz com a consciência? Se tiverem ainda um restinho dela, claro que não conseguem sequer dormir à noite. Acontece que pessoas assim, esqueceram essa coisinha incômoda em algum lugar do passado. E não fazem a mínima questão de a reencontrar, pois isso iria atrapalhar muito a execução de suas falcatruas. Ela nunca iria permitir muitas coisas que acontecem por este mundo afora. Nem vale a pena falar delas, eis que todos conhecem de sobejo as coisas que essa soturnas figuras andam aprontando, e o triste, é que ainda existem alguns incautos que acreditam nelas...
Meu bom amigo René Descartes, nos legou uma mensagem muito interessante a esse respeito. Vejam: "A única verdade clara e final é a da consciência."
Essa verdade é uma grande verdade, pois na verdade, pode-se viver uma mentira por muito tempo. É uma vida falsa. Por mais que se consiga enfiar a consciência num saco e enterrá-la bem fundo, ela permanecerá em um escondido cantinho, latente, e mais cedo ou mais tarde, virá à tona e fará aparecer a verdade. Nessas condições, penso que sempre devemos viver em paz com a consciência, não a violentando. Há que se respeitá-la. E é muito fácil fazer isso. Procurando fazer sua parte, viver sua vida, sem prejudicar ninguém. Ajudando quando solicitado, se possível for. Não podendo ajudar, pelo menos não atrapalhe. São as condições básicas para não violentar a consciência, sempre procurando agir de conformidade com o que o bom senso e o respeito pela vida humana recomendam...
Claro que se pode fazer melhor... Algum sacrifício para que se possa tirar alguém de um sufoco, já conta como crédito na contabilidade "consciencial". Fazer um esforço maior, dar algo de si em benefício de alguém necessitado, ajuda ainda mais a contabilidade. Como vemos, basta não procurar fazer mal para outras pessoas, para mantermos nossa consciência tranquila. Para ganharmos créditos, existe algo mais a ser feito. É praticar a solidariedade. Solidariedade não é apenas preencher cheques para instituições de caridade. É, principalmente, saber ouvir desabafos, aconselhar... Enfim, todo tipo de ajuda que puder ser dado, não só a financeira. Apoio moral também é importante. Saber ouvir e entender os problemas alheios, também é solidariedade. Uma palavra de consolo também ajuda. Agir de conformidade com as recomendações que visam proteger a vida, tomando os cuidados necessários para superar certas crises que podem ser terrìvelmente daninhas.
Vamos, então, procurar ser mais solidários? Nunca se esqueçam de que, se temos nossos problemas, sempre haverá alguém com um problema maior ainda, e se pudermos fazer algo para minimizar essa situação, estaremos praticando um ato de solidariedade.
Espero que solidariamente tenhamos UM LINDO DIA, e procurando permitir que todos também possam desfrutar os benefícios desse lindo dia...
Quando lutamos contra a nossa consciência, cauterizamos umas das fontes de vida no nosso interior. Pois, quando a nossa consciência se mantêm pura e longe dos vínculos da iniquidade, nos tornamos a imagem e semelhança do ideal de vida que sempre sonhamos, porém nunca conseguimos alcançar por fazer dela o nosso algoz quando nos aprisionamos em cada iniquidade que cometemos.
balança ...
peso da vida, peso de consciência
o sonho fugidiço, o tempo a tarar
ser julgado, mensurado, condolência
sombras que pesão o medo a atiçar
no que há de amor, mais urgência
a certeza de ser, que gosto teria
sem ser, um descuido, a fantasia
se viesse me pesar, eu, uma poesia...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/04/2021, 18’09” – Araguari, MG
Rouba-me o tempo
A vida
a esperança
Tira-me a consciência
O momento
O ar
Mas não desce do carro ...
Fica
Não se move ...
Fica
Deixa olhar seus olhos ...
Fica
Deixa seu cheiro em mim ...
Fica
Sei que precisa ir ...
Fica
Deixa a chuva lá fora ...
Fica
Aqui você mudou
Não te reconhecerão mais
Não te abrirão as portas
Teu cabelo molhará na chuva
Renasceu no beijo que trocamos
Um beijo sem fim
Um beijo findo ...
No sorriso ...
No olhar ...
Eu já sabia que existia ...
Sempre soube ...
Existia em mim antes de eu ser o que sou
Antes do amanhecer
Antes da noite
Por isso fica
E sente o que sinto
Olho você partindo
Ancoro tua mão
Não te vejo mais
Te levo
Segue comigo em meu coração
Mora aqui dentro
Qual a nossa verdadeira luta? Na maioria das vezes, contra nós mesmos. Peça a Deus consciência para reconhecer aquilo que você precisa mudar.