Frases de conhecimento e sabedoria

Conhecimento é saber que um tomate é fruta. Sabedoria é saber que não se deve usar um tomate em uma salada de frutas.

Miles Kington
Heading For a Sticky End. The Independent, 28 mar. 2003.

O conhecimento é o processo de acumular dados; a sabedoria reside na sua simplificação.

Sabedoria não é conhecer tudo, mas saber o que conhecer.

A arte do saber

O conhecimento é um investimento a longo prazo.
Sua moeda é o saber que vai se acumulando durante a vida.
O que se constrói não se destrói tão fácil.
Conhecimento e sabedoria fazem da vida uma verdadeira arte.

A diferença entre o culto e o sábio, é que o culto tem conhecimento das coisas, mas o sábio o praticou. É infeliz o ignorante que recusa ser aluno. O culto que recusa ser professor. E o professor que recusa a praticar o que ensina.

A fé que é amadurecida no conhecimento e provada pela experiência é preservada no sofrimento e alimentada pela existência.

O homem pode tanto quanto sabe.

Acredito que haverá um choque entre os oprimidos e aqueles que oprimem. Acredito que haverá um choque entre aqueles que querem liberdade, justiça e igualdade para todos e aqueles que querem continuar os sistemas de exploração.

O conhecimento fala mas a sabedoria escuta.

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.

Bíblia Sagrada
Provérbios 2:6

Porque na muita sabedoria há muito enfado, e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

A beleza não é tudo. Tenha conhecimento, sabedoria e experiência. Para os mais espertos, esse é o melhor padrão de beleza a se adotar.

A maior arma que nós mais pobres temos... É o conhecimento, a sabedoria e a humildade. Ninguém pode nos tirar estas virtudes!

Quem não divide conhecimento não soma sabedoria.

Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar.

Conhecimento é sabedoria colocada em prática! Quando reservamos para si, é somente acúmulo de conhecimento. Penso quê, independente da trajetória do rio, o ponto final será sempre o mar. Independente do método, o objetivo final é o crescimento humano, e isso é digno.

Onde está a sabedoria que nós perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que nós perdemos na informação?

Conhecimento X Sabedoria

Alguns anos atrás, quando estava começando a dar cursos e palestras com maior freqüência, descobri que muitos conceitos comuns, com os quais as pessoas pensam estar acostumadas, são verdadeiras caixas de surpresas. Uma de minhas surpreendentes descobertas foi a de que a grande maioria das pessoas considera o atributo inteligência como algo que levaria obrigatoriamente a outro atributo: a bondade. E isso é um fato curioso. Desde quando as pessoas se tornaram boas apenas por serem inteligentes? Isso não parece haver acontecido, mas há quem não consiga dissociar as duas coisas com facilidade.

Para tentar elucidar tal condição, consideremos o seguinte exemplo: uma pessoa que tenha grande capacidade de planejamento, visão comercial, tino de liderança, percepção estratégica, raciocínio rápido e pensamento preciso pode ser considerada inteligente? Vamos assumir que sim. Tal descrição pode se enquadrar a um empresário, a um político ou a um traficante de drogas! Sendo todos eles inteligentes, seriam todos necessariamente homens bons? De jeito nenhum. A inteligência pode ser usada para coisas boas ou ruins. E, para piorar, o próprio conceito de diferenciação entre "bom" e "ruim" também é relativo.

O leitor poderia dizer agora: "Relativo? Que nada. O que é bom é sempre bom e pronto, ora!". Não, nem sempre. Suponhamos que estivéssemos juntos em uma guerra, na frente de batalha, combatendo um inimigo que nos está massacrando e avançando sobre nós em maior número. Num dado momento, quando nosso batalhão está prestes a ser dizimado, surgem os aviões aliados, bombardeando o inimigo com precisão cirúrgica e nos salvando a todos da aniquilação. Isso não seria mais do que bom? Seria ótimo, certo? Mas apenas para nós. Qual seria a opinião do inimigo a esse respeito? O que diriam as famílias daqueles soldados que houvessem sido mortos em tal combate? Quem acharia isso bom? Creio que nenhum ente querido o faria. Por isso, "bom" e "ruim" são coisas relativas e, por isso mesmo, precisamos ter sabedoria para usar tais conceitos com correção.

Sabedoria. Esse é outro elemento que causa confusão. É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra egóica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

O lazer do conhecimento encontrar-se em ler livros, o da sabedoria em escrevê-los.

⁠Conhecimento adquire com informação. Sabedoria refletindo.