Conhecer a Si Mesmo
A tarefa principal do homem é conhecer a si mesmo, mas para cumprir esse empreendimento a razão não nos pode ajudar muito, pois ela é fraca, desnecessária e imprecisa e cai constantemente na fantasia, no sentimentalismo e no hábito. Para conhecer-nos o melhor caminho é o do coração.
Conhecer o mundo é a vontade de muitos, conhecer a si mesmo é a necessidade de todos!
A viagem mais importante de nossa vida é a que fazemos dentro de nós!
Conhecer a si mesmo, superar a si mesmo, vencer a si mesmo é a chave para o sucesso, então se conheça, se supere e vença a si mesmo e então consiga tudo aquilo que já sonhou.
se quiser conhecer a essência de um amigo ,não se prenda ao que ele diz de si mesmo...fique atento ao que ele fala dos outros.
Quando você naufragar dentro de si mesmo, entenda que estará a conhecer o seu próprio oceano e na maior profundidade. Conheça a natureza do seu oceano para poder descobrir na superfície todos os mares.
A melhor viagem que um ser humano poderá fazer é dentro de si mesmo, pois sem conhecer-se profundamente , será sempre um estranho consigo mesmo, nunca conhecerá o seu Eu e suas limitações, e para ser feliz na vida temos que ter antes de tudo um caso de amor com nós mesmo e depois sim, saberemos amar o outro..
Quando olhamos para o céu e admiramos as estrela, nota-se que o conhecer a si mesmo tem um significado muito maior que a distância que nos separa...
O encontro com Deus é o encontro com si mesmo.
Pois, em que adianta conhecer o externo, se o poder está dentro de si?
É muito importante conhecer a si mesmo.
Quem eu sou, de onde vim, para onde vou, como vou reagir as situações, esses e outros questionamentos você faz quando não penetra em seu íntimo e se conhece devidamente.
Antes de querer conhecer alguém pratique o autoconhecimento. Aprofunde-se, mergulhe dentro de você mesmo e busque sua essência, você verá quão rico de valores é você, que ser fantástico habita o seu corpo, a sua alma eterna, pura e divina. Sim, pura porque só se torna corrompida quando exposta aos prazeres fáceis e efêmeros da carne.
Vá, interrogue sua essência, questione e obterá as respostas que deseja. Quando você conhecer a si mesmo tomará consciência como é extraordinário, explore cada cantinho do seu ser, abandone os vícios, o egoismo, a inveja, o rancor, a maldade, dê passagem aos bons sentimentos, abra alas para as energias do bem, e permita que a divindade habite em você!!
Quem pede desculpa, em vez de arrumar pretexto para ter razão, está a caminho de conhecer a si mesmo.
Conhecer se a si mesmo é fazer de si próprio um julgamento sem fraqueza, sem vaidade, sem orgulho,sem presunção,sem injustiça. É medir suas próprias condições com pesos legítimos; é ver suas más qualidades sem reservas e suas boas qualidades com simplicidade.
Conhecer se a si mesmo não é simplesmente ser possuidor de uma filosofia que explique seu modo de pensar e agir; é antes, ser possuidor de um conhecimento de caráter ativo, realizador. Não é só viver d sua memória, repetindo e imitando certas definições; é antes, olhar constantemente para dentro si mesmo, com olhos de auto-crítica, e comprovar pela experimentação, o potencial das suas possibilidades para o progresso.