Conhecer a Si Mesmo
Se quer conhecer á alguém, permita antes conhecer a si mesmo. E se quer julgar á alguém, seja sábio, escolha julgar a si próprio.
O conhecer de si mesmo é como olhar e ler uma folha em branco, seus olhos não vêem nada, mas sua mente descreve o que é ou o quê será justo no momento em que está.
Tudo dependerá se andas ao passo da emoção ou do razão, olhe as grandes obras primas e contemple os grandes artistas mortos, mesmo sem conhecê-los pessoalmente, verás cada criador pelas suas obras e testemunhos, a partir daí saberá o que eram e como eram.
"A verdadeira sabedoria consiste em conhecer a si mesmo e explorar o infinito potencial da nossa alma."
Ter esperança é conhecer o verdadeiro amor.
Amor a si mesmo, amor ao futuro, amor aos sonhos.
Quem tem esperança, já tem tudo.
Crescimento verdadeiro é conhecer a si mesmo. Reconhecer sua luz e sombra. Ser verdadeiro com a sua essência. Trabalhar pelas próprias mudanças com amorosidade e empatia. Celebrar quem se é.
Conhecer-se a si mesmo, despir-se do ego e dos scripts impostos pela sociedade, não é fácil. Uma vez descoberta a própria essência, porém, ainda mais difícil é viver de acordo com ela, sem fazer concessões.
Conhecer-se a si mesmo é conhecer-se no aprimoramento do gosto, na purificação da inteligência, na maturidade do julgamento, na fecundidade da vontade.
É verdadeiro isso. A coisa mais difícil é conhecer a si mesmo porque é mais fácil julgar e falar da vida dos outros. Depois vem o óbvio, que é a única coisa mais difícil de se enxergar, e por um motivo óbvio também.
Parafraseando Sêneca e Clarice Lispector
"Quem não tem senso crítico para controlar sua emoção, além de não conhecer a si mesmo, não tem capacidade de vencer as intempéries da vida".