Conhece-te a ti mesmo
CONHECE-TE À TI MESMO
Certo dia fiquei estacado
Olhando dentro do espelho
Os meus, OUTROS olhos me engolindo
tentando sai do espelho e
ver o que nos MEUS olhos
estava refletido.
Conhece-te a ti mesmo e terá o mundo na palma de suas mãos, mas cuidado, pode ser que não estejas preparado para controlá-lo.
Foi-nos insistentemente ensinado: "Conhece-te a ti mesmo".
Têm-nos insistentemente repetido que a "verdade que liberta" nos salvará.
Mas, até agora não aceitamos.
E o escapismo universal segue devastando o homem e tudo.
A procura de si mesmo - em silêncio e só - é a esperança.
E a minha esperança é que se voltem para ela todos os
homens.
Sendo o novo aquilo que não se conhece até então, conhece-te a ti mesmo e tenha uma vida nova à cada instante!
DEUS É BOM O TEMPO TODO
Quando o "conhece-te a ti mesmo" dito por Sócrates nos esplendores da Grécia me atropela, penso, penso, penso e me chega Santo Agostinho e o próprio João Batista, acompanhado de mais convidados com idêntica querela. Adentra São Francisco abraçando lobos, Buda falando de equilíbrio e eu em pleno descompasso num mundo de traições, crimes e guerras em dor...
Se me deixo conduzir por tais informes das TVs e de jornais, rodo a tramela e tranco o imenso sol ainda oculto na linha do horizonte, ínsito á área de serviço num quarto escuro que se amplia sem esperança, sem otimismo, sem janela.
Conhece-te a ti mesmo
És o maior objetivo da vida
Más para conheceres
Terás que passar por desafios
Tu conheceras a felicidade
Tu conheceras a tristeza
Tu conheceras o amor
Tu conheceras a dor
Tu presenciaras a vida
Tu presenciaras a morte
É quando estiver presenciando
O fim tu conheceras a si
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo” Busque o autoconhecimento, pois seria o primeiro passo para uma vida plena e uma filosofia autêntica. Não duvide de nada, nem acredita em tudo. Examinar e investigar tudo que nos é proposto é sábio, mas muitas vezes é amargo.
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo, o universo é a obra de Deus, logo você chegará a Deus que tem a chave para a manifestação total da sua potência."
“Conhece-te a ti mesmo”: Sobre a palavra Poder, relaciono ao autoconhecimento que contém a essência da vida no interior do ser humano. Tudo se torna possível: primeiro, porque em todas as circunstancias e situações podemos desenvolver o autocontrole e capacidade de alterar o comportamento. É preciso estar disposto e assumir uma nova postura. Não podemos ficar de fora, acredito que a FÍSICA DO AMOR, de acordo com cada tema é uma metodologia que torna o caminho mais fácil. Se desejamos FELICIDADE e PAZ, é preciso mudar. Definir objetivos, escolher viver por eles, esse é o PODER que nos possibilita manifestar o DESEJO REAL para sair do lugar para construirmos a nossa realidade pela tríade: pensamento, sentimento e ação muito consciente pela Lei da Simpatia Universal.
“E se me perguntarem seu nome o que lhes direi? Diga que eu sou o que sou. Este é meu nome (Eu Sou)”. Êxodo 3:14 -14.
VIGÉSIMO OITAVO HEXÁSTICO
“conhece-te a ti mesmo” é nada
é puro pensamento inútil
é motor sem qualquer potência
todo “eu” é o todo desconhecido
a primeira e única essência
é tempo… é espaço… do “eu” nascido
"Torna-te aquilo que és. Conhece-te a ti mesmo. Procure manejar habilmente os instrumentos essenciais a tua auto-construção. Encare com serenidade seus medos e lapides suas virtudes. Seja magnânimo, e por conseguinte, tua lembrança será agradável, tua presença insubstituível e tua existência relevante".
Conhece-te a ti mesmo!
“Apesar de muitas vezes abusarem do coração maravilhoso que Deus me deu, eu odiaria ser diferente“.
Concordo com o pensamento. A minha mais pura verdade e pensamento constante.
Musas inspiradoras para autoanálise
O que penso sobre mim fala muito mais de mim do que o que pensam de mim.
Porque, se eu me deixar levar pelo que pensam de mim, eu posso correr o risco de deixar de ser eu mesma. Eu não posso perder a minha identidade por causa dos outros; eu preciso ser eu mesma. Eu não posso ser o que querem que eu seja, nem pensar como querem que eu pense, nem fazer o que querem que eu faça para satisfazer os seus caprichos. 
Logo, não importa o que pensam ou dizem de mim quando eu sei o que Deus pensa e diz sobre mim. Porque o que dizem ou pensam de mim pode até estar certo, às vezes, e pode até me ajudar se estiverem certos, mas com certeza o que Deus diz ou pensa de mim é o que verdadeiramente devo considerar acima de qualquer opinião humana porque isso sim é plenamente certo.
Não é que eu me ache perfeita e “sempre certa”, mas porque é uma realidade que a gente reconhece dentro de si mesmo pelos próprios atos apesar de não acreditarem na gente. Uma pena!
Eu sei quem eu sou quando acerto e também quando eu erro apesar de pensarem que eu não reconheço minhas próprias falhas. Mas Deus sabe o quanto eu as reconheço: ciúmes, inveja, raiva, entre outros sentimentos ou emoções ruins, e bons também.
Essa assunção de si mesmo não é algo simples de se fazer, mas extremamente necessário para que possamos vencer a nós mesmos em nossas debilidades humanas. Se não for assim, se não houver confissão e desejo de autocorreção, estaremos dando brecha para depressões, desânimos, falta de paz. Se eu não reconhecer essas coisas diante de Deus a cada vez que elas se manifestam, eu jamais alcançarei a minha libertação para alcançar a minha paz. E Deus sabe que isso é verdade.
É porque as pessoas não nos conhecem como Deus nos conhece. Elas nos confundem devido às suas pessoalidades. Quando o seu modo de ser e de pensar, ou seja, quando a sua concepção de vida destoa da nossa, torna-se realmente difícil um compreender o outro.
Porém, uma coisa eu tenho aprendido na vida: eu preciso aprender a me adaptar às pessoas e não esperar que elas se adaptem a mim. Esse é um grande começo para uma grande conquista de paz interior e exterior.
Tornamo-nos desamados sem mais nem menos, sem mais nem porque de quem menos se espera. Muitas vezes o desamor surge gratuitamente, sem maiores explicações para o desamado porque só quem entende esse desamor é quem passa a desamar pelos motivos que só ele conhece.
Deus nos ajude a sermos cada dia melhores. Amém.
O maior filósofo grego dizia: "Conhece-te a ti mesmo".
A Bíblia diz: "Conhece a Deus".
Hoje, o mercado do trabalho exige que você conheça bem a sua área de atuação.
Percebe como tudo envolve o conhecimento?
Mais de 2500 anos se passaram desde que Sócrates sentenciou: "Conhece-te a ti mesmo" e o homem ainda não conseguiu. Alguns pensam que sim.