Conflito
Diante de situações conflituosas, pessoas incompetentes tendem a se tornarem intolerantes e prepotentes, devido à não estarem cientes de seus limites intelectuais, enfatizando as expectativas do chamado Efeito Dunning-Kruger.
"Existência"
Nos porões da mente
Surgem os conflitos
Ambíguos sentimentos em disputa do nosso domínio
E a humanidade segue, insensível, incapaz
de descobrir os anseios que se encarceram em nossa memória...
E segue o ser desumano consigo próprio
Sem ouvir a voz da felicidade a sussurrar no seu ouvido: - "procure-me nas decepções e dificuldades, e principalmente, encontre-me nas coisas anônimas da existência" (AC)...
Assim esquece o ser
De dominar o leme da sua trajetória
E navega ao léu, conduzido pelas ondas de um lago...
Quem dera pudéssemos ser senhores da nossa existência!
Sigamos pois
Nossas alegrias e nossos sonhos.
Credibilidade é o atributo, qualidade, característica de quem ou do que é passível de ser acreditado ou há confiabilidade. Aquele que assume um compromisso e sempre cumpre consideramos uma pessoa confiável. Quando não tenho certeza, uso os termos vou tentar, e jamais me comprometo com aquilo que não posso realizar. Se faço promessas sabendo que não irei conseguir, vou transmitir insegurança, incerteza, melhor não prometer e deixar claro que vamos fazer o possível para que seja concretizado. Desta forma não deixamos a nossa honra, sinceridade e honestidade em desiquilíbrio e não ficara expresso reflexos de dúvidas do meu caráter. Sou o que sou. Não assumo o impossível para que não gere um próprio conflito interno e entre em contrariedade, por demais desgastante. Não levo vantagens pessoais, não engano, enfim não uso de má-fé. Prefiro me comprometer com pouco, mas que seja accessível a cumprir, desta forma não gero imensas expectativas e se for possível realizar mais do que propus com certeza será satisfatório para aquele que recebe e uma recompensa até para o meu ser interior. Prometi e cumpri. Se por ventura perceber que o prometido não poderá ser cumprido dentro do prazo estabelecido, vá direto ao assunto, e não entre em rodeios, avisa aquele que tanto espera, pois desta forma será transparente, afinal imprevistos são passíveis de ocorrer. Confiança se conquista. Certos de que quando prometer irei cumprir desejo a todos uma noite tranquila!
Desculpe-me, garota, por não demonstrar o carinho que deveria ter contigo assim como tem comigo. Estou em um momento de conflito com o meu eu, e ando atormentado com meus pensamentos debatendo a devida situação de auto descobrimento.
Quando chegar a tempestade, espere o vento passar, às vezes palavras são inúteis em meio ao conflito.
Quem cala não consente, pode ser uma forma de se poupar quando o outro não quer escutar e sim impor sua razão por uma necessidade do ego.
PAZ UTÓPICA
Pense no mundo melhor,
sem revólver nem canhão,
sem buraco de trincheira,
sem a guerra de nação.
A paz é só utopia,
não passa de miopia,
mera imaginação!
A verdadeira felicidade é pessoal e intransmissível. A nós pertence e a ela devemos todo o respeito e capacidade de proteção. A felicidade de que vos falo é um estado de espírito. Não falo de pulos, de risadas, de selfies sorridentes. Trata-se de uma profunda gratidão pela vida; de um respeito pelos erros cometidos; pela resiliência viva em nós; pela vontade férrea de aprender mais e de evoluir sabiamente; de cultivar profundamente a bondade e o entendimento sereno da existência.
É nas condições mais adversas, mais dolorosas, mais destruidoras, mais conflituosas que experimentamos a glória da felicidade permanente, inviolável e única.
Procura nos teus próprios labirintos a tua felicidade. Esse é o lugar de sonho! A paz!
2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
O ponto ideal: aquele terreno produtivo e desconfortável localizado um pouco além das nossas habilidades atuais, onde nosso alcance excede nossa compreensão. A prática intensa não se trata simplesmente de um conflito. E sim de buscar um conflito em particular, que envolve um ciclo de ações distintas.
Sou uma mulher
guerreira,
como tantas outras,
mas ao mesmo tempo
há uma guerra dentro
de mim. É, sinto-me assim!
Creio eu - creio somente - que o Universo é uma belíssima e misteriosa ilusão, e que o acaso que cerceia sua criação não é um acaso, é proposital. É a atemporalidade da consciência que cria o conflito entre a hipótese e o empirismo.
Não adianta mostrar o caminho da praticidade e da lucidez a quem busca problemas e drama. Isso só traz desgaste emocional e uma carga a mais de conflitos.
Caminhar dentro de si livremente, sem assombros da consciência ou conflitos pendentes, é sem dúvida uma das maiores conquistas pessoais.
Crie uma atitude mental que mais se pareça com você e se comporte de acordo com o que acredita, pois, se houver discordância mente-corpo haverá um grande conflito a se resolver. Refletimos aquilo que pensamos o tempo todo ,portanto, não nade contra a maré.
Às vezes, achamos que queremos resolver os conflitos, mas nossos métodos apenas pioram as coisas. Sentimos raiva e nos tornamos ameaçadores, achando que devemos obrigar as pessoas a fazerem o que queremos. (...) Nossas reações de raiva só pioram os problemas. Nós nos tornamos valentões e não percebemos que, no fundo, os valentões não têm força nenhuma.
"A história nos conta que o Dragão usou poderes políticos e religiosos para oprimir e perseguir o povo de Deus.Na profecia dos últimos dias não será diferente."