Confia no Senhor
O espelho
Nós . . . , vendo como num espelho a glória do Senhor, estão sendo transformados na mesma imagem. - 2 Coríntios 3:18
Escritura de hoje : Tiago 1: 22-25
Anos atrás, Walter A. Maier, um eloquente pregador de rádio, contou sobre um chefe tribal africano que foi presenteado com um espelho por um visitante. Ele olhou curiosamente para o copo e comentou a feiúra da pessoa que viu. Quando ele percebeu que estava olhando para si mesmo, ficou furioso e quebrou o espelho em uma pedra.
O apóstolo Tiago descreveu a Palavra de Deus como um espelho no qual podemos nos ver refletidos (1: 23-24). Mostra-nos que, embora tenhamos sido criados para refletir o caráter de Deus, em nossa condição decaída somos espiritualmente feios e marcados pelo pecado.
Mas quando colocamos nossa fé em Jesus Cristo, renascemos espiritualmente (João 3: 3-8). Então, quando olhamos para a Palavra de Deus, nos vemos como Deus nos vê - nossa feiúra se transformou na beleza da semelhança de Cristo. E crescemos à Sua semelhança a partir desse ponto.
O que você vê quando olha no espelho das Escrituras? Você hesita em ler a Bíblia porque mostra a feia aparência de sua incredulidade? Ou você o lê com gratidão, vendo a si mesmo como Deus, o Pai, vê você - como Seu filho espiritualmente renascido, que está se tornando cada vez mais parecido com Seu Filho amado? (2 Coríntios 3:18).
Ter Jesus em sua vida faz a diferença.
Refletir e orar
A Bíblia, ó Senhor, é como um espelho
Que me mostra a necessidade do meu coração,
pois nela vejo uma imagem precisa,
Um retrato meu - cada parte. —Hess
A Palavra de Deus é o único espelho que pode transformar nossa aparência. Vernon Grounds
O Sal da Gratidão
Oh, agradeça ao Senhor! Invoque o Seu nome; tornar conhecidos os seus feitos entre os povos. - Salmos 105: 1
Escritura de hoje : Salmos 105: 1-7
Um garotinho disse: “Sal é o que estraga as batatas quando é deixado de fora”. Usando o mesmo tipo de definição negativa, podemos dizer: “Gratidão é o que estraga a vida quando é deixado de fora”.
Uma disposição de gratidão contínua vem de uma confiança inabalável na sabedoria, poder e bondade de Deus, não importando quais sejam as nossas circunstâncias. As pessoas que possuem a qualidade da gratidão podem ser pobres nos bens deste mundo, mas são verdadeiramente ricas em termos espirituais.
Algumas das pessoas mais agradecidas que conheço têm poucos bens materiais e pouco dinheiro em suas contas bancárias. Um personagem de uma das histórias de Charles Dickens comenta: “Não saber em uma refeição onde farei a próxima é uma grande ajuda para agradecer.”
As riquezas, por outro lado, podem ser uma desvantagem. Uma mulher rica disse ao médico que estava frustrada com um desejo inquieto de acumular mais e mais coisas. Ele respondeu: "Esses são os sintomas usuais de muita facilidade em casa e pouca gratidão no coração".
Não importa quais sejam suas circunstâncias, conte suas bênçãos. O Salmo 105 nos lembra: “Agradeça ao Senhor! . . . Lembre-se de Suas maravilhosas obras ”(vv.1,5). O sal da gratidão ajuda a melhorar a vida de toda a vida.
Refletir e orar
Agora agradecemos a todo o nosso Deus
Com corações, mãos e vozes,
Que maravilhas fizeram,
Em quem Seu mundo se alegra. —Rinkart
Uma boa atitude começa com gratidão a Deus. Herbert Vander Lugt
O que é realidade?
Seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei ele medita dia e noite. - Salmo 1: 2
Escritura de hoje : Salmo 1: 1-6
O desenho mostrava um pai frustrado trocando um pneu furado na chuva. Seus dois filhos estavam olhando pela janela do carro. Em resposta à reclamação deles, ele disse: “Você não entende? Esta é a vida. É isso que está acontecendo. Não podemos mudar para outro canal! ”
Televisão e realidade - o primeiro distorce o segundo? Após 10 anos de pesquisa, o analista de mídia Kenneth Curtis mediu o impacto da TV na sociedade. Ele concluiu que a tela onipresente e oscilante tenta constantemente nos dizer quais comportamentos e atitudes são desejáveis. Ele descreveu o efeito da TV como um processo sutil que se tornou uma força significativa na definição da realidade.
Se isso for verdade, é melhor tomarmos cuidado com o que assistimos. As redes não estão comprometidas em retratar os valores cristãos. Muitas coisas que são apresentadas como aceitáveis são de fato perigosas. Além disso, assistir TV nos torna observadores passivos em vez de participantes ativos na solução dos problemas da vida. A violência, o sexo e o materialismo na TV podem nos tornar insensíveis ao chamado de cristãos para sermos sal e luz em um mundo pecaminoso.
Somente ao meditarmos na Palavra de Deus (Salmo 1: 2), podemos ter a perspectiva correta. Para evitar uma visão distorcida da vida, devemos permitir que a verdade de Deus defina a realidade.
Refletir e orar
Nossos pensamentos são moldados pelo que vemos,
e pensamentos afetam nossa alma;
Então, se quisermos lucrar com a TV,
devemos estar no controle. —DJD
A Bíblia é o melhor guia de TV. Mart DeHaan
Você mora em uma caixa?
O Senhor dará graça e glória; nada de bom Ele negará aos que andam na retidão. -
Salmos 84:11
Escritura de hoje : Salmo 84: 1-12
Por incrível que pareça, Alexander Whortley viveu em um mini-trailer de 3 pés de largura, 4 pés de comprimento e 5 pés de altura até a morte aos 80 anos. Era de madeira, tinha um teto de metal e o abrigava. todos os seus poucos bens. Não importa onde ele trabalhasse, Whortley optou por passar a vida naquele espaço apertado, mesmo que quartos maiores estivessem sempre disponíveis.
Não consigo imaginar por que alguém escolheria morar em uma caixa - certamente não se moradias com muito mais espaço para os cotovelos estivessem disponíveis. Mas estamos nos deixando espremidos em caixas estreitas de um tipo diferente? Estamos cercados pelo egoísmo, um espírito implacável, amargura ou hábitos pecaminosos? Estamos presos à descrença com sua estreiteza de visão semelhante a um caixão, vendo apenas este pequeno mundo e esta breve vida como a soma sufocante de nossa existência?
Deus quer que vivamos na alegria expansiva de Sua força, realizando a segurança de Sua proteção e a bênção de Seu favor (Salmo 84:11). Ele nos exorta com amor a habitar na espaçosa mansão de fé e liberdade em Jesus Cristo. Mas, para fazer isso, devemos, em obediência ao Senhor, sair de nossas caixas espirituais e abandonar a dúvida, a culpa e o medo que constringem nossas almas.
Refletir e orar
Há uma amplitude na misericórdia de Deus
Como a amplidão do mar;
Há uma bondade em Sua justiça,
que é mais do que liberdade. - Faber
A cerca da incredulidade nos impede de desfrutar dos campos abertos da graça de Deus. Vernon Grounds
Há esperança
É o suficiente! Agora, Senhor, tira minha vida, pois não sou melhor que meus pais. -
1 Reis 19: 4
Escritura de hoje : 1 Reis 19: 1-7
Uma velha lenda fala de um anjo que foi enviado por Deus para informar Satanás que todos os seus métodos para derrotar os cristãos seriam tirados dele. O diabo pediu para ficar com apenas um. "Deixe-me manter a depressão", ele implorou. O anjo, pensando que este é um pequeno pedido, concordou. "Bom!" Satanás exclamou. Ele riu e disse: "Nesse único presente, eu assegurei tudo".
Em um livro agora esgotado sobre depressão, o autor Roger Barrett a descreve como uma “experiência miserável que o deixa exausto, não envolvido e em profundo desespero desesperado. . . . Você se sente condenado, preso. . . . É horrível!
Em todas as épocas, o povo de Deus tem lutado com essa emoção incapacitante. O grito de Elijah “Basta! Agora, Senhor, tira minha vida! ”É o clamor de um homem desanimado (1 Reis 19: 4). Outros, como Jó e Davi, conheciam uma agonia semelhante da alma, mas emergiram dela com uma fé mais forte. Isso é encorajador!
A depressão pode estar enraizada em causas espirituais, mentais ou físicas, e não devemos ter medo de procurar conselhos piedosos e ajuda médica. Qualquer que seja a causa inicial, Satanás adoraria nos derrotar, mantendo-nos em nossa condição de fome de esperança. É por isso que precisamos ver que nossa ajuda final está em Deus - pois Ele nos ama e deseja brilhar Sua luz através das nuvens que nos cercam. Ele é o Deus da esperança.
Refletir e orar
Senhor, dê-nos graça para confiar em Ti quando
os encargos da Vida parecem demais para suportar;
Dissipe as trevas com nova esperança
E ajude-nos a superar o desespero. —Sper
Ninguém é impossível quem conhece o Deus da esperança. Dennis J. DeHaan
Deus ama ateus
Deixe o ímpio abandonar o seu caminho. . . volte para o Senhor, e Ele terá piedade dele. -
Isaías 55: 7
Escritura de hoje : Isaías 55: 1-7
Madalyn Murray O'Hair foi talvez o ateu mais notório dos anos 1900. Frequentemente profana e sarcástica, ela era uma debatedora poderosa que gritava seus oponentes religiosos.
Depois que O'Hair desapareceu misteriosamente em 1995, seus diários foram leiloados para pagar os impostos que ela devia ao governo federal. Eles revelam um ser humano infeliz que não confia nem nos membros da Associação Americana de Ateus. Ela aprovou esse julgamento severo: “Eu falhei no casamento, na maternidade e como política.” No entanto, ela ansiava por aceitação e amizade. Em seu diário, ela escreveu seis vezes: "Alguém, em algum lugar, me ama".
Em vez de ver ateus como O'Hair como inimigos, devemos vê-los como pessoas doentes de pecado a quem Deus ama. Eles têm um vazio em suas vidas que somente Ele pode preencher. Em Isaías 55: 7, ouvimos Deus chamar os ímpios, convidando-os a vir a Ele e experimentar Sua misericórdia e perdão.
Nós que experimentamos a graça do Senhor temos a oportunidade de proclamar Seu convite a outros. Mesmo diante da hostilidade, podemos dizer àqueles que deram as costas a Deus que, se responderem ao Seu amor por eles, encontrarão paz para seus corações perturbados.
Refletir e orar
Senhor, ajude-nos a contar sobre o seu amor pela humanidade -
um amor pelos enfermos do pecado, pelos quebrantados, pelos cegos;
Ajude-os a ver pela maneira como vivemos
A totalidade do ser que você deseja dar. —DJD
Amar os pecadores é ser como Jesus. Vernon Grounds
Influências precoces
[Josias] fez o que era certo aos olhos do Senhor. - 2 Crônicas 34: 2
Escritura de hoje : 2 Crônicas 34: 1-13
Josias, cujo pai e avô eram extremamente iníquos, tornou-se um dos melhores reis da história de Judá. O que o fez tão diferente? O que o deixou tão comprometido em fazer o que era certo? Sem dúvida, ele foi influenciado pelas pessoas que estavam perto dele nos seus primeiros anos. Sua mãe provavelmente moldou e moldou sua vida, assim como o “povo da terra” que garantiu o trono para ele quando ele tinha apenas 8 anos de idade (2 Crônicas 33: 25-34: 1).
As pessoas cujas vidas tocam a nossa quando somos jovens ou quando nos tornamos crentes, causam um grande impacto em nós. Olhando para os meus 80 anos, posso ver isso claramente. Meus pais tiveram a maior influência na minha decisão de confiar em Cristo em tenra idade.
Minha avó cega também tocou minha vida quando falou sobre a bondade do Senhor e recitou passagens da Bíblia de memória. Vários pastores fiéis, professores de escolas e outros deixaram uma marca na minha vida para Deus e para o bem.
Graças a Deus por todos os que nos ajudaram e nos guiaram quando crianças, e que pelo exemplo deles nos indicaram Cristo. E sempre façamos o possível para ser uma influência semelhante a Cristo nas crianças e novos crentes em nossas vidas.
Refletir e orar
Pensando bem
Quais pessoas estão dentro da minha esfera de influência?
Meu exemplo afeta outras pessoas por bem ou por mal?
De quem exemplo devo seguir? (1 Coríntios 11: 1).
Nossa melhor herança é um exemplo de Deus. Herbert Vander Lugt
Quais são as nossas opções?
Pedro respondeu: "Senhor, a quem iremos? Você tem as palavras da vida eterna". -
João 6:68
Escritura de hoje : João 6: 48-69
Em uma coluna de jornal pré-eleitoral, William Safire fez a pergunta: "O que você faz quando o candidato que você apóia toma uma posição que você não gosta [ou quando] o candidato que você opõe toma uma posição que você admira?"
Safire sugeriu três opções:
1. Trocar candidatos.
2. Fique com sua escolha original e coloque um botão que diz: "Ninguém é perfeito".
3. Seja como a velha proverbial que diz: “Eu nunca voto. Apenas os encoraja.
Agora pense no paralelo espiritual. Quais são as nossas escolhas quando Jesus, nosso líder, assume uma posição que não gostamos, ou quando o inimigo a que nos opomos se posiciona mais ao nosso gosto? Alguns mudarão e não andarão mais com Cristo (João 6:66). Mas essa não é uma opção válida para aqueles que O conhecem (v.68). Também não podemos usar um botão que diz: "Ninguém é perfeito". Jesus é o Santo de Deus. Ele é perfeito. Se discordamos dele, é porque estamos errados. Além disso, não podemos ser como a pessoa que nunca vota. Nosso Senhor não nos deu essa opção. Nós devemos escolher quem nós seguiremos.
Hoje, precisamos ser tão sábios quanto Pedro e os outros discípulos. Devemos seguir o Senhor mesmo quando Seus caminhos são contrários aos nossos.
Refletir e orar
Algumas pessoas seguem Jesus Cristo,
e depois se viram e se afastam;
Mas Jesus dá vida eterna
àqueles que confiam nele e obedecem. —Sper
Ninguém pode ser neutro em relação a Jesus. Mart DeHaan
Carregado aqui!
O Senhor registrará, quando registrar os povos: "Este nasceu ali". - Salmos 87: 6
Escritura de hoje : Salmo 87: 1-7
Por muitos anos, um adesivo popular no Colorado exibia uma única palavra - NATIVO. Ele proclamava a cada nova chegada: “Você acabou de se mudar, mas eu nasci aqui. Este é o meu estado, minha herança e eu pertenço. ”
Nossa nacionalidade, cidadania e senso de pertencimento são geralmente determinados por nascimento. Isso era especialmente verdade para os israelitas nos tempos do Antigo Testamento. Eles não eram apenas o povo de Israel, mas o povo de Deus.
Pode parecer surpreendente, então, ler no Salmo 87 que pessoas de nações gentias rivais serão um dia tratadas como se tivessem "nascido" em Sião (vv.4-5). Herbert Lockyer diz sobre esta passagem: “Se alguns nasceram no Egito ou vieram da Etiópia, todos serão igualmente homenageados como filhos nascidos em casa da cidade de Deus. Os orgulhosos do Egito, os mundanos da Babilônia, os irados da Filístia, os cobiçosos de Tiro serão trazidos para o poder regenerador e transformador do Espírito de Deus. ”Isto é, eles renascerão espiritualmente.
Pela fé em Jesus, nós também nascemos de novo (João 3: 1-18). Agora somos cidadãos da “cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial” e nossos nomes são “registrados no céu” (Hebreus 12: 22-23). Louve a Deus! Nascemos em Sua família com todos os privilégios que os acompanham!
Refletir e orar
Que bênção nascer de novo!
Ser renovado, libertar-se do pecado;
Que perspectiva de viver no céu,
como filho de Deus, purificado e perdoado! - Fitzhugh
Jesus nasceu para morrer, para que pudéssemos nascer de novo. David C. McCasland
Experimente o Dia de Ação de Graças
É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. -
Salmo 92: 1
Escritura de hoje : Salmo 92: 1-9
Quando estamos passando por um momento difícil, podemos não nos sentir particularmente agradecidos. No entanto, mesmo em períodos de sofrimento e medo, podemos agradecer a Deus por Suas promessas abundantes e bondade infalível. Quando expressamos nossa gratidão a Deus, uma mudança maravilhosa ocorre dentro de nós.
Henry W. Frost, veterano missionário na China, descobriu isso por si mesmo. Ele disse: “Recebi notícias tristes de casa e sombras profundas cobriram minha alma. Rezei, mas a escuridão não desapareceu. Convoquei-me a suportar, mas a escuridão apenas se aprofundou. Depois, fui a uma estação do interior e vi na parede da casa da missão estas palavras: Tente o Dia de Ação de Graças. Eu fiz, e em um momento todas as sombras se foram, para não voltar. Sim, o salmista estava certo. 'É bom dar graças ao Senhor.' ”
Talvez você tenha sentido uma sombra sobre sua vida espiritual recentemente. Ou talvez você esteja lutando sob cargas pesadas que parecem insuportáveis. Nesse caso, incline a cabeça e agradeça ao Senhor por tudo o que ele fez por você. Diga a ele que você sabe que ele te ama e não o abandonou. Expresse sua gratidão por sua salvação, pela própria vida e pelas coisas boas que Ele lhe deu. Então você começará a experimentar por si mesmo a bênção do agradecimento.
Refletir e orar
Se fôssemos gratos por tudo
Do jeito que Deus nos diz,
que mudança maravilhosa em nossa vida poderíamos
ver! - Eaker
Um coração pesado fica mais leve quando o peso da ingratidão é elevado. David C. Egner
A gratidão é contagiosa
Abençoe o Senhor, ó minha alma, e não esqueça todos os Seus benefícios. -
Salmo 103: 2
Escritura de hoje : Salmo 103: 1-22
Embora o esquecimento às vezes aumente com a idade, é realmente comum a todos nós. Até as crianças têm lapsos de memória e se desculpam dizendo: "Eu esqueci!" Mas há um tipo de esquecimento que é indesculpável em qualquer idade - esquecer de ser grato a Deus. O salmista Davi estava determinado a não falhar com o Senhor dessa maneira, por isso exortou sua alma: "Não esqueça todos os seus benefícios" (Salmo 103: 2).
Davi não manteve em segredo seu agradecimento a Deus. No Salmo 34: 2, ele escreveu: “Os humildes a ouvirão e se alegrarão.” E quem eram os humildes? Eles eram aqueles que, como David, estavam passando por tempos difíceis. Por que eles ficariam felizes em ouvir seus louvores? Porque a própria fé deles foi fortalecida quando ele testemunhou sobre a ajuda de Deus para ele em tempos de medo (v.4), problemas (v.6), necessidade (v.10), tristeza (v.18) ou aflição (v. 19)
Quando foi a última vez que você elogiou abertamente e sem vergonha a Deus por ajudá-lo em suas dificuldades? Alguém disse: “Se os cristãos louvassem mais a Deus, o mundo duvidaria menos dele”. Portanto, não é apenas apropriado expressar sua gratidão por todos os Seus benefícios, mas seu exemplo também pode incentivar outros a passar da dúvida para a fé como você o louva.
Refletir e orar
Agradeça ao Senhor quando houver problemas,
expressando Seu amor e graça;
Louvor agradecido fortalecerá a fé,
Transforme provações em bênção. —DCE
Uma atitude de gratidão pode tornar sua vida uma bem-aventurança. Joanie Yoder
Eu vou fazer isso mais tarde
Enquanto ele permaneceu, os homens seguraram sua mão. . . o Senhor sendo misericordioso com ele. - Gênesis 19:16
Escritura de hoje : Gênesis 19: 12-29
Um boletim do Clube dos Procrastinadores da América é impresso de vez em quando e é gratuito para os membros de sua organização. Uma amostra de uma edição diz:
“Por favor, perdoe-nos desta vez, mas a mensagem do presidente, planejada para aparecer neste espaço, perdeu nosso prazo final e prometemos fazer todos os esforços para preparar uma mensagem a tempo de nossa próxima edição, se e quando sai, desde que não sejamos empurrados ou apressados e acabemos com uma mensagem tão inferior quanto esta. ”
Às vezes, a procrastinação é engraçada. Mas, como Gênesis 19 revela, uma resposta tardia aos mandamentos de Deus é um assunto sério. Quando o Senhor disse a Ló para tirar sua família de Sodoma e correr por sua vida, ele agiu apropriadamente no início (v.14). Mas então ele permaneceu na cidade até que os anjos de Deus agarraram sua mão e o tiraram (v.16). Se o Senhor não tivesse perdoado misericordiosamente a procrastinação de Ló, ele e toda a sua família teriam sido destruídos.
Senhor, muitas vezes somos como Ló. Por favor, seja misericordioso conosco, como você era com ele. Sabemos que devemos ser tão rápidos em fazer a Sua vontade como Jesus era. Precisamos da ajuda do Seu Espírito Santo para nos permitir dar a pronta obediência que você tanto merece.
Refletir e orar
Adiando a procrastinação
Que coisa importante você adiou?
Quando você fará isso?
__ Verifique aqui quando terminar.
Um dos "truques" mais eficazes de Satanás é "espere um pouco". Mart DeHaan
Senhor, ouça nossa oração!
O Senhor ouviu minha súplica; o Senhor receberá minha oração. - Salmos 6: 9
Escritura de hoje : Salmo 6: 1-10
Durante cada culto matinal em uma pequena igreja em que participei, a congregação compartilhava pedidos de oração. Depois de cada um, o pastor dizia: “Senhor, à tua mercê”, e o povo respondia: “Ouça nossa oração.” Um domingo, um garoto de quatro anos atrás de mim se tornou mais intenso após cada pedido, até que ele finalmente gritou: “Ouça nossa oração!” O garotinho provavelmente expressou o que muitos de nós estávamos sentindo naquela manhã.
Como cristãos, acreditamos que Deus nos ouve quando oramos, não porque merecemos, mas porque Cristo abriu o caminho para falarmos diretamente com o Pai. Freqüentemente, fazemos nossos pedidos com tranquilidade e confiança, mas há momentos em que não podemos deixar de clamar a Deus de coração partido e angústia.
No Salmo 6, quase podemos ouvir os soluços de Davi quando ele implorava a Deus por misericórdia, ajuda e cura. No entanto, mesmo tendo enfrentado pessoas difíceis e circunstâncias esmagadoras, Davi afirmou sua confiança em Deus: “O Senhor ouviu a voz do meu choro. O Senhor ouviu minha súplica; o Senhor receberá minha oração ”(vv.8-9).
Hoje, nessa misteriosa mistura de confiança e clamor, podemos levar tudo ao nosso amoroso Pai celestial, dizendo: "Senhor, à tua mercê, ouça nossa oração!"
Refletir e orar
Deus nos ouve quando clamamos a Ele.
Nenhuma voz é ignorada;
Os sons de louvor, os pedidos de dor
são todos ouvidos pelo Senhor. —Sper
Na oração, Deus ouve mais do que apenas palavras - ouve seu coração. David C. McCasland
Não é da sua conta
Pedro, vendo [João], disse a Jesus: "Senhor, e quanto a este homem?" - João 21:21
Escritura de hoje : João 21: 15-25
Em seu livro The Unchained Soul , Calvin Miller descreve sua própria luta com inveja e orgulho. Quando ele estava pastoreando, ele e outro membro da igreja listaram suas casas à venda na mesma época. Demorou um ano para vender a casa de Miller, enquanto a outra casa foi vendida em três dias. Quando as pessoas perguntavam ao outro homem por que sua casa vendia tão rapidamente, ele sempre respondia: "Acabei de colocar essa casa nas mãos de Deus, e o Senhor a vendeu em três dias".
Miller confessou que toda vez que ouvia o homem dizer isso, ele dizia a Deus: "Ei, Deus, o que você tem contra mim?" Ele admitiu ter reagido defensivamente ao orgulho desse homem sobre sua venda de três dias. Miller lembraria a Deus a profundidade de sua própria espiritualidade, comparada com a superficialidade da outra pessoa. Afinal, ele realizou incontáveis estudos bíblicos em sua casa e levou muitas pessoas ao Senhor, enquanto o outro homem também não.
Qualquer um de nós pode interessar-se egoisticamente pela maneira como Deus está abençoando a vida de outra pessoa, enquanto, ao mesmo tempo, ignora nossas próprias responsabilidades. Inveja e raiva às vezes podem ser o resultado. Quando o apóstolo Pedro ficou curioso sobre o futuro de João, Jesus disse que isso não era da sua conta. Ele lhe disse: "Você me segue" (João 21: 21-22). Que possamos aprender com a experiência de Pedro e manter nossos olhos em Cristo.
Refletir e orar
Um plano para você e um plano para mim -
Esta é a escolha de Deus -, então vamos ver
que devemos nos esforçar para fazer a vontade Dele
e em nossas vidas o plano Dele. - Fitzhugh
É difícil seguir a Cristo de perto se seus olhos estão focados nas pessoas ao seu redor. David C. Egner
O custo da rebelião
O temor do Senhor é o começo do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução. - Provérbios 1: 7
Escritura de hoje : Salmo 53: 1-6
A década de 1960 é conhecida pela rebelião de milhares de jovens. Mas desde a queda de Adão no Jardim do Éden, pessoas de todas as idades se rebelaram contra a autoridade - paternal, governamental e divina.
O tolo, mencionado no Salmo 53: 1, negou o domínio de Deus sobre sua vida. As pessoas de nossos dias fazem isso em seus corações e em suas ações.
É óbvio que a rebelião paga maus dividendos. Isso inevitavelmente resulta em um sentimento de vazio que muitas vezes leva ao alcoolismo, toxicodependência, práticas religiosas bizarras, imoralidade flagrante, lares desfeitos, doenças incuráveis e desespero. Infelizmente, muitos experimentam o alto custo de colocar o que chamam de “meu caminho” acima de “caminho de Deus”.
O salmista retratou Deus como vendo o desafio dos ímpios, observando seu antagonismo contra o Seu povo, e atingindo-os com pânico perplexo (Salmo 53: 5). De uma maneira ou de outra, as pessoas que “desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1: 7) sempre pagam um preço alto.
Viver como se Deus não fosse tolo, pois leva à dor, ao desespero e à morte eterna. Mas viver no "temor de Deus" é sábio, pois leva à satisfação, ao gozo e à vida eterna. Você deve decidir, então escolha sabiamente!
Refletir e orar
O tolo nega que Deus exista, a
verdade eterna desafia;
Mas quando o tolo acredita,
os ensinamentos de Deus o tornam sábio. - Fitzhugh
Ele é verdadeiramente sábio, que se submete à sabedoria de Deus. Herbert Vander Lugt
Oração de sempre
Querido Deus, pelo amor que Tu sentes por mim,
peço que o Senhor afaste do meu convívio todos
aqueles que me cercam fingindo me querer bem.
Eu sei que posso me iludir e me enganar, confiando
em palavras bonitas e nas aparêcias fingidas,
porém, Tu és Aquele que enxerga os segredos dos
corações, discerne o ódio, o egoísmo, a mágoa,
o orgulho e a inveja enrustida em competitividades
malignas. Eu creio que Tu és poderoso para me
proteger de toda falsidade que embaraça a
realização de bênçãos em minha vida. Acolha-me
em Tuas mãos, derruba as máscaras e me faça forte
para encarar as faces da decepção. Guarda o meu
coração de cultivar sentimentos réprobos, que eu
seja inspiração com o poder da leveza, que eu
floresça amor e exale contínuo perdão; resplandeça
a tua luz em minhas ações. Cura os feridos, Senhor!
Receba a minha adoração em gratidão. Amém.
— Jucelya McAllister
MANGUSTÃO
Moço, o senhor podia vender mangustão. Maneja tão bem todas as frutas que aqui estão expostas; um verdadeiro boticário - sabes olfativamente ofertar tantas delícias. O perfume mixado de manga rosa, goiaba, bergamota, jaca y jenipapo: não há quem não salive ao passar perto. Essa banca é a oportunidade de comer as cores que a vida sempre pariu. Também sou parido de árvore. Facilmente enraízo, me agrada sol, água boricada, 'auto poda', dou fruto, flor e desfolho. Desde que comi mangustão, procuro repetir o gozo. Tenho pedido pouco, agradecido muito. Até amor incondicional conheci. Já encontrei quase tudo o que acusei falta, mas mangustão tem sido a cobiça. O senhor podia vender mangustão! Veja que planejo comprar. Tantas coisas me são dadas para encontrar... meu recém poder de compra até esperança quis pagar.
Mudança de planos
O coração de um homem planeja seu caminho, mas o Senhor dirige seus passos. -
Provérbios 16: 9
Escritura de hoje : Provérbios 16: 1-9
Era a véspera de Natal em Oberndorf, na Áustria, em 1818. Joseph Mohr, o vigário da igreja, havia escrito uma nova música para o culto de véspera de Natal e o organista Franz Gruber a havia tocado. Mas o órgão da igreja da vila quebrou. Então Gruber pegou um violão e acompanhou Mohr na primeira versão de "Silent Night".
A história não termina aí, no entanto. Quando um homem veio consertar o órgão, Gruber testou-o tocando a nova música. O reparador gostou tanto da música que levou uma cópia para sua própria aldeia. Lá, quatro filhas de um fabricante de luvas da vila aprenderam a música e começaram a cantá-la em concertos por toda a região. Por causa desse órgão defeituoso, essa nova música de Natal abençoou pessoas de toda a Áustria - e eventualmente do mundo.
Quando as coisas quebram ou quando os planos mudam, como devemos responder? Freqüentemente nos preocupamos e nos preocupamos porque não temos o controle que gostaríamos de ter. É quando precisamos dar um passo atrás, confiar em Deus e esperar para ver como Ele vai usar a situação para Sua glória. As mudanças em nossas vidas podem não dar ao mundo algo tão notável quanto “Noite Silenciosa”, mas, como Deus está no comando, podemos ter certeza de que “tudo está calmo, tudo está brilhante”.
Refletir e orar
Às vezes, nosso plano não se desenrola da
maneira que pensávamos,
mas Deus está sempre no controle
Para usá-lo para o nosso bem. —Sper
No drama da vida, Deus é o diretor nos bastidores. Dave Branon
Nosso Salvador e Rei
. . . toda língua deve confessar que Jesus Cristo é o Senhor. - Filipenses 2:11
Escritura de hoje : Apocalipse 11: 15-18
Quando a rainha Elizabeth da Inglaterra era criança, seus pais fizeram uma festa no jardim no Palácio de Buckingham, mas uma tempestade obrigou a festa a se mudar para dentro de casa. Elizabeth e sua irmã mais nova entraram na sala onde os convidados se reuniram e foram educadamente bombardeados por perguntas. Durante uma pausa nas conversas, Isabel apontou para uma parede próxima e uma pintura de Jesus na cruz. Ela comentou: "Esse é o homem que meu pai diz que é realmente rei".
Quão certa ela estava ao reconhecer que o Salvador que morreu por nós agora reina sobre nós como “o rei dos reis e o senhor dos senhores” (1 Timóteo 6:15). Tendo ressuscitado dentre os mortos, Seu reinado será um dia reconhecido universalmente como todos os joelhos se dobram a Ele, seja por gratidão por escolha ou por força irresistível (Filipenses 2: 9-11). É possível, no entanto, confiar em Cristo para perdoar nossos pecados, mas às vezes falha em ceder ao Seu senhorio por tudo o que somos, temos e fazemos.
Você já reconheceu Jesus Cristo como seu rei? Você aceitou a Cristo como seu Salvador e Senhor? Você está disposto a permitir que Ele não apenas o salve do pecado, mas também governe sua vida? Hoje, escolha curvar-se diante dEle como seu soberano Senhor e ser Seu servo disposto e agradecido. Então você pode adorá-Lo como seu Salvador e seu Rei!
Refletir e orar
Deus cumpriu Sua promessa do nascimento do Salvador
Naquela noite maravilhosa quando Jesus veio à terra;
E ainda hoje a mensagem dos profetas soa:
Ele voltará a reinar como Rei dos reis. —Hess
Se você adora a Cristo como seu Salvador, não o ignora como seu Senhor. Vernon Grounds
O benefício de dar
Lembre-se das palavras do Senhor Jesus, que Ele disse: "É mais abençoado dar do que receber. - Atos 20:35
Escritura de hoje : 2 Coríntios 8: 1-15
Após o grande incêndio em Chicago em 1871, DL Moody foi a Nova York para solicitar fundos para suas vítimas. Quando ele chegou, foi apresentado a um homem rico, que foi relatado como muito generoso. Impressionado com a grande necessidade de Chicago, ele deu a Moody um cheque de uma grande quantia em dinheiro. Ele então dirigiu o evangelista a vários outros homens na área, que também deram grandes contribuições.
Quando o Sr. Moody estava prestes a sair, ele apertou a mão do benfeitor e fez o seguinte comentário: “Se você vier a Chicago, ligue para mim. Retornarei seu favor. O homem respondeu: Moody, não espere que eu vá. Faça isso com o primeiro homem que aparecer. ”Ao comentar essa experiência, Moody disse:“ Eu nunca esqueci essa observação. Tinha o anel do verdadeiro bom samaritano.
Aquele homem era o tipo de doador que agrada a Deus. Movido pelas necessidades dos outros, ele voluntariamente deu seus meios para aliviar o sofrimento deles. Ele não dava para ganhar atenção ou satisfazer seu ego. Ele também não deu "de má vontade ou por necessidade", mas com alegria (2 Coríntios 9: 7).
Podemos ter certeza de que nos beneficiamos mais quando damos, porque o Senhor Jesus disse: "É mais abençoado dar do que receber" (Atos 20:35).
Refletir e orar
Aquele que não tem outro prazer
jamais pode se alegrar com isso:
não em ter ou receber,
mas em dar, há bem-aventurança. - Anon.
A maior bênção vem para Aquele que livremente não dá e espera nada em troca. Richard DeHaan