Conduta
Desaprovação de minha conduta por outros não prova que estou errado, e menos ainda que mereço punição criminal
Você já considerou a possibilidade de estar errado? De estar sendo enganado pelo sistema de conduta e convívio em sociedade? De ser fruto de uma rede sistemática e extremamente complexa de pequenos desvios, com objetivo de mascarar a realidade? Já considerou a existência de uma mente mais sagaz e estrategista do que qualquer ser humano à face da terra, ou mais inteligente do que toda humanidade junta? Já parou pra pensar que a vida pode não existir somente na forma orgânica, mas que seres de luz e de trevas talvez nos rodeiem em todos os momentos do nosso dia-a-dia?
Os dirigentes de alguns países, nalgumas vezes sofrem com problemas de alienação de conduta. Eles põem sempre presente o redomoinho de pensamentos. Eles devem assedentar a Justiça e desassedentar pela boa prática da Justiça.
No ensinamento budista, diz-se que a senda é tríplice. Ela começa com a reta conduta, chamada shila, o que significa que todos os fatores obscurecedores, as paixões animais, os pensamentos egoístas que impedem a visão, devem chegar a um fim. Em segundo lugar, a senda implica em auxiliar a consciência a despertar através da observação, do escutar sensível e da profunda reflexão. Então a sabedoria começa a despontar. O caminho dá acesso a uma vasta esfera da qual não temos consciência agora. Então começa a revelar-se o supremo significado que abrange toda a vida.
Na dúvida em proceder sua conduta em situações de guerra, pare e pense: "- Se eu fosse Jesus o que faria?"
Deus me fez homem na coragem, no caráter e na conduta. Nada disso impede que eu chore, pois me fez com sentimentos...
A primeira impressão é a que fica é quase como uma regra em nossa sociedade, mas a conduta sempre fará a diferença no final. Mesmo sendo muito importante se apresentar bem, devemos ser mais observadores e deixar a própria pessoa aos poucos se apresentar, até porque, pessoas são enganadas a todo tempo, mas não por todo tempo. Quando buscamos em nossa percepção uma forma de esquadrinhar alguém estamos cometendo o erro do pré-conceito, mas se dermos tempo ao tempo, construiremos um conceito atualizado e real sobre a pessoa observada. Da mesma forma não devemos nos distrair achando que seremos rotulados de preconceituosos por não concordarmos com o mau comportamento alheio.
Estar preparado para vida; faz com que toda uma conduta seja adotada neste sentido. Mas proporcionalmente, uma boa dose de sabedoria faz-se necessária e sem, qualquer sombra de dúvida. Isto porque, na rotina diária, obstáculos podem sim surgir; repentinamente. Eles são como um tempero que dá um toque todo especial, em uma receita que compõe um todo; da própria trajetória terrena, em nível de aprendizado e autossuperação pessoal.
Compreender uma situação, ao usar como conduta, a neutralidade; faz com que haja um melhor aprendizado, sobre a mesma.
A estratagema ao combatar a imoralidade parte da conduta moral de cada ser dotado de consciência, pois ser influenciado em opiniões moralista te faz imoral. Tenha sua própria opinião e discorra como achar cabível mas sempre mantendo a moral e a ética.
Integridade é agir corretamente quando ninguém está vendo. Pessoas que tem uma conduta reta, independente da situação, inspiram respeito e confiança, constroem relações sólidas, duradouras e felizes. Eis um bom princípio para ser acrescentado ao código filosófico pessoal de conduta.
Nossa conduta é que irá determinar o que encontraremos no final de nossa caminhada, mesmo você achando que sua jornada tenha sido brilhante perante seus próprios olhos