Comunicação
Ele queria pensar em palavras que fariam alguma diferença, mas não havia nenhuma língua que ele soubesse que fosse suficiente para o momento ou que mudasse uma única coisa.
Palavra brincante
A palavra dança ao som da escuta do viajante à espera de sinais. Movimentos mostram buscas e um possível encontro. É na tinta esfumaçada de um papel rascunhado que a palavra cai, florida, finalizando seu último rodopio do esconde-esconde.
Palavras quanto nada ou tudo
A magia da linguagem à distância é perceber a distância entre a intenção e as palavras usadas numa fala. As palavras caminham, caminham, caminham e, de repente, surge um dado que não faz relação com as palavras, mas com a intenção num curvo-turvo caminho...
Se as pessoas discordam, geralmente é resultado de diferentes pontos de vista decorrentes de diferentes crenças fundamentais, não de que uma esteja certa e a outra errada.
Às vezes, há palavras demais ocupando espaço e não há espaço suficiente para pensar. Eu guardo um pouco de vazio por dentro para quando eu precisar.
Desenvolver o hábito de dar verdadeira importância ao diálogo constitui um mecanismo fundamental para consolidar laços de amizade e consideração. No que diz respeito a relacionamentos mais próximos, o modo de formular questões, a sinceridade, o momento propício, o tom de voz e o tipo de abordagem são fatores determinantes para a eficácia da comunicação e para a conservação de uma relação feliz.
Eu acho que nós até comunicamos muito bem, no nosso silêncio, no que não é dito, e que o que ocorre é uma evasão contínua, enquanto tentamos desesperadamente manter-nos a nós próprios para nós próprios. A comunicação é muito alarmante. Entrar na vida de outra pessoa é algo assustador. Divulgar aos outros a pobreza que está dentro de nós é uma possibilidade muito assustadora.
Quando você ler um crítico literário expressando o seguinte comentário sobre uma determinada obra: "Este é um livro de leitura difícil", leia-se: "O autor deste livro, apesar de ser muito inteligente e culto, não sabia como se comunicar objetivamente com os seus leitores".
Diante dos maus interpretadores de nossa fala, nosso silêncio e atitudes corretas nos representam melhor.
Afinal, a conversa era uma coisa frágil, como uma planta que só cresce em solo rico, quente e nutrido.
Suas palavras podem lhe abrir portas no coração das pessoas, ou serem rejeitadas e causar desconforto e dor. Ao falar, observe se existe um caminho aberto para ser ouvido, ou uma porta trancafiada. Percepção é essencial para uma boa comunicação. Existe uma grande diferença entre uma palavra dita com sabedoria e uma palavra mal dita, com estupidez.
Pense nisso!!!
Angela C Brand
Psicóloga CRP 08/04889
Empatia não é apenas ouvir, é fazer perguntas cujas respostas precisam ser ouvidas. A empatia requer investigação tanto quanto imaginação. Empatia requer saber que você não sabe nada. Empatia significa reconhecer um horizonte de contextos que se estende perpetuamente além do que você pode ver.
Sejamos diferentes em nossas casas. Percebamos que, junto com comida, abrigo e roupas, temos outra obrigação para com nossos filhos, que é afirmar que eles estão "certos". O mundo inteiro vai dizer o que há de errado com eles - alto e frequentemente. Nosso trabalho é fazer com que nossos filhos saibam o que há de certo sobre eles.
Tente refletir criticamente sobre como você usa a linguagem e até que ponto ela reflete seus pensamentos e sentimentos mais íntimos.
O que é uma frase sem tom ou ritmo? Uma mulher morta, uma múmia. Ah, linda voz humana, alma das palavras, mãe da linguagem, que rica, que infinita você é!
A ousadia de fazer perguntas profundas pode exigir flexibilidade imprevista para aceitarmos as respostas.