Comunicação
A Comunicação Não Violenta pode ser efetivamente aplicada em todos os níveis de comunicação e em diversas situações: relações íntimas, famílias, escolas, organizações e instituições, terapia e aconselhamento, negociações diplomáticas e comerciais, disputas e conflitos de qualquer natureza.
Comunicação é antes de tudo olhar para o cenário histórico e entender a magnitude desta profissão e a responsabilidade que ela acarreta.
Líder é aquele que cria uma simbiose com a equipe. Para isso, comunicação é essencial, mas nem sempre comunicação significar falar exageradamente!
Quando a comunicação flui, em poucas palavras já se é capaz de definir metas, objetivos e cada qual entende sua posição para se alcançar um determinado fim.
Piedade é a minha forma de amor. De ódio e de comunicação. É o que me sustenta contra o mundo, assim como alguém vive pelo desejo, outro pelo medo.
Meu coração cheio de palavras linda de amor
Minha comunicação falhou , justo no dia em
Que eu ia te chamar de amor
Amor uma palavra tão linda e poucos
Ouvem e triste aquele que não recebe
O carinho e o amor
Tão distante fica seu coração
Mas a angústia toma conta e fica
Mais difícil de amar , solitariamente
Pensa e imagina onde estará o meu amor
Nada fácil , mas tudo pode mudar
E sentir mais amor
A delicia de uma noite é o registro
Desse grande amor.
Ter um cliente satisfeito vai muito além de simplesmente usar técnicas de comunicação, aproximação ou atendimento. Depende muito mais de um sentimento genuíno de querer bem ao outro. Repense seus motivos!
A sala de aula é um ambiente de comunicação, no qual pessoas com diferentes interesses e afinidades se encontram para aprender umas com as outras.
A PALAVRA
A palavra é muito mais
Que um som articulado
Que um meio de comunicação
Que uma dicção
Um conjunto de letras e fonemas
... Um termo vocábulo...
A palavra é acima de tudo
Um veículo que transporta
Toneladas de expressões
Uma infinidade de linguagem
Milhares de significados intrínsecos...
Porque é através da palavra
Que manifestamos idéias
Revelamos emoções
Damos vazão à fúria
... Asas às fantasias
Declaramos o amor
Esvaímos o ódio...
A palavra...
Tem o poder fulminante de um raio
Porque destrói corações
Assola objetivos
Interrompe sonhos
Desvia pensamentos
A palavra...
Convence multidões;
Abre caminhos;
Fecha portas;
Acalenta a alma;
Suaviza o espírito;
Silencia vozes...
A palavra...
Poder ser bonita;
Muito feia;
De baixo calão;
De amor;
De carinho;
De aversão;
Grande, pequena...
Dura ou alegre
Pode arrancar sorrisos;
Proporcionar contentamento;
Despertar a raiva;
Derramar lágrimas...
A palavra...
É a conexão com o coração
Porque revela sentimentos,
Dá vazão à dor...
Uma linha direta com a mente
Porque expressa opiniões,
Idéias brilhantes,
... Projetos luminosos...
A palavra desperta a fúria;
A revolta;
Os impulsos primitivos...
Mas apensar de tanto poder
A palavra não supera o silêncio
Que fala mais do que um milhão de palavras.
A tecnologia da comunicação avança e o diálogo regride ao tempo em que um grunhido separa duas vidas...
Não estamos no campo das artes decorativas. Nós estamos no campo da comunicação. Nós estamos comunicando e enviando mensagens para um público alvo.
SARAU, UM RETORNO À COMUNICAÇÃO CONSTRUTIVO/DIVERTIDA
Minha família precisou viajar. Fiquei comigo me fazendo companhia e resolvi contar-lhes o renascimento de uma idéia boa.
Em tempos anteriores ao meu surgimento no Planeta Terra, as famílias tinham o hábito de se reunir pelo menos uma vez por semana, para baterem papo, trocar idéias, se divertirem, às vezes até saboreando petiscos deliciosos.
Desta confraternização muitos pais e indivíduos sem ainda um casamento tiravam informações preciosas, aprendizados úteis para o resto da vida.
Estas reuniões, chamadas de Saraus, englobavam manifestações artísticas de seus freqüentadores, onde muitas vezes surgia um músico, um poeta, um filósofo, um revelador da lógica obscura para alguns, uma orientação de medicina preventiva, como o “gargarejo da vovó”, infalível para a cura de oro-faringites e amidalites crônicas. Consistia em adicionar a meio copo de água, uma colher de chá de sal e oito a dez gotas de tintura de iodo, conforme a gravidade. Fazendo dois gargarejos por dia, cedo e à noite, a boa velhinha curava todo mundo, não sem antes indicar um teste, que mais parecia uma simpatia: “após feita a solução, molhe um dedo limpo nela, esfregue da parte de dentro do braço e aguarde 3 minutos; se pinicar, não use”.
Mal sabia ela que estava inventando a alergia, só conhecida como assadura ou “perebas” depois do uso de comidas, certas roupas e contato com determinados produtos.
Bons tempos aqueles, onde mesmo sem os recursos “modernos” da ciência, buscava-se a fraternidade. Até os erros ambientais eram contados em filmes, romances, como momentos de ternura.
Mas nem tudo está perdido. Há 8 anos reintroduzi no meu ciclo de amizades, aos poucos, sem dizer nada sobre a mineirice que me domina, o sarau. De início com reuniões de jantares prosaicos, depois aulas de dança de salão, aos poucos causos e piadas sadias, para finalmente entrar com outras artes, como a poesia, o canto, a música instrumental.
E sabem que a acolhida está tão boa, que estão até me pagando cachê, para fazer o sarau em casas noturnas, onde antes só imperava o “tu-chis-tum”? A moçada vibra, descobre Drumonnd, Meireles, até as paródias sobre os Lusíadas e algumas músicas. Estão começando a curtir o dançar de rostinho colado...
Melhor que “ficar”, como moderna ação.
É o que sempre digo: “Êta mundão veio sem porteira”.
É o que eu já disse: “Viver, porque viver é valorizar o valor da vida!”.
Inté mais.
_____________________
www.drmarcioconsigo.com
Silencio é um tipo de comunicação...mas temos que estar bem seguros antes de nos silenciar. Comunicação é tudo. A falta dela, fica um espaço que pode ser ocupado por qualquer dedução, seja ela verdadeira ou falsa.
Interagindo
Expressar uma idéia com vitalidade e diplomacia usando uma comunicação em larga escala, é grande passo para que se torne um sucesso, dependendo também de uma e.special dedicação