Comunicação
Um traço importante que caracteriza o crescimento tecnológico dos meios de comunicação é a sua aceleração simultânea nos três grandes centros da área capitalista e dos “quatro dragões da Ásia”. Cabe ainda destacar o brusco aumento do comércio internacional. Os Estados Unidos, país produtor da maior quantidade de programas de entretenimento, diversão e cultura na mídia, é o mesmo que, com o desenvolvimento nos últimos anos, baseou-se na estabilidade da demanda na esfera do consumo.
A vantagem de não acreditar nos acontecimentos viciosamente noticiados por certa "Comunicação Social" indecorosa, é ter pensamentos próprios de utilidade vantajosa, e ter um cérebro imune a qualquer lavagem.
Comunicação de integridade
Quanto a mim, andarei em minha integridade. - Salmo 26:11
Um lado do cartão de visitas de Harry Elders tinha uma foto de seu rosto sorridente. Do outro lado estava o seu lema: "A integridade pode ser comunicada".
Por meio século, Harry trabalhou como narrador e ator de rádio e TV. Um de seus projetos favoritos em andamento era o Unshackled , um programa de rádio de Chicago que dramatizava conversões para Cristo. Mas se ele estava narrando um filme sobre missões estrangeiras ou um vídeo promocional para um banco, sua integridade permeava tudo o que ele fazia. Não havia conflito entre a caminhada e a conversa. Quando você contratou Harry, você recebeu tudo dele - virtude, bondade e princípio.
Após a morte de Harry, um jornal local teve uma coluna de homenagem intitulada: "Uma voz de integridade é silenciada, mas suas mensagens continuam vivas".
Pessoas como Harry nos lembram o que Davi escreveu no Salmo 26. Começa e termina com integridade: “Eu andei na minha integridade” (v.1) e “Eu andarei na minha integridade” (v.11). Entre essas declarações, ele escreveu: “Examine-me, Senhor, e prove-me; prova minha mente e meu coração ”(v.2). O desejo de Davi era ser puro diante do Senhor para que ele pudesse adorar e contar todas as Suas maravilhosas obras (vv.6-7).
A integridade pode ser comunicada - quando somos fiéis ao Senhor em todos os lugares, o tempo todo.
Senhor, ajude-me a afastar o engano
E viver uma vida verdadeira -
E que haja integridade
Em tudo o que digo e faço. —Sper
Não há legado tão rico quanto a integridade. David C. McCasland
O grande desafio não é analisar o rosto de Narciso redesenhado nas novas tecnologias de comunicação. Devemos ir mais longe e buscar a análise de porque precisamos sempre da imagem de Narciso no espaço comunicacional e na vida, porque o ser humano busca sempre atingir o inatingível, até para que possamos, dessa maneira, analisar os reflexos políticos vistos neste estudo.
O pior é que, depois do aparecimento das novas tecnologias de comunicação, corremos o risco de que não haja também seres humanos de verdade, não no sentido físico - biológico - não me refiro a criações de “ciborgs” pela técnica -, mas num sentido psicológico de existir e pensar,
porque as pessoas estão sendo virtualmente idealizadas por imagens criadas e não reais.
O aumento demográfico torna obsoleto, com o tempo, nossos modelos de comunicação e cooperação, que precisam OBRIGATORIAMENTE serem reinventados.
A comunicação que funciona, é baseada em presença, investigação e atenção plena que se dá por meio da escuta ativa e empatia - sensibilidade para sentir o outro.
É importante que se compreenda, que em um processo de comunicação, estão presentes dois indivíduos diferentes, e que a comunicação se tornará mais efetiva, a medida em que estes indivíduos aprenderem mais sobre o jeito de pensar um do outro e ampliarem a sua capacidade de não julgar.
Palavras não ditas, feridas abertas
Na ausência de comunicação, dor incerta
Criamos monstros onde não há verdade
Por falta de diálogo, nossa realidade
A psicóloga sábia nos alerta
Sobre o peso da falta de conversa certa
Mergulhamos em ilusões sem fundamento
Por não dar voz ao nosso sentimento
Falar, explicar, comunicar é preciso
Para desfazer o engano, o prejuízo
Conversar é curar, é esclarecer
É trazer à luz o que nos faz sofrer
Então que as palavras encontrem seu lugar
Que a comunicação seja nosso pilar
Pois só assim poderemos entender
E viver em paz, sem se perder
O ato de olhar para os outros com a alma, possui uma comunicação superior ao que vemos. Entre todos os olhares humanos existe uma comunicação sobrenatural, para que a contaminação de palavras sujas não o impeçam de serem puros.
A expressão artística em sua plenitude e a comunicação diária é uma coisa só. Não existem momentos mais propícios para dialogarmos com as pessoas, com a vida e consigo mesmo da mesma forma que não existe momento mágico exato para urgentemente ligarmos os botões vermelho e verde, da sensibilidade e da criatividade.
Todo governo autoritário tende a diminuir a expressão opositora da comunicação, das artes, da educação e da cultura.
O Brasil surreal de poucas cores dos poderosos grupos de comunicação financeira ainda não perderam a triste mania de usarem água sanitária e alvejante para esbranquiçar a qualquer custo a verdadeira arte e cultura brasileira.
Neste momento universal da farta comunicação, é muito mais importante ouvir e refletir sobre tudo que está sendo dito do que falar sem pensar.
A liberdade de imprensa só existe quando o meio de comunicação e publicação é auto-sustentável, digo, não recebe verbas governamentais e não sobrevive de patrocinadores poderosos. Distante disto, toda noticia é filtrada e doutrinada pelos pontos de vista e interesses do dinheiro publico e privado.
O trabalho da nossa comunicação social confunde muitas vezes o dever de informar com o adultério de fazer propaganda.
Toda venda bem-sucedida nasce de uma comunicação autêntica e só se completa com a satisfação genuína do cliente.
Moabe Teles
Quando um grande meio de comunicação ou setores da mídia se rende à mentira, ao extremismo e a versação relativa da verdade, o país é assoalhado pelo caos – sabemos, porque já vimos, isso acontecer–.