Comunicação

Cerca de 1743 frases e pensamentos: Comunicação

⁠"Se amaldiçoam até Kant, a mim espostejam. Chama-se isso também de comunicação."

Inserida por CRIPERGUE

Para além da longuíssima era de comunicação gestual e gutural que precedeu o surgimento da linguagem humana há cerca de 200.000 anos atrás, e para além da 'era da oralidade' que daí de seguiu, podemos dividir a aventura humana em três grandes eras no que concerne aos modos predominantes de se produzir textos’. Desde o surgimento da Escrita, parece ser pertinente destacar três principais épocas que introduzem novos modos de se relacionar com a experiência textual: a ‘era dos manuscritos’, a ‘era dos impressos’, e a ‘era dos textos digitais’. Antes desta sequência – e, na verdade, também ao mesmo tempo – podemos ainda considerar a incontornável dimensão da ‘oralidade’. Afinal, toda civilização – independente de ser uma ‘civilização do manuscrito’, uma ‘civilização do impresso’ ou uma ‘civilização digital’ – é também uma ‘civilização da oralidade’, seja na sua vida cotidiana, seja através de certo percentual de suas realizações culturais.
Não obstante os três grandes períodos que se apoiam no predomínio de uma ‘civilização do manuscrito’, de uma ‘civilização do impresso’ ou de uma ‘civilização digital’, convém lembrar que estas ‘unidades de época’ se referem apenas ao modo predominante de divulgação da escrita textual pública. Afinal, quando um novo padrão de lidar com a feitura e divulgação de textos se estabelece, este não cancela, de modo algum, as práticas relacionadas aos padrões históricos anteriores. O próprio aparecimento histórico da escrita com as primeiras civilizações urbanizadas – evento matricial que introduz essa grande sequencia de possibilidades de textualização que definiremos como três sucessivas ‘unidades de época’ (a do manuscrito, a do impresso e a do digital) – não excluiu, como já mencionamos e com bastante obviedade, o padrão da oralidade. Além da fala mediar uma parte preponderante das relações e práticas humanas, podem ocorrer mediações e trânsitos diversos entre o oral e o escrito (este último na sua forma manuscrita, impressa ou digital). O discurso escrito pode ser lido em voz alta. A entrevista, uma vez pronunciada, pode ser transcrita manualmente para o papel, e depois circular através de um jornal sob a forma impressa (ou mesmo ser disponibilizada em algum site através de recursos já típicos da civilização digital). O texto de teatro, é o que dele se espera, pode dar origem a uma performance pública, oralizada. Filmada esta performance, ou digitalizado o seu roteiro, ambos podem ser disponibilizados digitalmente na Internet. [...]

As três grandes eras textuais, enfim, não cancelam as suas antecessoras. Como se fizessem parte de uma interminável composição musical polifônica que gradualmente vai oferecendo a entrada de novos temas musicais, os novos modos textuais apenas se apresentam em certo momento como uma melodia dominante que passa a se superpor e a conviver com as melodias antecedentes. Assim, a civilização digital, além de suas próprias práticas trazidas a primeiro plano, ainda contém a civilização do impresso, a civilização do manuscrito, e a civilização de oralidade. Ela é uma ‘civilização digital’ porque este novo mundo que a constitui passa a ser francamente regido pela internet, telefonia celular e recursos digitais, bem como pelo espraiamento dos computadores e práticas informacionais, com a consequente adaptação do textual a todas estas novas possibilidades. Uma civilização é digital não por ter banido a forma impressa e as práticas manuscritas, e muito menos a oralidade.


[trechos extraídos de 'A Fonte Histórica e seu Lugar de Produção'. Petrópolis: Editora Vozes, 2020, p.71].

Inserida por joseassun

⁠A boa comunicação é racional, respeitosa e clara.

Inserida por VictoriaBuske

⁠Em comunicação política não se preocupe em ser o melhor. Se preocupe em ser inesquecível.

Inserida por podersocial

A comunicação é uma via de mão dupla onde somente uma das partes é a gente mesmo. Mas, o lado mais importante, para comunicar com efetividade, é compreender o lado do outro.

Inserida por jumullerrp

Em nossos tempos de comunicação instantânea, as questões são rapidamente formuladas para racionalizar a má consciência daqueles que detém o poder.

Linda Nochlin
Por que não houve grandes mulheres artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.
Inserida por pensador

⁠⁠Divergir sem transgredir os limites ⁠do diálogo é a regra número 1 da comunicação.

Inserida por RochaTrader

⁠Em se tratando de comunicação interpessoal e, em especial no lar, seja ao falar ou ao responder, a brutalidade, a grosseria, a rispidez, a irritação... cegam! Cegam, ao ponto de não enxergarmos o valor do outro como imagem e semelhança de Deus. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as ações de bondade que o outro está a fazer em nosso favor. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as consequências negativas, devastadoras que estas formas equivocadas de se comunicar produzem a longo prazo nos relacionamentos. Pratiquemos a mansidão e a humildade de Jesus, e deixemos que o Espírito Santo produza em nós o seu fruto: "... amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio." (Gl 5.22b-5a A21)!

Inserida por PASTORJORDAO

⁠"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito."
Peter Drucker

As pessoas simples só ouvem o que foi dito. As inteligentes vão além...

Inserida por Ademarborba46

⁠"Para que se possa ter uma mente erudita é essencial ter uma boa comunicação entre os dois hemisférios cerebrais"

Inserida por LuanCrystian

⁠A vida de uma pessoa surda é repleta de desafios, especialmente quando a comunicação em Libras não está presente em seu ambiente. Desde da idade iniciais, esses pessoas enfrentam obstáculos significativo, à falta de acesso à lingua de sinais e à comunicação eficaz com o mundo ao seu redor.

Imagine crescer em um mundo onde as palavras são sons incompreensíveis, onde expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades é uma luta diária. Para muitos surdos, a falta de comunicação em Libras significa isolamento, incompreensão e desprezo.

Na infância, a ausência de uma lingua visual e acessível pode dificultar o aprendizado, o desenvolvimento emocional e social. Muitos surdos enfrentam dificuldades na escola, onde a comunicação é predominantemente auditiva, e lutam para acompanhar o currículo acadêmico e estabelecer conexões significativas com seus colegas.

À medida que crescem, os desafios persistem. Encontrar emprego pode ser uma tarefa árdua, pois muitos locais de trabalho não oferecem suporte adequado para pessoas surdas. A barreira da comunicação pode levar à discriminação no local de trabalho e limitar as oportunidades de carreira.

Além disso, questões de saúde mental também podem surgir devido ao isolamento social, à falta de compreensão e ao estigma associado à surdez. Muitos surdos enfrentam problemas de autoestima e depressão devido à falta de aceitação e apoio da sociedade.

No entanto, apesar desses desafios, a resiliência e a determinação das pessoas surdas são inspiradoras. Muitos buscam ativamente meios de superar as barreiras impostas pela falta de comunicação em Libras, procurando comunidades surdas, aprendendo a lingua de sinais e advogando por seus direitos.

É fundamental reconhecer a importância da comunicação em Libras e promover sua inclusão em todos os aspectos da vida. Ao fazê-lo, podemos ajudar a criar um mundo mais acessível, inclusivo e acolhedor para as pessoas surdas, permitindo que elas vivam suas vidas plenamente e alcancem seu potencial máximo. Iza lira

Inserida por iza_lira

Ser professora de Libras é compartilhar o dom da comunicação, que vai além das palavras. É inspirar, ensinar e conectar corações por meio dos sinais. Que minha paixão por ensinar essa língua incrível continue a transformar vidas, abrindo portas para a inclusão e a compreensão. Meu trabalho é uma luz que ilumina o caminho daqueles que muitas vezes são silenciados pela falta de comunicação. Peço a Deus sempre que eu continue sendo essa ponte entre os mundos, porque cada gesto que ensino traz mais conhecimento. igualdade e amor ao universo das pessoas surdas.

Iza lira

Inserida por iza_lira

⁠Tenho absoluta certeza dos benefícios que a comunicação pode realizar, mas também sei que o uso de smartphones, ou outros equipamentos com acesso à internet, trazem outras coisas além do comunicar-se. Essas outras coisas não é que são prejudiciais a qualquer um ou todas têm em sua essência o viés de prejudicar, mas cada uma necessita de um saber para o seu uso, além de hora e local para serem utilizadas. Mais que proibir, é necessário sabermos corretamente informar sobre o certo e o errado, pois, nem tudo que é errado é errado o tempo todo, ou simplesmente não deve-se existir.

Inserida por FranciscoFontes

⁠Os desejos da alma consolidam-se
com os sentimentos guardados
no coração... instituem comunicação
para juntos transmitirem a paixão;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠No fim das contas, vida era relacionamento, e relacionamento era comunicação.

Kim Ho-yeon
A inconveniente loja de conveniência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2023.
Inserida por pensador

⁠OTEAéum distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a
comunicação, a interação social e ocomportamento da criança. Como
resultado, pode impactar sua percepçãodo mundo e sua capacidade de interagircom os outros, sucedendo a desafiossociais. O autismo é uma condiçãocrônica e uma deficiência neurológica,não uma doença.


Trecho do Livro : Explorando Autismo a síndrome de Rett, autora Vadira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠Minha Filha Autista me mostra que a verdadeira comunicação vai além das palavras. É um vínculo que só o coração pode entender!

Inserida por sukapriscile2015

⁠A extrema sinceridade é por natureza uma violência que não cabe em qualquer comunicação autêntica.

Inserida por glauciocardoso

A verdade é o maior patrimônio que um veículo de comunicação pode possuir.

Inserida por marcelobentosp


Problemas de comunicação e relacionamentos pessoal

Toda confusão mental e problemas relacionado a comportamento e relacionamentos que tive⁠, em família Amigos e colegas de trabalho,o que mas Atrapalha são estes fatores , pensar de mais no outro e esquecer de você, não falar o que pensar com medo do julgamento do outro ,falta de posionamento, não impor limites, falta de Autoridade, não se colar no lugar do outro,não saber falar não, não saber encerrar ciclos , não se colar como prioridade,não saber se posicionar na vida ,falta de iniciativa por conta própria.

Esses fatores tem ser trabalhos dia a dia para evoluir a sua vida.

Inserida por Kebay1