Comunicação
"Para manter uma comunicação positiva, é importante ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, e ouvi-lo com a intenção de entender, não de argumentar."
""Antes nos comunicavámos com frequencia; hoje, a nossa comunicação se perdeu no tempo. Que era digital é essa que nos permite ter uma comuincação superficial,? nunca estivemos tão conectados, como estamos agora, mas desconctados sem um relacionamento profundo; nunca estivemos tão próximos, mas ao mesmo tempo tão longe, alheios aos sentmentos e necessidades um do outro. em função disso temos, relacionametos superficiais, e a vida se torna um vazio aquilo que era para ser um arco irís se torna em uma negridão; e o pior de tudo isso qué é o mais grave estamos a cada dia, se distanciando, não somente das pessoas, nosso afastamento em Primeira instãncia, e da fonte de Vida. o Altissímo''.
A arte e a espiritualidade, como um dom e uma técnica aprimorada de comunicação visual sempre existiram entre um limite tênue entre uma dadiva de Deus para alguns escolhidos e uma das mais prodigiosas conquistas das habilidades humanas para qualquer um.
UTOPIA
Os sonhos mais impossíveis
Têm comunicação com o universo.
A utopia pode lhe sorrir.
Clécia Santos
As novas tecnologias dos meios de comunicação social estão
começando a revelar os seus primeiros efeitos e como eles se apresentarão
nos próximos anos. Isto não significa que os países mais desenvolvidos
economicamente irão ter maior sucesso no acesso as informações do que os demais.
O passado da televisão convencional e do rádio, assim como os
meios de comunicação modernos, já haviam causado mudanças sociais e
modificações políticas antes da aquisição pela humanidade da Rede Internet e dos meios eletrônicos de informação. Como os líderes políticos fizeram uso do rádio e da televisão para fazer seus palanques políticos, e como os atuais políticos são motivados pelo “marketing-mídia” e não mais por programas partidários e pelas idéias políticas
O desejo de o povo buscar uma exteriorização de sua própria
imagem num meio de comunicação, ligado mais à imagem, principalmente da televisão, é um fenômeno criado a partir de um vácuo das sociedades pós industriais que, desde a revolução industrial na Inglaterra despertou no ser
humano a necessidade de se exteriorizar para se autoprojetar.
Segundo alguns estudiosos de comunicação, a política não se
faz na arte, a não ser quando a arte tem caráter ideológico; há preconceitos, às vezes por parte dos mesmos, em contextualizar novelas, filmes, livros ou desenhos animados como obras políticas. Veremos que elas, mesmo os desenhos animados e as histórias em quadrinhos (que parecem serem obras ideologicamente inocentes) nada têm de inócuo, pois são muitas vezes impregnadas de características de cunho político.
Obras artísticas em geral,
mediadas ou não pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias, são elementos de formação política, de maneira direta ou indireta.
Hoje, quando se discutem as influências que as novas
tecnologias de comunicação exercem na vida política, tanto na partidária
quanto na social, em escala planetária, parece que estamos falando de algo
completamente novo e que ocorre fora da sociedade, do corpo econômico e
das relações políticas. Em parte estamos falando de algo novo mas, por outro lado, isso nunca teve um significado histórico tão profundo
As novas tecnologias de comunicação são objetos de poder. A história dos meios de comunicação sempre esteve aliada à história política mundial ou local, desde a invenção dos primeiros meios de comunicações impressos: livros e jornais.
Os meios de comunicação, por sua vez, interferem em todos os âmbitos da vida pública, familiar e das comunidades, interligando às partes um todo desconhecido.
Quando os meios de comunicação passam a ser elementos de
formação política, temos que ver que isso faz com que sejam também
modificados todos os contextos políticos, bem como a historicidade da
humanidade, enquanto agentes próprios de suas ações históricas.
Essas novas tecnologias de comunicação são, portanto, uma amálgama de tudo o que o homem já inventou até hoje para se comunicar com seu semelhante, de forma dinâmica, moderna e sofisticada.
As novas tecnologias de comunicação em si não têm a capacidade e o poder de influenciar as pessoas, pois elas são tão somente artefatos de comunicação; o poder é construído por um discurso
comunicativo, e esse discurso é que deve ser analisado, porque ele nunca
pode ser neutro.
O avanço da tecnologia contemporânea que faz a relação dos
meios de comunicação com a sociedade mudar, porque as técnicas só se aprimoraram, mas são as mesmas que sempre estiveram presentes na história. O que mudou, portanto, é a forma de exercer e por em prática as técnicas na sociedade atual, ou seja, a utilidade tecnológica se tornou política e pública, na medida em que passou a ser usada politicamente na sociedade.
Vejamos que o mundo, antes das revoluções tecnológicas na
área da comunicação e em outras, ainda era definido por fronteiras
estabelecidas por acordos políticos, por tratados, ou delimitações territoriais e
pelas descobertas feitas nas áreas das ciências e da navegação.
Com as novas tecnologias de comunicação, os padrões culturais
de cada país são ingredientes adicionais para uma única receita mundial, e assim se reproduz também em sua linguagem, como um pano de seda originário da China e que hoje é feito com pedaços de retalhos dos países mais desenvolvidos, tentando produzir uma única peça de seda autêntica, da mesma cor, da mesma textura e do mesmo corte.
Com o advento das novas tecnologias de comunicação, no campo
de domínio territorial, o que se vê é que hoje o mais importante não é delimitar
os espaços de ocupação territorial (como antes era por espaço físico ocupado) ou por partes de determinado solo de uma nação sobre a outra. Hoje, a ocupação de idéias nos espaços mutantes das nações é o mais importante. Espaço mutante, porque é o espaço ocupado de forma globalizada, ou seja, um pedaço de cada nação em que não há nação nenhuma.
Devemos analisar o quanto a sociedade se apresenta como meio de sedução para os meios de comunicação e, por outro lado, o quanto os meios de comunicação também são sedutores, por serem objetos de poder de informação e de domínio público.