Compreensão
Além da compreensão
Esse apito que escuto na minha cabeça
Não me permite, ver com clareza
Causando a sensação de muita incerteza
Perco até mimha destreza
Esse barulho que ninguém mais escuta
Está confundindo minha "cuca".
Será que já estou ficando "biruta"?
Esse som prepotente
Sabe ser persistente
Se tornando cada vez mais resistente
Deixando meu cérebro várias vezes impotente!
[A CIDADE COMO TEXTO]
Entre as diversas metáforas operacionais que favorecem a compreensão da cidade a partir de novos ângulos, uma imagem que permitiu uma renovação radical nos estudos dos fenômenos urbanos foi a da “cidade como texto”. Esta imagem ergue-se sobre a contribuição dos estudos semióticos para a compreensão do fenômeno urbano, sobretudo a partir do século XX. Segundo esta perspectiva, a cidade pode ser também encarada como um ‘texto’, e o seu leitor privilegiado seria o habitante (ou o visitante) que se desloca através da cidade - seja nas suas atividades cotidianas para o caso do habitante já estabelecido, seja nas atividades excepcionais, para o caso dos turistas e também do habitante que se desloca para um espaço que lhe é pouco habitual no interior de sua própria cidade. Em seu deslocamento, e em sua assimilação da paisagem urbana através de um olhar específico, este citadino estaria permanentemente sintonizado com um gesto de decifrar a cidade, como um leitor que decifra um texto ou uma escrita.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.40].
Na verdade é isso: tem-se a compreensão e não se tem a coragem de dizê-la, porque se tem medo daquilo que os outros vão falar. Quando se tem esse medo, tornamo-nos uma criança e é claro que ficamos incapazes de agir.
Sem entendimento não há compreensão. Sem compreensão não há realização. Sem realização, os homens seguirão inimigos de si mesmos; filhos deserdados de um Criador que não chegaram a compreender.
Tudo em você tem um significado, algo muito especial que vai além de qualquer compreensão; é impossível tentar te definir, as vezes fico buscando palavras, mas nenhuma delas são capazes, ou mesmo suficientes; quanto mais tento me expressar, mais se torna em vão. Então passei a observar, te sentir, te ouvir, e no silêncio descobri uma mulher verdadeira, muitas vezes irredutível, de opinião, mas com um coração do tamanho do mundo. Difícil te definir, mas muito fácil te amar, pois ao longo dos anos te descobri assim; forte, guerreira, que sofre e que chora, mas que também ama.
O orgulho luta incansavelmente com o perdão. O amor espera ansiosamente pela compreensão, e a felicidade da um banho de emoção, na razão.
Onde há COMPREENSÃO não existe irritação.
Onde não há IRRITAÇÃO a raiva não se manifesta.
Onde não há acúmulo de RAIVA o ódio não se instala.
E onde o ÓDIO não está, também não há Síndrome do Pânico.
@dramarislei
Fevereiro, que rompa
Suave, alegre e racional
Traga na folia a compreensão
Cuidados, afinal
Pra haver repetição
A vida tem de ser integral
E neste bonde não seja um passageiro
Bem-vindo fevereiro!
Que assim seja especial!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 janeiro, 2022 – Araguari, MG
Hoje tenho outra compreensão. Vão me colocar uma camisa de força?"
(em resposta a Barroso que lhe cobrou coerência nos julgamentos)
TRANSFORMAÇÃO
A sensibilidade, a apreciação e a compreensão da vida nascem no afastamento das trevas dos enfrentamentos e das perdas conhecendo a diferença para mudar o pensamento e recomeçar.
Abraçar e buscar compreensão da vida, nos leva ao êxtase de saber quem realmente somos nós. E quanto mais você pensa que já sabe (...), você percebe que ainda tem mais... E esse é o sentido de viver, buscar e aprender a ser...
De natureza humilde e simples, o movimento umbandista, através das suas várias formas de compreensão, procura levar aos que realmente necessitam de "colo", visando amenizar as suas mazelas espirituais e físicas, não tendo uma doutrina escrita a exemplo de vários movimentos filo-religiosos, pois é de domínio público e, por sua vez, a manifestação de Deus, através do triângulo da forma: crianças, caboclos e pais velhos, não visa uma organização estruturada ou mesmo engessada, pois a sua diversidade de compreensão, falará à alma de cada ser vivente no Universo.
Aonde a amor a afeto,não a amor quando se não se tem carinho
Sem carinho ,atenção e compreensão mora o engano do amor
O respeito por minhas ideias,é a compreensão naquilo que não concordamos e um dos significado do amor.