Compreender
Livre seremos quando conseguirmos adentrar ao âmago de nossa essência e compreender que existe uma polaridade de quão pequenos e grandiosos somos
Para se tornar um sábio, é preciso, primeiro se compreender, depois compreender os que lhe amam, e por fim tentar compreender o mundo
Olhe como o mundo está hoje
Difícil compreender
como esse mundo está hoje
As vezes sem liberdade
Respeito e dignidade
Criançada quer brincar
Mas nem sempre vai poder
Brincar longe dos seus pais
Se não risco irá correr
O esporte é importante
Porque nos deixa saudável
O lazer é bem gostoso
E é muito agradável
Todos nós temos direitos
Uns menos, outros mais
Mas existem alguns direitos
Chamados fundamentais
Direitos fundamentais
É o direito de nascer
Ser amamentado
E o direito de crescer 2x
Os direitos estão ai
Mas nem sempre são cumpridos
Muitas vezes nem olhados
Muitas vezes oprimidos 2x
Por outro lado, devemos compreender aquele velho axioma: nós somos pessoas, pessoas erram, portando, nós iremos errar!
Devemos compreender que o modelo de pensamento que nos trouxe até aqui não nos levará a outro lugar a não ser onde estamos agora; para irmos a outro lugar é preciso mudá-lo antes.
A educação é um gesto nobre, é a respiração mansa e natural, é o compreender de todos os sentimentos próprios e alheios, é o andar, o comer, o conhecer dos valores de seu próprio interior; e isso NINGUÉM poderá ou conseguirá mostrar ou ensinar. O bem que uma alma possui, é a primeira característica que o corpo adota como parte de si e ao nascer, podemos usufruir desse bem, desse único e precioso bem. Somente enquanto estamos vivos. Não antes, nem depois. Só enquanto estamos vivos.
Eu tenho espaço para amar, falar,
Ouvir, andar, sentir, pensar,
Compreender, pedir
Espaço para olhar em você e sonhar;
Sonhos de amor.
Eu tenho espaço de ser, querer, poder,
Dizer, sem hora marcada de chegar/
Nem dia de partir.
E poder te embalar com todo o calor da m’alma.
Eu só tenho tempo e espaço para você.
Compreender que a gramática é um instrumento e não uma lei. Suponhamos que vejo diante de nós uma rapariga de modos masculinos. Um ente humano vulgar dirá dela, ‘Aquela rapariga parece um rapaz’. Um outro ente humano vulgar, já mais próximo da consciência de que falar é dizer, dirá dela ‘Aquela rapariga é um rapaz’. Outro ainda, igualmente consciente dos deveres da expressão, mas mais animado do afecto pela concisão, que é a luxúria do pensamento, dirá dela, ‘Aquele rapaz’. Eu direi ‘Aquela rapaz’, violando a mais elementar das regras da gramática, que manda que haja concordância de gênero, como de número, entre a voz substantiva e a adjetiva. E terei dito bem; terei falado em absoluto, fotograficamente, fora da chateza, da norma e da quotidianidade. Não terei falado: terei dito.”
Tudo que eu escrevo é natural e intenso, se você quer compreender e entrar neste ritmo, tente: MAS NÃO LHE PROMETO VITÓRIA !
E observando que consigo, não o que quero mais tentar compreender melhor por que, as palavras estão cheias de falsidade ou de arte; o olhar é uma linguagem que só quem se conhecem podem compreender. É uma linguagem pura e verdadeira que só o coração é capaz de decifra-la.
Quanto mais tento compreender o tamanho do cosmo e minha pequenez intergaláctea, passo a questionar, teimosamente, minha própria existência... mas quando, subitamente, meu pequeno filho se vira pra mim, e se lança num abraço cósmico... pronto, tudo passa a fazer sentido.
Não perca tempo tentando compreender a vida;
Talvez quando você pensar que encontrou todas as respostas, seja tarde demais para viver!
Hoje é difícil perceber, e até mesmo compreender.. mas fica a dica:
Ouça os mais velhos, eles sempre tem razão!