Compreender
Aproximando-se de completar 5 décadas de vida. Percebo a presença de quatro grupos em meu convívio.
1º Grupo: Os que me amam! Porém, entenderia se não me amassem. Pois, falhei com eles, deixei a desejar, frustrei suas perspectivas. De alguma forma fui relapso. Ainda assim me amam, não sei porque. Penso que simplesmente escolheram me amar.
2º Grupo: Os que também me amam! Mas, colocando de lado a modéstia; Penso que eles verdadeiramente têm seus motivos e razões para me amar. Pois os ajudei, pude estar presente nos momentos bons e ruins; sempre os servi. Tive oportunidade e condições para de alguma forma abençoá-los. Então acho que conquistei o direito de ser por eles amado.
3º Grupo: O grupo que não me amam! Mas, usando de toda franqueza e sinceridade. Eles têm lá suas razões para tal. Posso entendê-los. Quando precisaram de mim eu não estive disponível. Eu errei com eles, os magoei. Os decepcionei falhando de alguma forma.
4º Grupo: O grupo que também não me ama! Não me amam mesmo. Porém é estranho... Às vezes tento compreendê-los, contudo, não consigo. Pois, Tudo fiz para conquistá-los, sempre me coloquei a disposição; procurei agradá-los; porém, sem sucesso. Me esforcei para obter deles a simpatia... E nada. Penso que simplesmente escolheram não me amar.
Resumindo:
Um que ama e eu nem sei porquê...
Outro que ama e eu os compreendo...
Um outro que não ama e eu sei o porque...
Outro que não ama e nem mesmo sei o porquê.
Quando você se foi, eu sofri...mas depois subitamente compreendi que você estava em uma situação melhor que a minha... Pois você havia voltado a habitar a luz a qual você pertencia...
A Luz não brilharia com tamanho propósito se não existisse a esperança ... Compreendendo em sentido contrário se percebe que a luz física é a vida materializada... E que a esperança é o sentimento invisível que a nutre.
A DIFERENÇA, a incrível e maior DIFERENÇA, de se buscar algo que te complete e estar completo sem depender de nada externo....é que quando se fecha os olhos e se pergunta:
O QUE ME FALTA AGORA P SER COMPLETAMENTE FELIZ?
A resposta da primeira situação, compete em coisas materiais, pessoas, valores palpáveis, enfim, tudo ao mundo material e psíquico q na "verdade" não existem.
E na segunda situação a resposta é uma só:
MEU ESPÍRITO É COMPLETAMENTE PLENO. Nada nem ninguém me falta, pq faço parte de tudo aquilo que não preciso!
Precisar é não compreender...quando se compreende, se completa. Entendeu? ..Ou lhe falta ainda?!
O pior dos males para qualquer país é a alienação das grandes massas pelo planejado passivo do desenvolvimento da capacidade de perceber e compreender.
Tudo em volta fala. Cada espaço, cada coisa tem uma história. basta apenas compreendê-las e poucos são os capazes de notar.
Enquanto isso você tenta compreender o mundo e esquece de tentar entender o que se passa dentro de si mesmo.
Morte, irmã difícil de ser compreendida e integrada ao convívio humano. Ela está sempre nos recordando que podemos tanto, mas não podemos tudo! Do tanto que é nos dado na origem, a morte vai recolhendo, pouco a pouco, tudo.
O que antigamente odiava é o que hoje mais me entristece; Minha brusca incapacidade em compreender a ignorância filosófica como um todo, e o que me alegra é ter entendido que foi o ódio, quem apresentou-me a tristeza.... Talvez seja esse, o principio fundamental de sucinta compreensão.
Talvez eu deva não me preocupar tanto com os outros, não queira criar momentos para que uma pessoa possa sorrir, ao invés de ficar concentrada em seus problemas. Talvez o correto seria fazer tudo isso por mim apenas e cada um resolver a sua vida. Ou se isso é de mim, ao menos me preocupar e se importar com quem mereça... e não com aqueles que nem se quer compreendem suas ações !!!
Compreender
Eu penso no sol de cada dia,
Eu clamo ao sol um dia de luz,
Espero a lua no céu estrelado,
Quero ao menos um ponto de luz.
Desejo bem forte o que eu quero e almejo,
Eu peço em mente me de este beijo,
Sinto teu cheiro como se fosse possível,
Acordo bem cedo e encaro meus vícios.
Eu sonho acordado e imagino teu corpo,
Sinto o arrepio num toque saudoso,
Choro por medo de estar só sonhando,
Acordo suado, frustado e chorando.
Não mereço mais do que tenho e preciso,
Mas sou sonhador e preciso de mais,
Me decepciono com sonhos partidos,
As vezes eu oro pra não sonhar mais.
Mas sou aprendiz e encaro as lições,
Peço sapiência, força e saúde,
Pois sei que o erro é humano e eu erro,
Assim como todos que estão neste mundo.
Estou em pé pronto para lutar,
Vencer ou perder, não importa
A vida se repete para nos ensinar.