Compreender
Não é difícil compreender que a paciência segue um único padrão, todos nós estamos estagiando em graus diferentes de consciência. Mas mesmo o mais consciente dos conscientes tem uma dificuldade enorme em aceitar esse fato, isso porque a paciência é a nossa maior prova para se alcançar o verdadeiro objetivo da existência, que é o amor.
Compreender que cada um está num grau diferente de evolução nos ajuda a não mais forçar a barra com ninguém, a cometer menos erros consigo mesmo e consequentemente com as outras pessoas e principalmente a permitir que somente quem alcançou o mesmo grau de compreensão continue a velejar no seu barco.
Compreender que por esse mundo ainda passaremos enquanto nossas ações forem diferentes de tudo aquilo que falamos, já é um passo para a mudança de tudo aquilo que precisamos modificar em nós. Como podemos ter a pretensão de querer "um lugar ao céu" se nem com nós mesmos conseguimos ser verdadeiros! Onde a pureza habita não existem véus!
"Procure amar mais, perdoar mais, compreender mais as pessoas. Dessa forma, você se sentirá feliz e motivado a viver cada vez melhor".
Os humanos já não estão mais preparados para compreender sobre o verdadeiro amor fraternal.
Se tornaram submissos ao controle dos opressores.
Tentando compreender como um ser humano é capaz de cometer tantas atrocidades; percebi que para atos medíocres, pessoas idênticas.
(Nepom Ridna)
Como saber o próximo passo!...
Como compreender o incompreendido...
Melhor não compreender e sim viver...
“O orgulho nos impede de ver além do olhar, é um sentimento nocivo. Nos impede de compreender o valor do perdão.
Quando nem mesmo o que há de bom no outro nos agrada, o problema não está no outro, mas em nós mesmos; somos o reflexo daquilo que observamos, e o orgulho nos impede de ver. O orgulho nos impede até de amar, tendo a tristeza e a infelicidade como fruto...”
Vladimir Melo
"Eu adoro analisar e compreender as pessoas que amo. Me delicio com cada detalhe ouvido, cada memória contada e recontada. Pode haver atividade mais aprazível?"
"Os loucos sorriem dentro das suas loucuras!
E quem há de compreender-lhes o riso que em mim procuras
se o meu mais belo sorriso está preso dentro da tua loucura!"
As filosofias, as ideologias, as religiões e a ciência são distintas formas de compreender o mundo e a existência humana. No entanto, quando comparadas à mente projetora de todas as coisas, elas se tornam pequenas e limitadas.
Compreender e aceitar que existem pontos de vista diferente do meu; é uma das maiores evidências que se está adquirindo sabedoria.
Filosofar é:
• Saber ler o mundo.
• Compreender a sociedade, o ser e as motivações por trás do comportamento humano.
• Ver além das aparências.
• Traduzir de forma concreta as mais profundas questões abstratas.
• Decodificar emoções e sentimentos com palavras que os definam de maneira precisa.
• Questionar o inquestionável, colocando dúvidas sobre certezas duvidosas.
• A arte do pensamento que ilumina o conhecimento.
Entender a história nos permite compreender o tamanho do milagre. Um simples olhar do momento atual da vida de alguém, pode ensejar a ideia de que foi sorte, mas com a compreensão da trajetória fica evidente a ação de Deus.
A virtude da paciência é a capacidade intelecto-moral de identificar, compreender e aceitar o tempo do outro, ou seja, é a virtude que percebe e aceita os tempos do ofensor, da adversidade, da indiferença, do atraso, da maldade, da incompreensão, da doença e do desamor.
Ser rico, é deitar e dormir. O legado mais sublime do Ser humano é compreender um sentimento que vê riqueza na pobreza”. Pedro Ramon
Tudo o que vem, vem trazendo na bagagem aprendizagem e sabedoria. Vai de cada um compreender e colocá-la em prática.