Complexidade da Vida
Complexidade da Inspiração
Inspiração,
Vem, acontece do nada,
De simples momentos,
De atitudes tomadas.
Tem dias e dias,
Dias que não vem nada,
Dias que ela até fala,
Não da pra entender.
Parece agir sozinho,
Parece ter sentimento,
Se tratar com carinho,
Nos dá valor ao momento.
Se tratado rancorosamente,
Não adianta nem tentar,
Desaparece de tua mente,
Não vem nem se chamar.
O jeito é ser gentil,
Assim vem sem pestanejar,
As ideias surgem à mil,
Não da nem pra segurar.
O bom de toda a complexidade que é amar alguém, se resume no simples acordar diário ao lado de quem se ama.
Se você ler sobre Astrofísica, Teoria dos Sistemas, Complexidade, Cibernética, Teoria da Informação, Auto-Organização da Matéria e a Teoria da Evolução, verá que o surgimento da vida e da vida inteligente, não é difícil de acontecer no Universo.
Vida plena
A cada momento, uma nova cena se move, e a vida, em sua complexidade, alegra, assombra, comove.
Por mais que busquemos a plenitude encontrar, o tempo nos leva a lugares que não podemos evitar.
Apesar das lágrimas e das dores sofridas, é nessa sina do tempo que encontramos nossas vidas vividas.
Mas ainda assim, inutilmente anseiamos encontrar a plenitude, nesse ciclo eterno da vida, em toda sua magnitude.
Uma pena, mais a vida nunca será plena.
ENCONTRO
O brilho da minha procura
Encontra em teu olhar
Nuances da alma
Em complexidade
Com o tempero inerente.
Adere a cor vital
Em sublime simplicidade
No brilho natural da gotícula
D'água cintilante
Que transpassa o raio de sol
Na folha denominada vida.
A complexidade religiosa está sentada na cadeira de réu na agressão à simplicidade do evangelho e à espiritualidade autêntica
A complexidade humana
Nós temos a tendência de nos encantarmos por aquilo que imaginávamos ser e não por aquilo que de fato é. Costumamos prender as pessoas nas expectativas geradas por nós mesmos, e quando essa pessoa começa a não corresponder à essas expectativas, começamos a nos frustrar, com isso vem a decepção e o desencanto. O que temos que entender é que as pessoas são livres, todos temos o direito de escolher o que é melhor para nós. Não temos que seguir os padrões estipulados por alguém que idealizou para si algo que está distante do nosso alcance. Para sermos felizes e completos, precisamos de alguém que nos liberte, que nos deixe viver a nossa vida sem se sentir nossos donos, dando palpites do que devemos ser ou fazer. Temos que encontrar alguém que nos aceite do jeitinho que somos, sem forçar a barra, sem fazer joguinhos, sem usar máscaras ou nos impor limites para estar ao nosso lado. Se um dia tivermos que mudar algo em nós, que seja de forma natural e espontânea, jamais para agradar o outro. Todos nós temos defeitos e qualidades. Alguém que realmente merece estar ao nosso lado, sempre encontrará um jeitinho de lidar com os nossos defeitos, e quando esse defeito for de fato um problema, esse alguém fará de tudo para nos ajudar a identificar a gravidade do nosso erro e consequentemente, contribuirá para melhora daquilo que nos incomoda. Agora, alguém que não nos aceita, que só enxerga os defeitos, as falhas e as indiferenças, certamente não é digno de conhecer a nossa melhor porção, que são nossas reais qualidades. Pois todos temos qualidades, mas tem pessoas que insistem em desprezá-las. O ideal seria encontrar alguém que nos estimule a expor tudo de bom que há em nós. É esse alguém que eu desejo para minha vida e para sua também. Alguém que saiba ser o mineirinho em busca do mais puro ouro. Que não desista de cavar até encontrar as preciosidades até então ocultas. Alguém que mesmo conhecendo os seus defeitos, não te critica, não te rejeita, não cria barreiras, mas que te aceita, te levanta, te empurra para frente, te estimula a ser melhor. Alguém que reconhece o seu verdadeiro valor e que sabe ser colo nos momentos difíceis; ser abraço quando tudo está cinza; ser amigo e companheiro. Ser amante e parceiro. Ser compreensivo sem ser forçado. Entenda que não me refiro a alguém perfeito(isso não existe), mas sim a alguém que te trate com todo o cuidado e respeito que você merce. Alguém que não seja egoísta,que saiba ceder e que esteja sempre contigo, disposto a ser SEU GRANDE AMOR AMIGO.
Como explicar a complexidade da simplicidade do funcionamento do universo, que tudo está interligado, que tudo é um só, apenas um ser vivo e pulsante como uma única célula.
Kairo Nunes 05/10/2012
A complexidade do espaço chamado vida é algo indecifrável, vejamos que as atitudes mudam conforme suas necessidades, a nossa conduta sempre foi e sempre será de reclamar , quando pelo justo teríamos que agradecer toldos os dias só por ainda estarmos vivos e ainda termos tempo de se redimir. A vida quem dita é o PAI da vida.
Toda complexidade da vida é criada pelo ego. Ele estabelece a sistematização desnecessária no mundo material.
A complexidade da vida
As vezes pensamos como é possivel alguém a quem tanto amamos nos fazer sofrer, simplesmente por não nos amar como a amamos.
Se ela é comprometida o nosso desejo mais profundo é que ela termine logo e venha correndo pra nós.
Nunca desejamos que o amor da nossa vida seja feliz com a pessoa que ela ama e que nós possamos encontrar alguém a quem possamos amar, o nosso único pensamento é que ela volte pra nós.
Isso tudo porque nós somos apegados ao passado e fica difícil dizer adeus, saber que o futuro que imaginamos ao lado de uma certa pessoa não vai mais acontecer, é triste, é o mesmo que dizer adeus a um ente querido que não vamos mais ver porque se juntou a Deus em um outro plano.
Somos egoístas, e colocamos a culpa de todo nosso sofrimento em outra pessoa, não é a pessoa que nos faz sofrer somos nós que não somos capazes de desapegar, a culpa não é de Deus somos nós que não sabemos seguir em frente.
A vida em si é mais complexa do que imaginamos e aceitar essa complexidade é o que torna ela mais simples!
Meus Amados Leitores,
Hoje, quero refletir com vocês sobre a complexidade do tempo. É como se fosse uma tela em branco, onde o passado pinta memórias vívidas, algumas coloridas de alegria, outras tingidas de melancolia. No presente, somos os artistas, desenhando experiências com os pincéis da nossa vivência, da nossa escolha. Cada pincelada é única, criando um quadro em constante mudança, cheio de texturas, nuances e emoções. E o futuro, ah, o futuro... Ele aguarda pacientemente nos bastidores, ansioso para ser revelado, como um mistério a ser desvendado, uma tela em branco esperando nossos próximos traços.
Que possamos entender que o tempo é mais do que uma sucessão de segundos, minutos e horas. É um espaço sagrado onde nossa história se desdobra, onde aprendemos, crescemos e nos transformamos.
Aproveite cada momento, cada pincelada, pois é assim que construímos a obra de arte que chamamos de VIDA.
Com carinho,
Psicóloga Adriana Matos.
@psicologa.adrianamatos
Vivemos num tempo onde o indefinido,passou a ser definido, a complexidade de uma molécula passou a ser melhor compreendida, por isso há mais defesas.
Na complexidade de cada ser existe um processo seletivo de seres humanos e vamos nos formando em grupos, até ao ser individual que necessita de outros para ser, e ser ser social.
Independente de uma parte da população passar fome, outra andar em guerras, outra sofrer catástrofes, outra ser regida por esta ou aquela política.
Compete a cada um olhar para o seu eu e aprofundar suas questões, encontrando respostas, sem prejudicar, a si nem terceiros.
O caminho para edificar
Não é julgar nem acusar
Que está errado
Mas sim num cérebro
Que é a parte mais complexa
O que se deve induzir
Ao raciocínio
Na reflexão de boa fé
Que traz uma abordagem
Comparação de facto
Para pesar os prós e contras e optar pela melhor alternativa
Regendo-se por um padrão
Do bem comum
Quem formata a moralidade?
Qual a moral e ideologia de cada cultura?
A convergência de culturas permite A+B chegarem ao mesmo consenso?
Quais as diferenças dos povos, entre raças,sexo,gastronomia,clima e ambiente?
Ser um ser melhor por vezes tem várias questões que nos interpelam e nos deixam aquém. Para ser melhores! Há limites, desde do momento que o cordão umbilical foi cortado porque, nós tornamos mais emocionais e afectivos, temos que nos adaptar a novas formas estar e vamos nos defendendo e aprendendo a defender
A nossa melhor versão é darmos o que podermos de nós a cada dia da melhor forma...
Grato pela inspiração Gabriel Pensador
Por: Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade