Comparação
Comparar-se ao outro é uma atitude que pode indicar redução da autoestima, revelando insegurança sobre quem realmente o indivíduo é.
Isso é o casamento!
Casamento é igual pedal de bicicleta, é igual ou remos de um barco e é igual à uma roda gigante
Pedal - uma hora um tá em cima e o outro em baixo e os dois se esforçam para erguer o outro sem parar.
Remos - os dois seguem no mesmo sentido com a mesma energia e corrigem o curso sempre que há um desequilíbrio.
Roda gigante - nos altos e baixos seguem juntos, lado à lado numa eterna aliança.
Comparar-me aos outros só me traz tristeza. Se constato que estou pior, sofro com a cobiça e a incapacidade de possuir o que o outro possui, seja bens materiais ou talentos pessoais. Se percebo que estou melhor, a compaixão me atormenta e a desigualdade existente me corrói
Não se compare com as pessoas que já estão no topo, pois você sempre vai se sentir um merda, você deve se comparar com o seu passado porque por mais na merda que você esteja sempre você vai ver resultado!!!
Essa vida não é como as roupas. Não podemos vesti-la hoje e tirá-la amanhã. Mesmo que tivéssemos terras, ninguém nos chamaria de fazendeiros. Continuaríamos sendo cangaceiros. Pior: cangaceiros que desertaram. Vargas continuaria querendo a nossa cabeça (...). Não há escapatória para gente como nós.
É falso sobrevalorizar a vida em detrimento da liberdade.
A liberdade é o primeiro fruto do amor.
Quem cria a vida já exerceu a liberdade de criá-la… e com propósito, cuida em estender a liberdade ao ser criado, conforme seu desenvolvimento.
Em nossa vida há diversas atitudes que cometemos no decorrer dos nossos dias. Há coisas que nos agregam valor e coisas que sugam a nossa energia e entre esse leque de ações que podemos realizar, hoje eu quero focar na mania de se comparar com a vida alheia. Quando existe uma comparação que tem como resultado algo positivo para nossas vidas, ESTÁ TUDO BEM! Mas quando a gente se compara com os outros e isso nos prejudica emocionalmente, SE COMPARAR É ALGO DESVANTAJOSO.
Nós temos que entender que a vida não está exclusivamente na rede social, já que lá a gente acompanha os momentos de felicidades dos usuários das mídias sociais, lá a gente vê os melhores sorrisos, as melhores viagens, pessoas influentes, rotina dos famosos... etc. Mas tudo isso que acabamos de falar é apenas uma fração insignificante da realidade. Muitas vezes quem está sorrindo em uma foto, por dentro não está tão feliz assim, quem está em lugares de luxo no concorrido post do Instagram, pode nem ter dinheiro, quem aparenta ter a melhor vida, pode estar cheio de cicatrizes QUE MARCARÃO PARA SEMPRE O SEU VIVER.
Você pode estar se perguntando em casa onde eu quero chegar:
Vou te responder agora: PARE DE SE COMPARAR!!
A comparação no fundo nos traz negatividade. É importante a gente reconhecer a nossa própria realidade. Se não estivermos satisfeitos com o que estamos vivendo, que possamos refletir melhor a nossa vida, tentar ajustar o nosso dia a dia para que a gente possa ter o prazer de viver dias melhores. Vamos nos elogiar mais, se olhar melhor no espelho, enxergar o que há de bom em nós, fazendo isso estaremos aptos para viver uma vida digna e marcante: DEIXE DE SE COMPARAR E OLHE PARA QUEM REALMENTE VOCÊ É!
Todo mundo imagina que a vida do outro sempre é bem melhor que, a de quem julga!
A grama mais verde. Os amigos melhores. Os genitores mais compreensíveis.
O salário compensador.
Tem mais plenitude de felicidade.
E que as convivências são mais leais etc.
Porém cada um é que sente sua própria DOR!
Não há melhores nem piores, só oque há é vida em transformação.
O resto sai na urina...
Quando você se compara a alguém que está mais adiantado, está se prejudicando por menosprezar a si mesmo. E quando você se compara a alguém que está mais atrasado, também está se prejudicando por supervalorizar suas atitudes. Portanto, não se compare a ninguém, pois isso acarretará atrasos em sua evolução.
E quando nossa atenção está em nos comparar com o próximo, eu acredito que a maioria das vezes, vamos nós frustra, porque sempre vamos procurar algo melhor, mais bonito, mais caro, mais moderno, para justificar que nossa realidade não está tão boa assim.
Nós seres distintos e singulares desejamos tomar a identidade de pessoas, sendo iludidos por nós mesmos ao criar um padrão de vida perfeito e sem desagrados ou esforços que nos façam sair de nossa área de conforto, gerando uma imagem "exemplar" para o anseio de nosso interior de algo que nunca será alcançado, muitas vezes sendo elevado a própria inveja. Criamos um ideal pelo qual desejamos conquistar.
Pela visão limitada e superficial que temos do outro, não nos é permitido enxergar as lutas e batalhas que esta pessoa vivência em seus dias. Batalhas essas que se fôssemos lutar não nos seria obtida a vitória por não termos o que é necessário para conquistá-la, algo que já está contido àquela pessoa por já ter adquirido em sua trajetória de vida as ferramentas precisas para a luta.
Infelizmente, mesmo ainda tendo ciência de tais circunstâncias, desejamos evitar e acreditar no engano de nosso próprio coração, buscando um alento que não é real, algo somente para anestesiar nosso desconforto e preguiça internas, momentaneamente, porque se nos fosse questionado se estamos dispostos a sacrificar o que àquela pessoa sacrificou, a resposta, em suma, seria negativa e contrária.
É preciso levantar a cabeça e enfrentar a batalha que nos foi dedicada, que a conquista será alcançada, pois não existem vidas perfeitas aonde só há alegria e conforto, mas existem pessoas que não desistem e continuam lutando sobre as tempestades que se apresentam em seus dias.
Nenhum gigante é maior que a força e a bravura que nos foram confiadas para nossas guerras, só precisamos usar as ferramentas que temos para obter o triunfo próximo.
Qual amor é mais amor?
Da mamãe pelo filhão?
Do homem pela mulher?
Ou será que é do paizão?
Não importa de onde vem,
O que vale é querer bem,
Sem fazer comparação.
Certa vez, um paciente descreveu a sensação de escalar uma rocha: quando ele está na parede, nada existe a não ser uma infinita superfície rochosa justaposta à decisão limitada de onde colocar a seguir cada dedo do pé e da mão. A prática da psicoterapia não é diferente de escalar uma rocha. Mergulho na história, na narrativa e repetição da narrativa, e o restante desaparece.
A gente é o que consegue ser, dentro das nossas possibilidades, do jeito que dá... Há DIAS e dias. Em alguns, o nosso melhor bate próximo dos 100%, em outros o melhor fica na escala dos 25%, e é isso, às vezes esquecemos que somos humanos. A real é que cada passo tem que contar. O problema é que a gente tem mania de perfeição, de comparação, daí surge a frustração. Aprenda a ir no seu ritmo e a respeitar isso.