Compaixão
Eu me importo?
Quando viu as multidões, sentiu compaixão por elas. -
Mateus 9:36
Escritura de hoje : Mateus 9: 35-38
Por que Richard Gilder instalaria um gongo de bombeiros em seu quarto? Como comissário da Tenement House na cidade de Nova York, ele se perguntou o que estava causando tantos incêndios. Mas ele fez mais do que admirar - ele mostrou preocupação genuína. Sempre que um incêndio acontecia em uma das residências, o alarme soava e Gilder corria para investigar.
Temos o mesmo tipo de preocupação com as pessoas famintas, doentes e sofrendo uma opressão cruel? E as multidões que, sem Jesus Cristo, passarão a eternidade no inferno? Quão preocupados estamos com o futuro deles? Compartilhamos a compaixão que motivou nosso Salvador? (Mateus 9:36).
O apóstolo Paulo tinha esse tipo de preocupação. Ele escreveu em Romanos 9: 2: “Tenho grande tristeza e tristeza contínua em meu coração”. Ele ansiava que seus companheiros judeus fossem salvos.
Estamos preocupados o suficiente para orar? Todos nós podemos fazer isso. Nós nos importamos o suficiente para dar? Podemos ser mordomos fiéis e contribuir para o trabalho contínuo do evangelho. E o que dizer de testemunhar? Podemos falar sobre nossa fé a um amigo. Podemos escrever uma carta, distribuir um folheto ou talvez enviar um livro a algum conhecido não-cristão.
Se nos importarmos, faremos algo. —VCG
Refletir e orar
Senhor, dá-me um fardo para os moribundos,
para os perdidos, onde quer que estejam;
Ajude-me a cuidar de que eles estejam indo
para uma eternidade sombria. - Fitzhugh
Amar os perdidos é o primeiro passo para levá-los a Cristo. Vernon Grounds
Que nosso evangelho seja amor, perdão, compaixão e empatia! Que nossa religião seja Jesus, e que a Bíblia seja falada da maneira correta!
The Wallcar Wall
Tenho compaixão da multidão, porque agora eles continuam comigo três dias e não têm nada para comer. - Marcos 8: 2
Escritura de hoje : Marcos 8: 1-9
Tomei café da manhã outro dia com um homem que há 60 anos vendeu jornais e calçou sapatos nas ruas do centro de Boise, Idaho. Ele me contou sobre sua vida naqueles dias e o quanto as coisas mudaram.
"O que mudou mais?", Perguntei a ele. "Pessoas", ele disse. "Eles não se importam mais."
Como exemplo, ele me contou sobre sua mãe, que muitas vezes alimentava homens famintos que vinham à casa dela. Todos os dias ela preparava comida para sua família e depois fazia várias refeições porque sabia que os sem-teto começavam a aparecer na hora das refeições. Ela tinha profunda compaixão por aqueles que estavam em necessidade. Certa vez, ela perguntou a um homem como ele havia encontrado o caminho até a porta dela. "Seu endereço está escrito em todas as paredes do vagão", disse ele.
Eu gostaria que esse tipo de elogio pudesse ser dito de todos nós. Na alimentação da multidão, Jesus nos deu um exemplo do que significa cuidar das necessidades físicas e espirituais dos outros (Marcos 8: 1-9).
Seria maravilhoso se nossas casas fossem conhecidas como lugares onde pessoas com fome pudessem encontrar pão. Mais do que isso, porém, precisamos orar para que nossos lares sejam conhecidos como lugares onde homens, mulheres e crianças com fome espiritual serão amados, ouvidos e receberão o Pão da vida. —DHR
Refletir e orar
Milhares de cansados precisam de consolo,
almas dos famintos estão chorando por pão;
Muitos nunca ouviram falar da salvação,
muitos estão esperando por você para serem alimentados. - Anon.
Evangelismo nada mais é que um mendigo dizendo a outro mendigo onde encontrar pão. David H. Roper
Cultive sim todos os valores do bem, da tolerância, da benignidade, da compaixão, da misericórdia. Observe sim todas as bem aventuranças. Siga sim o modelo de conduta do Cristo. Mas diante de quem decidir por conta própria assumir o papel do perverso intransigente, imponha pelo menos limites que te façam se afastar quando a situação ultrapassar o padrão do aceitável. Defender nossa cooperação na obra do bem significa antes de mais nada primeiro zelar pelo nosso equilíbrio antes de estimularmos o equilíbrio nos outros. Afinal, só podemos dar daquilo que temos.
Superando a inveja
Tenha uma mente, tendo compaixão um pelo outro; amor como irmãos. - 1 Pedro 3: 8
Escritura de hoje : 1 Pedro 3: 8-12
Com a língua na bochecha, alguém definiu a felicidade como "uma sensação agradável decorrente da contemplação da miséria do outro".
Poucos de nós concordariam com essa definição, mas receio que todos possamos ver a verdade suficiente para nos fazer recuar. É compreensível querer ser um sucesso como um vizinho. Mas é errado ter uma atitude que diz: "Se não posso, também não quero que mais ninguém o tenha".
Eu tinha cerca de 13 anos quando comecei a perceber que as habilidades atléticas do meu irmão de 10 anos, Len, eram maiores que as minhas. No começo, um tom de ressentimento surgiu dentro de mim, mas não teve a chance de se transformar em um forte sentimento de inveja. Por quê? Porque eu amei Len. Logo comecei a me orgulhar de suas realizações atléticas e senti com ele a alegria da vitória e a agonia da derrota.
Essa experiência me ensinou que amor e inveja não podem coexistir no coração humano. Agora, sempre que a inveja eleva sua cabeça feia, lembro-me de como meu amor por Len o expulsou de mim. Também me lembro da advertência de 1 Pedro 3: 8, “Amor como irmãos”. Isso me permite “me alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram” (Romanos 12:15).
Estar comprometido em amar os outros é o segredo para superar a inveja.
Refletir e orar
Das sementes da inveja no coração,
brotam as ervas daninhas do ódio;
Então, ajude-me, Senhor, a amar aquele a
quem acho difícil de tolerar. -D. De Haan
Uma dose diária de amor semelhante a Cristo curará a doença cardíaca da inveja. Herbert Vander Lugt
Essa geração que vivemos, paro e fico observando e vejo que falta muita educação e compaixão entre as pessoas e só reclamamos desse mundo pobre de amor entre as pessoas e tanta traição, falsidade, não amamos o próximo não somos caridosos, como podemos julgar o mundo e as pessoas se não fazemos a diferença se não fazemos nada para melhorar o mundo onde criticamos e questionamos as pessoas pelos seus erros, mais cometemos os mesmo erros banais, devemos refletir mais e praticar as melhorias que esperamos das pessoas, não seja oque o mundo quer pra você, seja oque você quer pra o mundo, pois futuramente nossos filhos e netos também vão viver onde vivemos, mudanças são necessárias pra resultados diferentes!
Nos passos rasos do teu ser,
Comunga do padecer de teu irmão.
Há falta de um olhar de compaixão.
E teus passos serão largos ao envelhecer.
A coloração da vida é sem dúvida rará,
Com atrevidos pingos de delicadeza e compaixão que em momentos obscuros seria como uma tocha de esperança em momentos tão caóticos nas entrelinhas do mar que é o coração.
Das incompletudes
Riqueza sem liberdade é escravidão.
Amizade sem compaixão é conluio.
Prazer sem felicidade é vício.
Família sem perdão é bando.
Conhecimento sem sabedoria é especulação.
Discurso sem ação é incoerência.
Notoriedade sem paz é histeria.
Sucesso sem gratidão é engodo.
Fé sem amor é crendice.
Eu sem você é nada.
"Solidão"
Tem para mim uma só palavra de amor? uma de indulgência e compaixão. Não vês como me arrasto aos seus pés, como te abraço, como sofro? solidão.
Antes da interpretação, a sem ná audição, gerand misericórdia e compaixão, são sentimentos prá edificação tecidual, onde a semelhança não se contrai.
A pessoa munida de bondade e compaixão (as quais são "virtudes" INATAS do Ser, ou se nasce com... ou não!), trazem na alma a empatia, e identificam-se, através do silêncio do olhar.
Flávia Abib
No momento em que o hedonismo se instaura, perde-se a compaixão, rompes-se a moral e aos poucos morre o convívio social.
Gostaria de saber o que tenho no meu avesso, se tem amor, se tem carinho, se tem compaixão... Gostaria que no meu avesso tivessem flores e chocolates, pois assim meu sorriso poderá seguir em paz.
Enquanto o amor residir apenas no coração,não ocupando a mente,
permanentemente , a compaixão não poderá existir.
Doctorstrangelove