Comemorar
O verdeiro amigo não é o que vive na sua casa em festas de aniversário,em datas comemorativas ou quando você convida, mas o que te trata bem e quer a sua felicidade independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Origem do Dia das Mães
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
E duas pessoas tiveram que gemer de prazer para que eu viesse a nascer um dia e comemorasse meu aniversário gemendo de alegria...
A vontade não foi minha
Mas os presentes e o prazer passaram a ser todos meus...
Chegou Segunda-feira,
Onde tudo é massante.
Chegue logo Sexta-feira,
És o dia dos amantes.
Diário de um Artista | Cabo-PE, 05-Mar-2016
Na maioria das vezes, nos doamos tanto para fazer o bem, e tudo que as pessoas fazem, é dizer que nada fizemos.
As pessoas que se sabem importantes na minha vida com certeza não estarão buscando nos meus espaços de contato mensagens alusivas ao “dia do amigo”. Acostumados que estão com meu pensar, entendem a ênfase que coloco nas posturas de essência do cotidiano se sobrepondo às manifestações ditadas pelos apelos pontuais de uma data pré-determinada. E justamente por me saberem livre do hábito de “panfletar” tais mensagens, quando algumas lhes chegam de surpresa – e da forma como me brotam – percebem que os sentimentos acumulados se fizeram superiores à minha capacidade de contê-las no íntimo, quando então simplesmente “eclodem”, buscando o caminho que as leve até eles. Dessa forma seguimos juntos em nosso permanente calendário de trocas sem datas marcadas.
Chore hoje, amanhã e alguns meses ou anos...
Sorria ao ver o resultado do dolorido e longo trabalho...
Trabalhe!!! Muito...
Você vai comemorar!!!
Nesta data especial!
Acreditamos na renovação do que há de mais humano:
Ternura, afeto, proteção, respeito, generosidade, companheirismo;
Amor, fé, partilha, alegria, fidelidade, compaixão, esperança, paixão. E um
Lar para amarmos e sermos amados.
Não preciso que concorde com minha opinião, ou que seja meu admirador. Também não quero risadas ou comemorações de postagens. Só peço que carregue um pouco de ódio contra políticos.
AGRADECENDO A VOCÊ....
“Hoje em dia passamos muito mais tempo digitalmente com as pessoas que amamos, mas isso não quer dizer que as amamos menos. Na verdade apenas significa que a tecnologia serve como uma ponte para que possamos estar sempre perto do que é realmente importante em nossas vidas. Agradeço a todos que vieram a minha página para me desejar feliz aniversário. Amei cada segundo, cada palavra e cada gesto. Mas principalmente amei que as minhas pessoas preferidas do mundo inteiro se tenham reunido no mesmo dia e espaço para me fazerem uma surpresa. Amei as homenagens. Que Deus abençoe sua vida com chuva de bençaos.”
#FelizNiverPraMim
—By Coelhinha
Parabéns!
Mesmo que pareça estar atrasado, mas na verdade não está... Independentemente do que você escolhe ser e fazer, tem as consequências, tem os preços... mas tem uma coisa que independe disso, é o nascer, é o ser, é o representar... e é isso que nos ocorre, antes de escolher fazer, e antes de definir o que ser, você já tinha nascido nisso e isso não tem como mudar, não tem como perder a importância, não tem como deixar, posso passar o que passar, podemos vencer e podemos perder, mas jamais deixaremos de ser o que somos na essência... por isso continuo sempre, mesmo que distante, mesmo que divergente, mesmo até hoje não compreendendo, continuo torcendo e orando por você por sua família... que Deus continue sendo sua inspiração e seu norte e lembre-se SEMPRE, você é muito importante...
Dedicado ao RAFA.
Ao mestre com carinho
Este Ser do livro, do saber, do ensinar
Que as nossas primeiras letras vêm formatar
É sábio que divide o que possui
Ao aprendizado contribui
Com amor, dedicação, coração
Sacerdote da verdade, abnegação
Ao pupilo a passagem da experiência
Os degraus da filosofia
As palavras, a escrita, a poesia
Do tempo, dos valores, da graduação
Obstinação incontida
Existência dividida
Com todos repartida
Que em nossa vida traz luz
Em nossa alma... “De truz”
Aqui todo o nosso louvor
Ao amigo, companheiro, professor!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
15/10/2010, 6’00”
Rio de Janeiro, RJ
Se não semear, não nasce
Se não cativar, não há enlace
Se não amar, não regar... perece!
Assim o amigo, afeto em prece
No rosário do viver... Aí acontece!
Feliz dia do AMIGO!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Araguari, MG – 20/06/2021
Agradeça... Agradeça por todos os momentos. A vida exige que a gente tenha a sensibilidade de lidar até com os momentos mais difíceis.
Se fosse fácil não teria aprendizagem, não dariamos valor e menos ainda teríamos do que comemorar.
Sempre temos diversos motivos para fazer um brinde à vida quando estamos dispostos a encontrar tais motivos.
- Relacionados
- Comemoração
- Celebrar a vida: frases para cultivar a alegria em cada instante
- Frases curtas sobre celebrar a vida (porque cada momento conta!)
- Comemorar a Vida
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- 9 meses de namoro: textos e mensagens
- Celebrando a vida: frases para comemorar e agradecer