Coleção pessoal de WesleySillva
Fatores de Risco Psicossociais: São elementos ou situações presentes no ambiente de trabalho que, isoladamente ou em conjunto, ao interagirem com as capacidades, necessidades e expectativas do trabalhador, podem levar a lesões, agravos à saúde física e mental, e impactar negativamente seu desempenho e bem-estar. Essa interação envolve a dinâmica entre as características do trabalho (carga de trabalho, organização do trabalho, condições físicas, informações disponíveis, autonomia, satisfação no trabalho, conflitos interpessoais, ambiente organizacional) e as características individuais dos trabalhadores (capacidades, necessidades, cultura, expectativas e habilidades).
Um acidente de trabalho reflete nossa capacidade de gerenciar riscos. Às vezes, um trabalhador sofre uma lesão, perde a saúde ou até mesmo a vida, apenas para nos mostrar onde estamos falhando no gerenciamento de riscos.
Quando falamos que o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é parte de uma gestão estratégica de uma organização, não estamos falando de uma mudança de cultura, mas da necessidade de uma cultura de mudanças que promova o debate e o aprendizado.
Todos os dias, ao acordarmos, precisamos estar preparados para colocar nossos valores e nossa determinação à prova, pois os novos desafios serão diferentes dos vencidos nos dias anteriores, e muitos serão maiores e mais complexos
Não importa a decisão que precisamos tomar, nunca estaremos totalmente seguros das consequências. Portanto, todas as decisões podem ser arriscadas, é preciso entender o que poderá acontecer e reduzir os ventos da ansiedade.
O melhor equipamento de resgate é aquele que reduz a chance de erro, diminui o número de pessoas na operação e permite que o usuário tenha total domínio e conhecimento sobre ele.
Gerenciar riscos é saber que mais coisas podem acontecer do que realmente irão acontecer. É entender as possibilidades e visualizar histórias alternativas.
Um líder precisa ser como uma estrela, guiando os que navegam ao seu lado, mesmo nas noites mais escuras.
O erro humano não pode ser erradicado ou eliminado, mas pode ser reduzido. Cometer erros é uma condição inerente ao ser humano e faz parte do seu aprendizado. O erro pode surgir de diversos fatores, como lapsos, deslizes, enganos, distrações e violações.
Um plano de emergência é um conjunto de ações e recursos estabelecidos dentro de uma estrutura de planejamento, com o objetivo de reduzir os impactos produzidos para uma emergência não evitada, porém prevista.
Devendo possuir uma sistemática que seja eficaz na amortização de danos à vida, à saúde, à propriedade e ao meio ambiente.
Decisões tomadas com base em impulsos e emoções tendem, na maior parte das vezes, a gerar erros e arrependimentos.
Um programa de gestão que considera a segurança como um valor só trará resultados sólidos se os líderes incorporarem esse princípio em suas atitudes e palavras.
Um grupo com grande confiança entre seus membros tem maior potencial de entregar resultados extraordinários que um grupo com grandes talentos
Enquanto você viver apenas na busca pela aprovação dos outros, nunca descobrirá quem realmente é e não aprenderá a valorizar suas próprias conquistas.
As pessoas que desejam crescer e evoluir precisam aprender a dar e receber feedback; isso tem a ver com humildade e sabedoria.
O resultado alcançado por uma organização é igual à soma do planejamento eficaz e do empenho na execução.
A perseverança é seguir o caminho escolhido, apesar das dificuldades, sendo sempre guiado pelo seu propósito.
Um líder precisa desenvolver uma visão otimista das coisas e acreditar que o melhor vai acontecer. A partir dessa crença, ele deve construir planos para que essas coisas aconteçam.