Coleção pessoal de wendel086
Não diga 'Eu sabia!' quando algo lógico acontecer, pois se você sabia e não orientou, você será negligente. Se você sabia e orientou, você será constrangedor. Um sábio não negligencia, tampouco constrange; ele orienta e, se a pessoa mesmo assim cair, ele, bondoso, a acolhe e a ajuda a se reerguer novamente.
A ironia é a ferramenta dos covardes, utilizada para manifestar o que não tiveram a coragem de declarar abertamente.
Quando se deparar com uma pessoa irônica, tenha pena, pois a ironia é a estratégia dos covardes para expressar seus sentimentos de raiva que não tiveram coragem de expressar diretamente.
Tudo é perfeito diante dos olhos dos cegos; pois são nossos próprios olhos que ocultam toda a beleza.
Contemplar os detalhes o torna sábio; ignorá-los o torna imprudente. Veja bem: toda inundação começa com uma pequena gota de água.
O sábio jamais entra em conflito com os teimosos, mesmo estando convicto de sua teimosia, pois a sua paz interior é mais importante do que qualquer esforço inútil de tentar convencer um tolo de sua tolice.
Quando você perceber a pequenez que representa nesse pequeno grão de areia chamado terra, entenderá o quão insignificante é essa arrogância que tu carregas.
Os detalhes são tão pequenos que passam despercebidos; ao mesmo tempo, são tão grandiosos que seria um erro ignorá-los.
O sábio analisa atentamente seu oponente, ele não fala, não gesticula. Apenas ouve, observa e absorve para si todo conhecimento, e quando ele se pronuncia, sua sabedoria é tão apurada que ninguém mais terá a necessidade de falar coisa alguma.
Quando você perceber que todas as peças estão exatamente onde deveriam estar e que você é apenas mais um peão na vasta imensidão de um tabuleiro de xadrez, você enxergará o invisível diante de seus olhos.
Não se engane: na vida, encontraremos pessoas aconchegantes, suaves e leves como as nuvens. Mas, elas não sustentarão sua carga quando você se apoiar sobre elas, e ainda o fritarão vivo com um raio feroz.
Olha só! Oito anos que se passaram em oito dias. Tão pouco tempo. Já vivemos aventuras, tristezas, alegrias. Ah! Se eu pudesse parar o tempo... Se eu pudesse, eu jamais pararia, pois cada momento vivido ao seu lado é tão maravilhoso que eu quero colecioná-los pelo resto dos meus dias.
Não seja insistente demais; veja bem! Até mesmo o açúcar perde a sua doçura quando exposto por muito tempo ao fogo.
Não se engane; a mesma nuvem fofa como algodão, que protege do sol e alivia a seca, pode se tornar insuportável em um momento de ira.
O medo nos impede de viver uma vida autêntica, transformando-nos em marionetes desta sociedade julgadora.
Prometer é fazer sem ter feito, chegar sem ter saído, acordar sem ter adormecido. Prometer é sentir o pôr do sol pelo amanhecer.
Cuidado com quem te copia, te espelha e admira; daí surgirão a inveja, a obsessão, a raiva e a ira, causando o enlouquecimento daquele que tanto admira.