Coleção pessoal de VictoriaKalenskaya
Posso dizer-vos que só há uma única razão que nos impede de aceitar com gratidão tudo o que acontece. Esta razão é o orgulho. Se você está infeliz com o que está a acontecer, isso significa só isto: você não acredita na vida, na sua governação, você não acredita na força superior do amor que vem duma fonte superior. Você não sabe como o mundo funciona, e por isso se sente infeliz. O orgulho acredita que o problema que interfere com a vida normal, precisa de ser eliminado.
Mas como é que o aluno interpreta uma situação problematica? O aluno vê nela uma determinada tarefa que a vida coloca na sua frente, a tarefa que promove o desenvolvimento da sua personalidade. Ele olha para essa situação com interesse, não a rejeita, mas aceita-na com prazer e gratidão. E como é que você entende as suas situações difíceis? Eu vou revelar o segredo da vida: tudo o que acontece connosco na vida tem um único propósito: o nosso desenvolvimento e o nosso crescimento pessoal.
Se nós não estamos a trabalhar para desenvolvermos e melhorarmos a nós mesmos, então perdemos a capacidade de viver, perdemos o sentido da vida e o contato com ela.
Porque o ser humano pensa tanto sobre os seus problemas? A resposta é muito simples: porque ele é egoísta. Quando uma pessoa não é egoísta por natureza, e ela, por exemplo, enfrenta os mesmos problemas, ela não pode pensar demasiado sobre eles, porque ela não tem tempo. Ela pensa em outra coisa, mais importante: ajudar os outros. Então temos que começar a fazer algo pelos outros. E imediatamente desaparecem muitos problemas dentro de nós.
De cada vez que você fique decepcionado ou ofendido com uma pessoa, tente pensar se ela realmente tinha que fazer tudo o que você esperava dela. Tente encontrar o motivo dessa decepção dentro de si, na sua opinião exagerada sobre si mesmo. Você precisa aprender isso, assim como você aprendeu a fazer muitas outras coisas, como escrever ou andar de bicicleta.
As Escrituras Sagradas dizem sobre a felicidade, que não é difícil tornar-se feliz. Nós só precisamos entender que temos o melhor amigo - Deus - nos nossos corações e Ele está sempre ao nosso lado, nunca estamos sozinhos neste mundo. Este amigo nunca nos deixará. Ele sempre estará nos nossos corações, aconteça o que acontecer. Mesmo que o mundo inteiro se afaste de nós, Ele permanece nosso amigo. Ele entende os nossos mundos internos, Ele sabe do que precisamos e Ele está sempre pronto para nos ajudar. Basta lembrar-se apenas disso e você será feliz. É por isso que existem as duas regras na vida espiritual, como indicado nas escrituras: sempre lembrar Dele e nunca esquecê-Lo.