Coleção pessoal de verdadevida
Viver faz bem para a vida
Seres humanos, uma raça de animal muito complicada.
Nenhuma outra raça de animal que eu conheça mata outro da sua espécie, por vingança, por raiva, por ódio; porque eles não sentem isso um pelo outro.
Às vezes me impressiono com as atitudes dos seres humanos, eles sempre deixam para fazer algo essencial, quando já não dá mais pra fazer e depois ficam se remoendo arrependido nos cantos.
Porque as pessoas não fazem as coisas importantes enquanto há tempo?
São pequenas coisas que podem nos fazer ficar com sentimento de missão cumprida, ou o não sentimento de peso na consciência.
Um grande exemplo disso seria com as pessoas ao nosso redor. Você passa 24 horas por dia com seus pais, com seus irmãos e já faz quantos anos que eles não ouvem um “eu te amo” vindo de você?
Já faz quantos meses que você não dá um sorriso sincero pras pessoas que moram com você?
E seus amigos, o que você tem feito para eles continuarem seus amigos? Será que você é a pessoa que eles podem contar a qualquer momento? Ou só você tem que contar com eles?
Só vivemos uma vez neste mundo, e como será a sua passagem por aqui? Será que quando lembrarem de você quando não estiver mais neste mundo, vão lembrar como uma pessoa que foi amarga, infeliz, que ninguém suportava ficar perto? Que amava mas não tentava demonstrar amor às pessoas? Que evitava se relacionar com as pessoas? Que vivia só no “seu mundinho”? Que em casa não dava sossego? Que servia só ingratidão para as pessoas que te amavam? Uma pessoa que dava fadiga para as pessoas ao seu redor? Será que as pessoas vão falar “graças a Deus” com sua partida?
A vida não precisa ser assim, a vida pode ser mais doce, por mais amarga que ela esteja ainda dá pra colocar um pouco de açúcar nela, e ainda adoçar de quem está amarga.
Tudo é uma questão de escolha, de decidir lutar por uma vida melhor.
Ás vezes até me pergunto: “Será que vai valer a pena gastar a única vida que temos lutando por uma vida melhor?” Só vamos saber se tentarmos.
O segredo está no amor, se você colocar amor em tudo, tudo fica mais doce. Amor é um “açúcar” para deixar a vida mais gostosa. Por mais difícil que seja em algumas situações, não deixe de amar. O amor é o coração da vida, se amarmos em toda nossa vida, vamos viver felizes, pois tudo que vai volta.
Então, use mais as palavras eu te amo, passe mais tempo com as pessoas que te criaram, não seja ingrato a vida, curta ela da melhor maneira possível. Seja amigável, faça as coisas direito e sem preguiça, dê oportunidade para outras pessoas entrarem em sua vida, dê oportunidade para pessoas que saíram voltar para ela, pois algumas pessoas por incrível que pareça, voltam melhores. Faça com que as pessoas que convivem com você tenham motivos para viver, mostre a elas que a vida é boa de se viver. Libere seu coração das amarguras, do ódio, do medo, das mágoas e da tristeza; não compensa passar seu pouco tempo aqui na terra com esses sentimentos que só te jogam pra baixo. Não inveje outras pessoas, você é capaz de conseguir tudo o que você quer se você lutar; mas lute pelo que você quer, e não por algo que alguém tem e fica esfregando na sua cara que tem. Viva intensamente cada momento, até mesmo aquela noite de sono depois de um dia cansativo de trabalho. Pratique algum esporte de vez enquando. Valorize os detalhes do dia a dia, olhe para o céu no fim da tarde, diga oi para o sol; namore a lua e as estrelas... e se você tiver que invejar alguém, inveje elas, pois em altos e baixos da vida, elas só vivem no alto.
A vida não tem manual de instruções, mas tem um pozinho mágico para ajudar a viver bem, a determinação. Se você se entregar ao problema, ele vai acabar com você. Então seja determinado a ter uma vida doce com o amor.
E quando passarem os anos, você verá que tudo valeu à pena.
Por maior que seja minha raiva e minha revolta, Deus sempre arruma um jeito de me mostrar que as coisas podem ser diferentes.
Vida e as pessoas
A vida é melhor quando se vive sozinho.
Amigos servem para agitar a vida, família serve para fazer nosso coração acelerar, seja de raiva ou de alegria.
Mas também é possível viver sem isso tudo. Acho que seria até mais fácil se envolvesse somente pessoas normais e não amigos, familiares e parentes.
Ao mesmo tempo em que isso tudo é bom em alguns momentos, em outros podem destruir a sua vida.
Por isso nunca se prenda a ninguém, não ame demais, não se apegue muito, não se aproxime muito. Pois isso pode acabar te levando à ruína.
Sempre quando nos apegamos demais, sofremos na mesma intensidade, ou até mais!
Se tivermos apenas um contato com essas pessoas já basta, pois isso se torna um alívio para certas situações como uma mudança de cidade, uma traição, um abandono, ou até mesmo a morte.
Mas enquanto temos que conviver com isso vou deixar um conselho: Não pense nos outros, pense em você, pois os outros não pensam em você!
Injustiça
Um dia na sala de aula meu professor disse algo que no momento não havia concordado com ele, mas agora eu vejo o quanto ele tem razão.
A frase dele foi a seguinte: “Existem pessoas que valem mais do que outras”. Veja só o porque:
Infelizmente no mundo em que vivemos, existe muita desigualdade.
Existem pessoas que ao invés de liderar, monopolizam outras pessoas.
Isso acontece em todo lugar, na escola, faculdade, trabalho, igreja, entre vários outros grupos sociais que existem.
Infelizmente quando fazemos parte de algum desses grupos, temos que estar sujeitos a esse tipo de burguesia.
No começo até parece fácil, mas ao passar do tempo, a gente começa a ver muita injustiça. Pessoas que só te suportam ou te aceitam porque você tem algo de interessante para oferecer, seja dinheiro ou até mesmo um dom.
Mas até mesmo nisso há certas diferenças, pessoas que tem dinheiro para oferecer, sempre são mais bem vindas do que as que têm simplesmente um dom para oferecer.
Triste realidade esta, pois os membros desses grupos que tem dinheiro podem fazer de tudo e mais um pouco, e nada acontece. Agora, se o restante fizer a mesma coisa, ele se encontrará em uma situação complicada.
Esses superiores querem que tudo sejam do jeito deles, então eles fazem todas as escolhas, e nessas escolhas o restante está “obrigado” a participar.
É nessas coisas que entra a questão da injustiça, pois em um grupo onde várias pessoas participam, todos têm algum tipo de idéia, e todos gostariam de participar. Mas infelizmente não é possível, pois você pode dar uma sugestão boa, mas se a pessoa que já nasceu na burguesia, seja por ser filho ou cônjuge do superior, disser que vai ser de outro jeito, vai ser e todos têm o direito de permanecer calado.
É aí que está o que eu chamo de sacanagem! Direitos que não são iguais, pessoas que podem fazer algo que outras pessoas não podem fazer simplesmente porque é parente ou aliado do superior.
Mas até onde esta sociedade vai ficar cega assim? Até quando ficarei de boca fechada, até quando terei que virar a cara para desigualdade?
Talvez seja até quando eu estiver onde está eles estão...
Mas se você está pensando que eu vou me entregar fácil, não vou! Eu tenho uma solução melhor para isso, me infriltar e fazer do meu jeito e falar o que eu tiver que falar quando eu tiver oportunidade, demonstrar a coragem que tenho dentro de mim, que muitos não têm!
O MENESTREL
Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Tristeza
Não sei por que me sinto assim, parece que não quero nada nem ninguém.
Aconteceu assim do nada, perdi a vontade de ficar perto das pessoas, até mesmo das mais próximas.
Talvez seja as circunstancias da vida, problemas que aparecem que nos deixam em conflito, nos deixam perdidos sem saber o que fazer ou como fazer.
É uma sensação ruim de impotência em meio a um problema gigante. E isso acaba nos fazendo desistir e nos sentir derrotados.
Não sei o que devo fazer para sair dessa situação.
Talvez um abraço de surpresa de alguém que você ama, bem quando você não está esperando; ou um toque, ou um carinho naquele momento em que você está em silencio justamente pensando na fraqueza.
Talvez uma palavra de animo com firmeza, ou uma simples decisão tomada com convicção.
Talvez só a presença de alguém que nos faz sentir bem, ou ficar uma semana sem aqueles olhares acusadores, ou perguntas idiotas do tipo “está tudo bem?”.
Até mesmo um sono tranquilo, sem que tenha que deitar e antes de dormir ficar pensando “preciso fazer minhas tarefas” ou “será que ele vai ficar chateado se eu dormir um pouco e não ficar com ele?”
Talvez um convite irresistível de ir em algum lugar, mesmo que seja lugar nenhum, para fazer nada, só olhar as estrelas e a lua.
Talvez seja um saidera com sua melhor amiga, matar a saudade dos velhos tempos.
Talvez olhar para as medalhas e poder lembrar que um dia eu fui a melhor, e que apesar de apanhar muito na vida, conquistei primeiros lugares. Momentos que não existem em fotos nem vídeos, mas que na memória eu vejo como se fosse ontem, e lembro que naquele momento eu estava feliz.
Talvez um pedido para ver as fotos e vídeos de 10 anos atrás e fazer perguntas do tipo “quantos anos você tinha nessa foto? Quem são esses?”
Talvez seja ligar a TV no jornal e ver pessoas fazendo bem a outras pessoas, brasileiros sendo campeões, pessoas sendo felizes. Ligar a TV e não ter limpar o sangue e as lágrimas que escorrem em sua tela.
Talvez seja lembrar dos momentos felizes de sua vida, e que faz bem trazer a memória.
São nessas pequenas coisas que a vida se ergue e se mantém, são momentos assim que fazem a vida ter sentido.