Coleção pessoal de vaniasaraiva

1 - 20 do total de 25 pensamentos na coleção de vaniasaraiva

"Aviso aos meus contemporâneos.
Nascemos entre as décadas de 60/70/80. Época em que não se utilizava a tecnologia para se fazer e manter amigos. Nos conversávamos pessoalmente ou por telefone discado. Sabíamos decor os telefones dos nossos amigos. Escrevíamos cartas uns para os outros, líamos com carinho e respondíamos sem o imediatismo das respostas e conclusões.
Desentendimentos sempre existiram. Brigas entre colegas, diz-que-me-dizes, decepções. Mas também alegrias, aprendizado, companheirismo e sonhos. Queríamos crescer fortes e inteligentes pois sabíamos que o futuro de nossa nação dependeria de nós.
Sonhávamos. Cada qual com seu tipo de sonho.
O tempo passou. O mundo mudou virtualmente e virtuosamente. Tivemos o prazer de assistir a toda evolução tecnológica que o mundo vem sofrendo mas também a tristeza de ver guerras infindáveis, doenças incuráveis, falta de amor.
Falta de amor sempre existiu, desde que o mundo é mundo. A falta de amor assola a humanidade a ponto de criar discórdias e desentendimentos sem procedência, sem nenhum fundamento. "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
O fato é que, meus contemporâneos, estamos envelhecendo. Parece que o tempo está com mais pressa do que nunca. As velhas cortesias e gentilezas são interpretadas como interesse; a educação e simpatia como máscaras; a alegria de viver como exibicionismo. Temos que medir palavras meticulosamente pois uma vírgula mal colocada pode melindrar o próximo a ponto de destruir amizades de anos. As pessoas simplesmente estão se perdendo no abismo da maledicência e discórdia gratuita.
Falta de amor. Falta de Deus. Falta de compaixão. Falta de respeito.
As pessoas não se confraternizam mais e quando falo Confraternizar refiro-me a união de irmãos/amigos para celebrar o bem-querer, a vida...
Temo pelo nosso futuro, contemporâneos.
Mais ainda o futuro dos nossos filhos.
Hoje entendo porque alguns conhecidos de mais idade se isolaram em suas casas em seus núcleos familiares. Pessoas evitando pessoas. Nada inteligente.
A família é o bem mais sagrado que podemos ter. Ela é Atemporal e ao mesmo tempo nossa eterna contemporânea.
Nossa passagem por esse mundo não é gratuita. Temos que aprender, ensinar e fazer eternas provas sobre nosso caráter, força e fé.
É, meus contemporâneos, coincidentemente estamos vivendo na mesma época. Sim, somos contemporâneos. Para uns isso não significa muita coisa, mas significa muito. Tantas e tantas eras se passaram e tantas outras que ainda virão e decidimos viver juntos nesse micro planeta chamado Terra. É lindo.
Vivamos o Amor.
Sejamos o Amor.
Vivamos a Paz, e sejamos a Paz."

(Van der Fleurs)

"...Então abriram a urna onde as virtudes mais almejadas pelos homens eram hermeticamente guardadas. Dispuseram-nas todas frente aos meus olhos. De todas preciosidades apenas uma seria a mim presenteada, as outras teriam de ser conquistadas ao longo da vida através de todo e somente meu esforço. Após muito pensar optei pela Sabedoria. Somente com Sabedoria - a mais bela e prudente das virtudes- poderia alcançar sem demora todas as outras.
(Van der Fleurs)

"E o juízo que fizeres sobre outrém não será sorte ou prejuízo de ninguém senão teu: o tipo de julgo pode deflagrar, sim, quem verdadeiramente és."
(Van der Fleurs)

Aquele que semeia a PAZ colherá bons frutos . O que semeia a guerra será eternamente escravo da infelicidade. Estamos nesse mundo para promovermos o bem. Felicidade e Paz caminham juntas à Consciência Tranquila.

"É preciso que sejas nobre, para exigires nobreza do teu semelhante.
Sejas caridoso, para que recebas caridade.
Amigo para que recebas amizade.
Fiel para fidelidade.

Cordial cordialidade.
Eis os únicos presentes que levarás desta vida: o bem que praticaste o bem que recebeste."

( Van der Fleurs )

"Nascem mulheres as que se apiedam das tristezas do mundo mas também as que regozijam das suas alegrias;
Tornam-se mulheres as que lutam e obtêm seu reconhecimento mas também as que já descansam o mérito dos vencedores.
São, pois, mulheres as que despertam todas as manhãs com o sorriso no rosto mesmo sabendo que não precisariam assim vestí-lo.
Vestem-se de sorriso e se despem para o verdadeiro amor.
As que cantam a sabedoria compartilhando-a com compaixão e ternura.
Nascem mulheres as que se envaidecem com o espelho mas também as que descobrem que a imagem ali refletida esconde quem realmente ela é. Ela é muito mais.
Ela é tão plena de amor que se pudesse chamaria o planeta de " meu filho " mesmo que ainda não fosse mãe.
É mãe, tia, pai e avô.
É arrimo se quiser,
Companheira, rosa em flor;
É a graça desse mundo
É o amor...a mulher"

(Van der Fleurs)

"Não me torno amigo de alguém por julgar este ser melhor ou pior que eu: existem fatores que vão muito além dessa vaidade ou falta dela. A amizade verdadeira transcende a razão e a emoção. A matemática e a poesia. Simplesmente gostamos de estar na companhia do amigo muitas vezes até sem falar nada. Amigo se fala mentalmente. Se ri. Se chora. Simples e natural, sem artifícios. Sem maquiagens. Quem utiliza da amizade para se promover nunca soube o que é ser amigo. Vive a pseudoamizade, em companhia da solidão."

( Van der Fleurs )

" É preciso fazer-se renascer a cada Páscoa. Renascer para a nova Vida para que bênçãos divinas possam nos ungir.
Refletir sobre as atitudes, pensamentos e omissões de outrora a partir da humildade e sabedoria do hoje. Sabemos muito a teoria e urge que a ponhamos em prática.
Sim, é preciso renascer a cada Páscoa para a verdadeira presença de Cristo em nossas vidas através do que almejamos e desejamos ao próximo como a nós mesmos.
Não haverá Páscoa se mantivermos velhos e nocivos hábitos;
Não haverá Páscoa se guardarmos antigos sentimentos de rancor e medo;
É preciso viver a Santa Páscoa e todo o Renascimento de Amor e Compaixão que ela representa.
Vistamo-nos de Paz e Alegria; Verdade e Compaixão.
Renasçamos a cada Páscoa."
(Van der Fleurs)

"Um belo dia resolveu arrepender-se de todos os males que havia praticado.
Refletindo-se através de autoconhecimento num espelho de verdades enxergou a própria alma sem compaixão ou piedade também os tantos malefícios que até então causou a outrém.
Por alguns instantes envergonhou-se. Por minutos arrependeu-se. Chegou a pedir perdão aos céus em breves lágrimas salinas...ou felinas?
No mesmo dia, antes mesmo da noite serenar o dia, rescindiu contrato com seu verdadeiro eu...que não era diferente do de outrora.
Triste sina a dos que carregam essa vil índole: o padecer da própria existência."

(Van der Fleurs)

O mesmismo embota a mente. Mentes despertas desenvolvem novas e melhores habilidades. Exercitemos nossos corpos mas também nossas mentes, só assim seremos realmente saudáveis e felizes!!

" Exigimos muito do próximo mas faltosa mesmo é a nossa conduta.
Que reverberem de nossas bocas somente palavras sábias e pacíficas;
Que nossos olhos enxerguem somente a beleza das almas;
Que nossas habilidades realizem bons trabalhos e façam a diferença.
Que nossas diferenças sejam vistas como riqueza de diversidades e não adversidades.
Que nossas mentes nos permitam pensar e refletir o BEM.
Pois serei instrumento sem som,
Serei corpo sem alma,
Vida sem sentido
se não for para o bem."

(Van der Fleurs)

Persegue teus sonhos todos sem fraquejar. Sê humilde e perseverante. Luta bravamente, mas sem ferir teu próximo, pois só aquele que acredita em si e na humanidade regozijará a vitória dos justos. Se hoje não obtiveste êxito, prepara-te vigorosamente para amanhã.

Vestiu-se de forte e aceitou o desafio. Prendeu os cabelos em coque, colocou os óculos e seguiu seu destino. Não mais ficaria assistindo as vitórias alheias, não mais se queixaria dos ais de outrora. Respirou fundo e foi.
Em mínima fração de segundo chegou a titubear a decisão, talvez resquícios da vida de medos e incertezas ainda a tentassem acorrentar. Riu-se muito desses laços malditos e deprimentes que até então submergiam-na à lama da mesmice entediante e seguiu.
Questionava-se, vez ou outra, se encontraria por fim as tantas respostas para as tantas outras perguntas que ao longo a vida elaborara.
Mas agora não era o momento, não agora. Já havia optado por continuar a marcha ao sucesso. Sucesso? Talvez. Questionamentos? Todos. Expectativas? Por todos os lados. Futuro do Presente! Passado imperfeito. Pretérito esquecido. No momento apenas no gerúndio: fazendo, sendo, indo, sonhando... vivendo!

"Cada um carrega dentro de si as alegrias e tristezas pelas quais passou ao longo da vida.
Sabe do seu valor e o quanto batalhou para ter ou não sucesso pessoal e profissional. O quanto lutou pela própria felicidade e de quem o cerca.
A imagem que os outros criam a respeito de você é, na verdade, a soma de respeito, admiração ou simplesmente o contrário. As pessoas têm esse direito, de pensarem e julgarem como bem entendem.
Você nunca irá agradar a todos.
Não importa o que faça, sempre existirão os aplausos mas também as vaias. Os incentivos mas também as âncoras que tentarão prender você ao vácuo do nada. Colocarão mil empecilhos, criarão mil outras desculpas para contrariar o fluxo da vida.
Peço que não desista.
Continue mesmo assim. Trabalhe duro, estude bastante e faça a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e íntegra. Siga em frente sem olhar para trás. Tenha metas e sonhos. Faça a sua história.
Uns se inspirarão e farão o mesmo.
Outros não. Continuarão a passar pela vida sem ter realmente vivido essa experiência maravilhosa.
Agradeça a Deus a capacidade de vislumbrar novos horizontes. O mundo pertence a vocês."
(Van der Fleurs)

Bom mesmo é acordar todos os dias com novos ou velhos sonhos, metas e realizações.
Para tanto é preciso fazer o bem, querer o bem e desejar o bem a todos que encontrares.
Sê íntegro, verdadeiro e com boas atitudes.
Cerca-te de pessoas que também pensam e agem assim. Energia boa traz harmonia e bem-estar a nossa vida.
Nutre-te de amor, compaixão e bem-querer. É preciso coragem para ser bom. É preciso ser bom para ter coragem.
Se falhares hoje recomeça sem medo ou preguiça. Acredita no amor mesmo que insistam por diversas vezes em te provar que ele não existe.
Se houver vida existe amor.
Se houver amor, para sempre, vida.

"A Sabedoria é o bem mais precioso a ser conquistado. De nada servem a fortuna e inteligência ao que carece da mais nobre das virtudes. A conquista e permanência de qualquer bem seja material ou espiritual em nossas vidas depende unicamente do quão sábios somos. Urge que observemos mais, escutemos mais, leiamos mais ainda. Somos qual a pedra bruta que é lapidada a cada ensinamento, transformando-se em bela e formosa escultura."
( Van der Fleurs )

"Devemos filtrar pelo crivo do bem as informações que chegam aos nossos ouvidos. Ninguém é tão mau nem tão bom, mas HUMANO. A palavra Humano é derivada do latim, onde Homo (homem)+ Humus (terra) se unem para nomear o ser que se julga superior a todos os outros seres. Cabe aos mais evoluídos a Humildade (palavra também derivada do latim: Humus) de saberem de onde viemos e para onde voltaremos.
Portanto não devemos julgar o que os ouvidos meramente humanos ouvem, mas faz-se fundamental a Humildade do Humano em calar-se em oração não só os seus defeitos mas também os de outrém."
( Van der Fleurs )

"Ainda que novos sóis sejam descobertos, novas e magníficas tecnologias sejam criadas, novas gerações nasçam com superior capacidade em modificar o mundo, NADA NEM NINGUÉM senão o AMOR sustentará todos esses feitos. Até a mais sofisticada robótica desaba obsoleta se não vier nem for pelo amor."

Mais rara que a gratidão é a amizade. Poucos são fiéis aos que lhe ajudam, minoria ainda são os que contam com amigos de verdade. Confunde-se muito o "toma lá, dá cá" com gratidão e "colega de festa" com amizade. A verdadeira gratidão está no eterno respeito e carinho por quem se é grato. A amizade não nos permite sentirmos sós: somos queridos e queremos bem. É a constante troca de afeto. É importar-se. Sentimentos que só os que possuem a joia rara que é ter um amigo.

"Não era só a sujeira das lentes que o impedia de ver, mas a cegueira de não querer enxergar.A realidade o açoitava a alma e ignorá-la o apaziguava a vida. Passou a cultivar o que o aprazia e descartar tudo o que amordaçava a voz da alma. Esquivar-se das dores tornou-se praxe.
Acontece que certas feridas não podem ser sepultadas facilmente.Exigem tempo, muitos cuidados e precisão cirúrgica para serem, finalmente, curadas.
É imperativo que aproveitemos os momentos felizes, e evoluamos com os tristes."