Coleção pessoal de taylloncarvalho
Enquanto o tolo responde antes de ouvir (Pv 18.13), o sábio tenta não ficar na defensiva e ouvir com uma postura não julgadora, treinando-se para não formular opiniões ou respostas até que o relato completo esteja sobre a mesa e toda a história tenha sido ouvida.
Os seres humanos nunca se dão conta ou se convencem de sua insignificância enquanto não são confrontados com a majestade de Deus.
O que é esse temido fermento dos fariseus? Em uma palavra, é hipocrisia. É um falso tipo de justiça. É engano, uma máscara de santidade que é um substituto para a coisa real.
As Escrituras nos dizem que Deus é a fonte de toda verdade. Tudo procede dele, assim como uma nascente, por menor que seja, pode ser a fonte de um rio caudaloso. Em outras palavras, não somente a verdade religiosa, mas toda verdade é dependente da obra de revelação de Deus.
Assim é com um homem que não tem Deus por seu Deus. Se um conforto for tirado, ele tem outro; se ele perder um filho, ele tem uma propriedade; mas quando as águas se elevam, a morte chega e toma tudo, ele não tem nada com que se salvar, nenhum Deus para onde ir, ele deve morrer em
desespero.
Um pecador que não tem Deus por seu Deus pode mudar enquanto a saúde e os bens durarem, mas, quando essas muletas nas quais ele se apoiou quebrarem, seu coração deve afundar.
Um homem perverso em tempos de dificuldades é como um navio lançado no mar sem uma âncora, que bate em rochas ou areias.
Deus é o tipo de Deus que é forte o suficiente, sábio o suficiente, bom o suficiente para tomar sobre si suas fortes preocupações sobre seus ombros.