Coleção pessoal de sicoutinho
Gente que é folha, gente que é trevo
Se você não for trevo de 4 folhas, conversa boa, dessas que faz o tempo parar.
Não tem nada a acrescentar, você é folha no vento de lá pra cá tentando se achar.
Só quero pessoas com gosto de saudade de casa, dessas que a gente acha sorte encontrar,
pra amizade, pra irmandade, sem maldades, apenas pra amar, pra somar e no coração guardar.
Autor: Eu mesma !
Venero, cultuo e admiro a PALAVRA.
Palavra é o que promove amor e o ódio ,
Palavra é o que prende e que solta,
Palavra é o que aproxima ou afasta,
Cuide das palavras que emite , Atenção as palavras que absorve , cuidado com as palavras que propaga.
Palavra é o que salva ou condena o mundo.
Quer saber como é ser elegante ? tire tudo , roupa , acessórios , sapatos e deixe só o corpo.
Tire o corpo e deixe só a alma e ai saberá que elegância tem de 2 procedências: A adquirida que é a que a vida e as pessoas te ensinam e a de nascença quando voce já sai de fabrica elegante.
Elegância está em nao falar mal de quem te deu a mão um dia, mesmo que a amizade deixe de existir, a ingratidão é deselegante.
Elegância está em pensar a mesma coisa que faz, pois dizer uma coisa e fazer outra é muito deselegante.
Elegância está em se valorizar pois nao se amar é muito deselegante.
Elegância está em saber dizer sim e também dizer não, não saber estabelecer limites é muito deselegante com voce mesmo.
Elegância está em pedir ajuda porque orgulho é deselegante e prejudicial.
Elegância é também saber se virar, saber conquistar por si mesmo , acomodação e se aproveitar de ajudas é por demais deselegante.
Então pra voce que achava que elegância tem a ver com roupa , joia e sapato, te esclareço que tem a ver com caráter, coerência , postura e um pouco de classe.
Não é a exagerada sensualidade da moça que choca ,
Não é o despudorado senso de se permitir que tanto incomoda
É a velada amargura da ausência de prazer da vida de voces,
É a triste realidade de nao se permitir que se reflete no ato de a tudo denegrir.
Antes de apontar a sujeira alheia, tire das suas vidraças a poeira e as teias.
Permita-se, viva... Seja feliz !
Bem , não acredito em bandeiras que segregam, não acredito em lutas que erguem muros no lugar de construir pontes, se no passado erramos nada podemos fazer é passado , mas se no futuro ainda erraremos é uma decisão a ser tomada no presente.
Como sempre repito e vou repetir até morrer , meu avô de mãe era brasileiro, negro, neto de escravo. Já meu avô paterno era branco, europeu, imigrante vindo de Portugal, logo por que eu deveria exaltar só me Tataravô branco europeu, se eu não faço ideia de que pais da Africa veio meu Tataravô negro escravo? Não tenho que exaltar de onde eles vieram , mas de onde eu , que sou resultado dessa junção, vim. E eu sou do Brasil , não sou da África , não sou de Portugal , eu sou do Brasil !
Eu cresci entre esses 2 homens que me ensinaram muita coisa mas a maior de todas foi a respeitar o outro pelo que o outro é e não pela melanina .
Não acredito em grupos que se isolam entre si para lutar por igualdade , pois creio que o 1º o passo para a igualdade seja exatamente se ver e se tratar sem distinção , sem essa segregação ...
O Brasil é a maior mistura de povos do Mundo , todas as raças trouxeram seu legado , não apenas europeus , nem apenas africanos , mas asiáticos e orientais também .
Somos branco do cabelo sarará , somos negros do olho verde , somos ruiva de pele morena , somos chineses meio mulato , na nossa etinia nao cabe apenas branco negro ou pardo , na nossa etnia devia vir escrito o mesmo quer a nacionalidade ... brasileiro!
Somos ricos no tamanho, somos ricos na cultura, mas precisamos ser ricos na aceitação da igualdade, respeitar a identidade da diversidade e enxergar-se na igualdade da humanidade.
Eu quis fazer o ensaio EURO AFRO BRASIL , porque são as 2 maiores contribuições que tivemos , dos muitos imigrantes dos muitos países da Europa que vieram por opção ou fugidos de conflitos e dos muitos escravos de muitos países da Africa que vieram sem opção, mas que trouxeram seu legado.
Então essa é minha contribuição, essa é minha representação visual do que eu acredito , vivo e prego . . .
Não lute pela Africa mais do que lutaria pelo Brasil , pois se seus ancestrais vieram da Africa, você veio do Brasil.
Não lute pela Europa mais do que deve lutar pelo Brasil , pois se seus ancestrais vieram da Europa, você veio do Brasil.
Eu tenho sentido que está ocorrendo uma inversão , estamos esquecendo quem somos , estamos esquecendo que somos daqui , não dali ou acolá.
Entenda-se, ame-se, promova-se, enxergue-se como integrante de um povo misturado.
Para que o BRASILEIRO seja respeitado, ele precisa antes de mais nada se comportar como brasileiro , assumidamente um povo miscigenado , somos brasileiros, não importa que cor de pele temos , temos todas as cores de pele, que cabelo o brasileiro tem ? Todos os que existirem .
Hoje cedo eu vi uma reportagem de imigrantes e o porque eles não querem voltar para seus países, confesso que até senti mais orgulho deles do que de muita gente daqui, pois eles amam e respeitam a terra de onde vieram, mas amam e respeitam a terra que os acolheu. E nós ?
Então , pra falar isso , pra falar desse mundo que eu acredito ser possível, mas que antes tem que haver um Brasil possível , Desenvolvi o ensaio . . . Euro Afro Brasil.
Não somos branco , amarelo ou negro ,
Somos o mundo todo, somos o mundo inteiro,
Somos todos os povos nesse povo único que se chama BRASILEIRO
As pessoas feridas sabem sobreviver ...
ô se não e como sabem !!!!! Felicidade absoluta ? kaozada isso NÃO EXISTE só mete essa quem quer fugir de encarar a vida como ela de fato é e fica fingindo que esta tudo mega bem sempre, quase recusando que somos humanos e dentro da humanidade que nos foi reservada todas as emoções estão presente em quaisquer circunstancias.
Aceite-se como humano e sinta dor , tristeza , raiva sim ... tão normal quanto sentir alegria ,felicidade , satisfação.Fuja dessa armadilha virtual de que tem que estar sempre feliz , que tem que estar sempre sorrindo ,que tem que ser sempre ok , bom , melhor ... somos humanos e não super seres, nao caia na malha de confundir positividade com utopia, de fundir o alto astral na alienação.
Seja humano e real com todas as emoções que cabem em um ser humano e que justamente por ser humano nao pode negar-se senti-las.
A vida é dura como as pedras de uma ponte, muitas vezes o que precisamos fazer é observar a beleza presente na dureza e acreditar que no meio dela estamos nós, nossa humanidade e nossa natureza, procriando e garantindo que por mais dura e sem cor que a vida possa ser, há beleza no fim do caminho, ao menos em alguns jardins.
Hoje me senti flor, só queria saber de cor e de amor , mas o dia tava quente eu eu só pensava no calor,
O calor que mata a flor, mas esquenta o amor e faz mais viva a cor.
Na pele trago minha marca , na pele trago a cicatriz , na pele minha história , que conta quem sou , o que serei e também, o que fiz.
Na pele desenhei meus sonhos , na pele postei minha fé, na pele trazemos a historia do que cada um é.
Na pele está minha memoria, o retrato de quem sou, na pele
está meu nome , minha força, mina paixão , minha devoção.
Na pele tem também a beleza do enfeite,
Nao espero que entenda meus desenhos
Não espero que meus rabiscos aceite
Espero só o que direito tenho
que minhas escolhas respeite.
Na delicadeza se esconde a força,
na submissão subentende-se o domínio,
foi nesse simbolismo dualista que me espelhei na gueixa, servil e poderosa , rudemente graciosa
ser forte e ainda doce
ainda que seu destino ,o que ela queria não fosse.
A mulher que nada fala e que tudo sabe,
que aparenta ser frágil mas que é mortal,
muitas vezes não se domina
muitas vezes se divide entre o bem e o mal.
A gueixa é mistério, sedução , beleza, sutileza e descrição
mas sem duvida a gueixa é a força, o poder e a dominação.
Não digo que queria ser gueixa, mas digo que nela me espelho sem queixas para na vida ser igual a ela,
dividida entre a força e a fragilidade
entre a descrição e a sagacidade.
Mas com a diferença total que sou livre, posso ou não ser gueixa,só eu que vou saber a hora de a ser ou não ser.
Não é só fotografia , são os momentos imaginários da infância , com seus castelos , monstros e princesas eternizados na parede chamada memoria visual. Pra quando no futuro a vida nos roubar esperança de sonhar , buscar na pessoa que fomos o incentivo de voltarmos a ser.
às vezes não precisa de produção , apenas de CORAÇÃO !
As aventuras de Laura,
Quando a gente é criança, o mundo pode parecer uma aventura a cada passo. Cada porta,cada curva pode esconder um monstro, um herói, uma bruxa. Laura é uma menina assim, curiosa, esperta e aventureira mas não arteira, quase uma raridade nesses tempos e nessa idade, Laura é uma finesa, educada feito princesa.
Vai Laura explora o mundo, mas não se deslumbre com ele, com o tempo voce vai ver que o mundo são só lugares que voce pode, deve e vai conhecer.
Que mundo estranho que avança na tecnologia e retrocede no pensamento e violência, quanto mais sábia se torna a humanidade, mais cruel ela fica. . .
Nos resta, refletir!
Tenho olho e alma de artista, pra mim ninguém é como é e sim como vejo. Te faço foto, depois desenho e por fim te devolvo espelho. Pra que se veja como eu vejo.
Um dia estamos por cima e outro estamos por baixo, é assim a vida , eu acho!
O que importa é estar no alto?
Nem sempre, mas seja no alto ou no baixo , esteja sempre no salto !
Na estrada da vida vamos encontrar coisas boas e coisas ruins , algumas coisas vão parecer boas mas serão ruins, outras parecerão ruins e na verdade são boas, difícil mesmo é distinguir. Que possamos então ter uma boa intuição que nos leve a fazer bons amigos, mesmo que eles pareçam estranhos.
Só pra lembrar que desde de que o mundo é mundo , as mudanças são irrevogáveis. Quando o mundo muda, ou você muda com ele ou se retira dele , não tem jeito.
Nem tudo você vai concordar,
nem tudo vai entender,
nem tudo vai aceitar,
tens direito a tudo isso,
mas os que estavam por ai enclausurados dentro de si mesmos esperando a hora de serem apenas eles mesmos, também tem seus direitos.
O que fazer ?
Viva sua vida e pare de encher a porreta do saco alheio.
Se voce quer seus direitos , aceite que os demais também querem os deles.
Deixe que cada um seja da religião que quiser , do time que quiser.
Faça debates com a mente e nao com o figado.
Ou vice acompanha o mundo ou o mundo acaba contigo.
As vezes nos sentimos sozinhos no caminho, faz parte.
Não tem problema chorar, sentir medo é normal, mas creia no melhor sem ser retardadamente cego.
Confie no seus instintos, respeite seus medos dentro da medida de
não se deixar dominar-se por eles e enfrente os desafios,
você vai conseguir!
Amigos são bem diferentes,
nada mesmo parecidos,
mas respeite seus amigos
porque sem eles
você está perdido.