Coleção pessoal de shizuca
A escravidão continua..
Medo, a raiz de toda e qualquer forma de preconceito. Quando não temos o conhecimento sobre algo ou um certo domínio sobre ele ficamos receosos, e aplicamos a ele características ruins e inferiores as nossas, e isto é algo natural do ser humano.
O preconceito inicia-se assim, e acabou sendo fruto de muita injustiça e ódio pelo mundo todo como a escravidão de negros e índios, a crença na superioridade da raça ariana por Hitler, e hoje em dia ainda permanece um restício deste estigma em forma de xenofobia, a luta para impor uma religião, desvalorização da mulher, negro e índio.
Em nossa sociedade há outro exemplo que já devia ter sido acabado a anos, a escravidão. É difícil como em pleno século XXI, num mundo que a tecnologia está ultrapassando limites cada vez mais, ainda existem pessoas sem liberdade e vivendo em condições subhumanas.
Carvoarias e canaviais são os exemplos mais fortes dessa prática, na qual crianças e jovens entram na lista. Fazendeiros e donos de carvoarias impunes e a falta de fiscalização, tanto nas condições de trabalho como na idade destes trabalhadores são a grande causa deste horror.
Artigo 6º da Constituição (breve comentário)
Este assunto já é polêmico em nossa sociedade e pode ser resumido em uma palavra, a desigualdade.
O Artigo 6º dá direito ao povo suas necessidades como a educação, segurança, trabalho, lazer, previdência social, entre outros. Ela dá, mas muitos, porém, não a recebem devidamente. Não podemos concentrar o problema em apenas um local ou país, pois é um dilema mundial, sendo contrastante até em países considerados desenvolvidos e que possuem um grande avanço tecnológico.
É utópico se dizer que todos esses problemas serão sanados, a população está crescendo cada vez mais e junto com o número de pessoas cresce também a quantidade de necessitados.
O problema ao menos poderá ser minimizado, com iniciativas ao trabalho e a educação, que juntos são o princípio de tudo, pois se fizermos uma análise genérica entenderemos que com trabalho o ser humano não passará fome, terá uma moradia, lazer e outras necessidades sanadas; já com a educação é garantido o trabalho, o direito a escolha e a vida, juntamente a segurança, pois a escola irá formar cidadãos e não pessoas que prejudicarão a população e o país.