Coleção pessoal de SergioFreitas
Cora Coralina
Vila Boa de Goyas,
Olhos de janelas coloniais!
Pedras dos becos,
Percussão dos cascos de burros,
Acompanhando sussurros
E incontáveis segredos.
Lágrimas e sangue pisado,
Em noite de lua cheia.
Casa de Câmara e Cadeia,
Trajeto do enforcado.
Igreja da Boa Morte,
Do choro do fraco e do forte.
Serra sempre dourada,
Das areias de Goiandira,
Dos sons da viola caipira!
Procissão do Fogaréu,
Dourando o escuro do céu.
Eterno Rio Vermelho,
História passada no espelho.
Na ponta da pena, o coração.
É possível saber qual doce fazia
No momento da poesia.
Doces glaceados,
Pé-de-moleque, goiabada,
Doce de leite com canela
Ou com raspas de limão.
O preferido, de batatas!
Passas, cristalizados,
Ambrosia feita no tacho,
E o milho na oração!
Água pura do riacho,
Moeda de ouro de Drummond,
Metal das minas do sertão.
Velha menina inocente,
Alma aclarada de gente,
Coloridamente cristalina.
Sérgio Antunes de Freitas
Dezembro de 2024
Bom dia!
Hoje, acordei enamorado pela vida,
Moça charmosa e sofrida!
Aurora musical em suaves tons,
Melodia pintada em neons!
Acompanhavam-na um sabiá em seu vai-e-vem,
E um bem-te-vi, cantando ao me ver tão bem.
Foi uma inexplicável paixão.
Pasmo, quis saber a razão.
Talvez, na madrugada, a noite-menina
Tenha me fascinado com seus olhos de felina.
Fique claro, porém,
Eu não assediei ninguém!
Abrandado, enternecido,
Simplesmente, fui seduzido.
Daqui a muitos anos, minha neta, ao ler esses versos, se lembrará de nossos passeios, para ver sabiás e bem-te-vis. Tomara!
Sérgio Antunes de Freitas
Outubro de 2024
O HORIZONTE
Eduardo Galeano respondeu a um estudante:
“A utopia está lá no horizonte.
Se me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançá-lo-ei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: para eu não deixar de caminhar.”
Semelhante é a felicidade, pois aparenta estar no horizonte da estrada de nosso destino.
Vamos andando em seu leito, ora pavimentado, ora cheio de pedras, de lama, de osbstáculos deixados por quem ali passou.
Parece ter um único rumo, mas é farta de variantes e atalhos.
Placas de propaganda e locutores alegres indicam opções à monotonia do trajeto. Os locais ofertados são convidativos: fama, riqueza, sucesso, beleza, satisfação instantânea.
Muitas vezes, quem busca esses outros caminhos consegue retornar à via principal ileso; outros se perdem em labirintos desconhecidos. Apenas desperdiçam precioso tempo de vida!
Na senda primordial, as paisagens se modificam diariamente. As laterais podem apresentar árvores frondosas, sombreadoras, frutíferas; regatos de água potável, cristalina, sonoramente borbulhante; pássaros canoros, coloridos, graciosos.
A noite, com fresquidão, traz a lua e as estrelas. E a meditação, como um astrolábio, afere o rumo de nossas existências.
Os lixos largados pelas gerações se acumulam e se espalham. Há cadeiras antigas sem pernas, bonecas sem cabeça, fantasias rasgadas, notas de dinheiro desvalorizado, livros de autoajuda, componentes eletrônicos ultrapassados, pneus gastos, flores de plástico, estilhaços de louça.
Também há trechos inóspitos, com cruzes plantadas nas laterais dos acostamentos. São peças novas, antigas, muito antigas, pintadas, descascadas, enfeitadas, sóbrias, soturnas, miseráveis.
À medida de nosso deslocamento, observamos ser a felicidade apenas uma miragem, acenando no horizonte. Continuamos ultrapassando os mais lentos, sendo ultrapassados pelos mais vigorosos e na mesma velocidade de nossos ombreados pela empatia.
Quando as pernas estão cansadas e o tempo afoito por respostas rápidas e cabais, descobrimos que a felicidade sempre emanou das amizades e dos amores, incessantes, intermitentes ou fugazes - nossas companhias dessa jornada.
Sérgio Antunes de Freitas
21 de agosto de 2024
ASSINCRONIA
Eu não sou deste tempo!
Já fui; não sou mais.
Sou do tempo em que, por desnecessárias, as atuais leis estarão extintas.
Restará apenas o “Estatuto do Homem”, do Thiago de Mello.
E a legislação decorrente será feita com retalhos de poemas.
A fome durará o tempo de se ir para a casa.
A solidão, só o tempo de encontrar um vivente.
As pesquisas darão prioridades para a cura das doenças físicas e de caráter.
O trabalho será sinônimo absoluto de geração da riqueza.
Os esportes substituirão, definitivamente, as guerras.
Os animais serão livres e nunca submetidos aos caprichos das pessoas.
As terras, as águas e o ares serão abertos à passagem de todos.
A natureza será sagrada.
E a paz, uma criação coletiva.
Sérgio Antunes de Freitas
Janeiro de 2024
A roupa mais certa para a passagem do ano é a de algodão, preferencialmente, branca.
Além de sua cor da paz, o algodão é um vegetal benfazejo e não só pelo fornecimento de fibras para os tecidos, que enfeitam, forram, protegem.
Ele estanca hemorragias e escuda ferimentos!
É usado pelos pássaros para fazer ninhos e pelos indivíduos para encher travesseiros, nos quais descansam suas consciências tranquilas.
Na alimentação, contribui com o óleo, ajudando a combater a fome das pessoas. E, com seus farelos, a dos animais.
Sua essência perfuma corpos e ambientes.
Para a beleza do mundo, oferece suas flores e suas lavouras em produção.
Também serve para fazer papel, base física de poemas, e papel-moeda, para satisfazer necessidades materiais.
Ele contém os atributos das mais diversas esperanças.
Seja 2024 um ano de algodão, para todos os brasileiros de boa vontade!
Sérgio Antunes de Freitas
Dezembro de 2023
CAMPOS DE GIRASSÓIS
A normalidade é cheia de esquisitices, dizia um amigo!
Para estabelecer um contraditório, outro amigo questionava: - O que é normalidade? O que é esquisitice?
Para essa discussão, uma plantação de girassóis é imagem decisória.
De longe, por conta da forte estética de suas inflorescências, todos parecem iguais.
Porém, procurando bem, como diz a música, todo girassol tem alguma característica individual. Uns tem uma ou mais pétalas, a mais ou a menos; uma cor mais clara ou mais escura; um caule mais grosso ou mais fino.
Podem ser mais eretos ou mais curvos, ter mais ou menos folhas! Ao contrário da maioria voltada para o sol, alguns ficam voltados para o chão.
Devido às condições climáticas, podem surgir ramificações laterais, terminando em inflorescências, mas isso é indesejável para a produção de óleo ou sementes.
É o mercado sempre interferindo nos padrões dos costumes, da moda, da natureza, da vida, de acordo com os seus interesses comerciais.
Há também os distúrbios de formação, criando diferenças em todos os conjuntos, perceptíveis ou não logo após o nascimento dos brotos.
Não é difícil comparar as crianças com os girassóis.
Todos os pais esperam que seus filhos nasçam dentro dos padrões da chamada normalidade, o que é a probabilidade maior.
A formação dos bebês não é produção industrial com controle de qualidade, por isso, o imponderável acontece com frequência.
Nascem crianças com defeitos físicos, obrigando ao uso de órteses e próteses, a fim de poderem exercer as atividades mais comuns. Nascem crianças com limitações mentais, necessitando de cuidados permanentes por toda a vida!
Nascem crianças com síndromes, que permitem uma vida chamada normal, mas que sofrem com a falta da compreensão humana.
E quando os casos caem na sombra dos tabus da sexualidade, os preconceitos querem cantar de galo, abespinhando a diversidade.
Existem meninas nascidas com hormônios masculinos, meninos nascidos com hormônios femininos, causando dissonâncias entre comportamentos e aparências. Há nascimentos de hermafroditas e outras diferenças sexuais, físicas ou mentais.
Às vezes, demandam intervenções médicas, mas sempre demandam acolhimento e respeito.
É entristecedor conhecer histórias de crianças diferentes, afastadas ou marginalizadas do convívio social ou familiar por conta disso.
Acima das leis, nossa sociedade precisa aprender que todos os girassóis, absolutamente todas as crianças, mesmo após crescerem, têm direito a um lugar ao sol.
Sérgio Antunes de Freitas
Junho de 2023
A MORTE
É instintivo lutar contra o próprio desaparecimento.
Todos os animais agem dessa maneira e tentam se proteger de acordo com seus próprios meios.
Mas a morte é inflexível para todas as espécies de vida!
O sonho das pessoas sempre foi enganar a morte e, muitas vezes, tentam fazer isso, enganando a si mesmas. Claro, é muito mais confortável e não exige leitura ou contorcionismos intelectuais.
Essa é uma das principais causas da busca por seitas e religiões, algumas delas muito ingênuas.
Textos ditos sagrados trazem mensagens valiosas, mas na forma de metáforas ou simbolismos. Muita gente compreende esses escritos literalmente, concluindo por verdadeiros disparates.
O assunto fica mais complicado, quando as crianças requerem explicações, para compreender o sofrimento pela perda de um ente querido.
Já pensei em escrever um livro infantil, explicando que o bichinho nasce, cresce, brinca e morre. Também a florzinha nasce, cresce, toma sol e morre. É o ciclo biológico!
Quando a pessoa completa esse ciclo, mediante uma vida feliz, digna, e se vai, mesmo entristecido, eu me resigno com facilidade. Mas acho inadmissível o falecimento de uma criança ou adolescente, principalmente, se for por doenças curáveis, fome, violências, acidentes evitáveis. Eu fico arrasado!
Não matar, para mim, é o mais importante dos Mandamentos.
Acho que todos devemos respeitar a religião alheia e nunca tentar pregar a própria para os outros. Lembrando José Saramago, essa pregação é uma tentativa de colonização do próximo.
O assunto apresenta uma enorme diversidade de entendimentos, sobretudo, quando se discute a vida após a morte, a imortalidade da alma, a reencarnação.
Karl Marx dizia que “a religião é o ópio do povo, porque ela aliena as pessoas, impedindo-as de pensar e lutar por justiça na terra, pensando apenas em um mundo do porvir”.
Já Czeslaw Milosz contrariou: "O verdadeiro ópio do povo é acreditar que não há nada após a morte -- o imenso consolo de pensar que nossas traições, ganância, covardia e assassinatos não serão julgados."
É impossível concordar com isso, pois a maioria desses erros e crimes são julgados em vida mesmo. Quem tem ética, educação e amor ao próximo não os comete e não precisa de prêmios ou ameaças para agir com correção.
Já os criminosos, bandidos, psicopatas, não temem julgamentos reais nem hipotéticos.
E eles, entre os quais os maiores genocidas, sempre se escondem na imagem de pessoas de fé, de religiosidade, de espírito cristão.
Nessa barafunda de ideias, dogmas e extremismos, eu prefiro ter uma visão poética da vida. Até na Bíblia, enxergo poesia e não religião.
Amor é vida. Vida é amor!
Socorro-me, então, do Soneto de Fidelidade, do Vinicius de Moraes:
Que não seja imortal, posto que é chama,
Mas que seja infinito, enquanto dure.
Sérgio Antunes de Freitas
Junho de 2023
Normalmente, as rimas acontecem nos finais dos versos. Ou no começo, ou meio de um e no final de outro. Tentei criar uma triangulação rimática, sem rigor, igual à disposição das plantas nos jardins que eu planejava, colocando rimas em versos e estrofes distintas, buscando uma discreta harmonia sonora.
A ver!
EVOLUÇÃO DAS FLORES
Jardim da infância!
Flores inocentes
Visões de arco-íris.
Ciranda do alecrim,
Madeira rachada,
Azaleia branca, margarida!
Limão bravo, limão cravo.
Rosa cheirosa,
Alegria da mão no chão!
Copo de leite, dama da noite,
Recantos de São Francisco.
Onze-horas encantadoras!
A fada entre vedélias!
Recinto sem defeitos.
Todo dia é dia santo!
Jardim da adolescência!
Flores igualitárias.
Íris, alamanda, amarílis,
Encostadas na costela-de-adão.
Hibisco e Malvavisco
Caídos no jasmim.
Porta sem tranca,
Deleite no leito!
Conchavo de delírios,
Egrégoras encantadoras!
Agapantos, jacintos, bromélias
Perdidos em um canto.
O amor-perfeito eclode!
Vaidade de narcisos,
Comigo-ninguém-pode.
Jardim da consciência!
Chuvisco no capim,
Guirlanda nos cabelos,
Enfeites em quase senhoras!
Espada de São Jorge
No tronco entortado.
Punho cerrado
Em luta franca.
Querida Primavera!
Generosa, com seu manto,
Terno acalanto,
Impera a fraternal era,
Frutos divididos
Lembram as flores libertárias:
Lírios, cravos, camélias!
Sérgio Antunes de Freitas
Junho de 2023
UM DIA DEPOIS DO DIA DAS MÃES
O fato de não ter sido mãe biológica não tira sua condição principal; toda mulher é guardiã da maternidade! Nela se encerra o mais potencial instinto de perpetuação da espécie.
Alguém tem dúvidas de que uma adotante é mãe de verdade? Tanto quanto à biológica?
No Dia das Mães, li muitas homenagens a essas mães e avós. Todas emocionantes, merecidas, criativas. Uma delas, achei linda: os filhos dão à luz as mães!
Mas senti falta de três homenagens.
Quando chega o Dia dos Pais, as mulheres incluem as mães solo no rol dos homenageados. Por coerência, no Dia das Mães, os pais solo deveriam ser lembrados também.
A outra falta é a dos homossexuais que adotam crianças! São mães, se apagarmos os preconceitos e as maldades.
A criança sempre deve ser o principal! É ela que dá a luz a todos nós.
A terceira falta é a da mulher que não tem filhos, mas dedica a sua vida às crianças, ao futuro da humanidade. Altiva e desprendida, ama os filhos das outras.
Essa é a mulher que, mesmo não tendo filhos naturais ou adotados, luta contra as injustiças sociais, a violência, as desigualdades, as mazelas de nossa sociedade doente.
Mesmo com pequeno atraso, parabéns, Mães do Futuro. Vocês chegaram ao mais alto grau da proteção maternal!
Infeliz é quem não perdeu ninguém querido, porque não teve.
Ter pegadas de felicidade na vida é uma espécie de encantamento.
DRUMMOND
Janelas debruçadas para a rua,
Tais quais mulheres oferecidas,
Anônimas, vitimizadas,
Mostrando intimidades,
Uma orquídea,
Cacheada em amarelo,
Enorme cascata de pétalas,
Contrastando com a madeira escura
Dos móveis sisudos
Da sala de estar,
Em uma versão do dia e da noite.
Folhas sumidas
Na coadjuvação.
Verde-escuro mimetizado
Contra a lateral da cristaleira.
Mobília triste,
Presente em namoros desfeitos,
Brigas em família,
Choros de solidão,
Ao som de rádios de pilha,
Despedidas de defuntos.
Planta rara e cobiçada,
Purificando o local infecto de lembranças,
Das tristezas mais indesejáveis,
Das vidas medíocres e miseráveis.
Aquela orquídea ostentadora
Continha a bondade, a pureza
E toda a beleza do mundo!
Sérgio Antunes de Freitas
Abril de 2023
MISTÉRIO MUSICAL
Tenho alguns vizinhos com demência.
Sempre encontro com um deles no térreo do edifício, aqui em Brasília, chamado de pilotis do bloco.
Ele caminha acompanhado por sua cuidadora, cantando músicas de seu tempo. Cantoria recomendada pelo seu médico provavelmente.
Na última vez que passei por eles, estavam quietos.
Parei na frente da dupla, abri os braços em cobrança e, como não reagiram, soltei a voz potente, para curtos trechos musicais apenas.
Boa noite, amor!
Meu grande amor,
Contigo sonharei.
Eles riram de jogar a cabeça para trás!
Também sorri e segui meu rumo, escutando a complementação do velho:
E a minha dor, esquecerei,
Se eu souber que o sonho teu
Foi o mesmo sonho meu.
Pouco adiante, pensei se ele teria alguma lembrança, quando chegasse ao último verso:
Na carícia de um beijo,
Que ficou no desejo,
Boa noite, meu grande amor.
A dança e a música, para mim, são mistérios!
Não consigo descobrir direito em quais instintos animais estão suas raízes.
Elas alegram, seduzem, aproximam. E curam!
Vivo deslumbrado com elas nesses meus tempos de “voternidade”. Sim, sempre achei que, se existe a palavra maternidade, derivada de materno, existe também a palavra “voternidade”, derivada de vô terno.
Dominamos a música e, também, somos dominados por ela.
No banho, quando fui lavar os membros inferiores, vendo meu pé, cheio de dedos, involuntariamente cantei:
O sapo não lava o pé,
Não lava, porque não quer.
Ele mora lá na lagoa
E não lava o pé, porque não quer.
Mas que chulé!
Nunca compreenderei a essência extraordinária da música, acredito!
Mas tenho uma quase certeza: ela é sobrenatural!
Cante para as crianças e você as transformará em cantigas de amor!
Sérgio Antunes de Freitas
Março de 2023
Conta, Girassol!
Conta! Conta, Girassol!
Como ter essa cor tão bela?
- Se essa cor te fascina,
Olhe para a sua tez, Menina,
Mais linda que a minha amarela.
Conta! Conta, Girassol!
Como você gira assim?
- Eu seguro em um raio de luz,
Que nos seus olhos reluz,
E giro em torno de mim.
Canta! Canta, Girassol!
Devem ser lindos os seus trinos.
- Aprenda a ouvir com a visão
E olhar com o coração
Para escutar os sons divinos!
Sérgio Antunes de Freitas
Janeiro de 2023
ALENTO
“Hay dias” que perco a poesia!
Ao ver o “triunfo das nulidades”,
As inverdades da hipocrisia,
A demagogia das servilidades,
E peço para a vida: - Alivia!
Vejo adoradores de genocidas,
Torturadores de verdades,
Carrascos das fraternidades,
Apoiadores de infanticidas,
E peço para a vida: - Abrevia!
Procuro a esperança, aflito!
Nos olhos de uma criança
Curumim, negra ou branca
E, com temperança, reflito:
- Preciso tentar mais um dia.
Sérgio Antunes de Freitas
Janeiro de 2023
MEU POEMA PREDILETO
O azul, a lua enfeita;
Cena feita de outrora.
Afloram horas de saudades,
Das auroras e dos poentes,
Lourejantes, em carmesim.
De tanto olhar para o céu, enfim,
O céu olhou para mim.
Percorri décadas de poesias!
Quadrinhas, sonetos, trovas,
Concretas, líricas,
Dramáticas e épicas,
Muitos metros metrificados,
Redondilhas maiores, menores,
Amores em versos espalhados!
Das rimas ricas que ouvi na vida,
Das vidas que vi nas rimas,
Em uma coletânea completa,
Esquecidos, todos os dilemas,
Abstraídos, todos os problemas,
Vem o mais belo dos poemas,
Chegou a Cora, a minha neta.
Sérgio Antunes de Freitas
23 de novembro de 2022
NOSSA SENHORA APARECIDA
Eu não sou religioso!
Se me considero católico, é por conta da tradição familiar.
Mesmo assim, não levo a coisa a sério.
Conversando com um padre muito inteligente, com discurso agradável, fui perguntado sobre qual era a minha religião.
Respondi: - Sou um católico sem-vergonha!
Ele sorriu e disse: - Não existe católico sem-vergonha, meu filho! Por que você se “acha” católico sem-vergonha?
Expliquei: - Não frequento igrejas, não gosto de missas, abomino longos sermões, principalmente de casamentos, nem gosto de conversar sobre isso, entre outras coisas.
Ele me olhou com uma certa decepção, pois aquilo não estava de acordo com a nossa agradável conversa anterior, e comentou: - Sabe? Você é o primeiro católico sem-vergonha que eu conheço na vida.
Rimos e continuamos a conversa, sempre bem-humorada.
Respeitando todas as religiões verdadeiras, se não tenho uma, tenho extremo respeito também pela cultura mundial e, com muito carinho e orgulho, pela brasileira.
Como poderia um arquiteto desconsiderar o patrimônio histórico e artístico, a história, o folclore, a filosofia, as artes, contidas no universo religioso?
Entretanto, foi um texto emocionante, de uma amiga que perdeu seu filho, minha inspiração para escrever este.
Ela se reportou a recentes acontecimentos, nos quais a Basílica de Aparecida do Norte foi profanada pela estupidez, pela estultícia de ignóbeis repugnantes.
Lembrei de minha viagem a Roma e visita ao Vaticano!
A guia daquele momento da viagem disse não poder entrar conosco na Basílica de São Pedro, mas sugeriu que prestássemos atenção na escultura da Pietà, de Michelangelo, com uma pequena descrição dos detalhes da obra.
Já frente à maravilha, com cópia fiel na Catedral de Brasília, atendi à recomendação da moça e observei as mãos da Santa. A direita tenta abarcar todo o corpo do filho, como uma proteção. Parece puxar para si mesma.
A esquerda questiona o porquê daquela tragédia.
O rosto jovem demonstra sua resignação, sua dor infinita, seu irrestrito amor de mãe!
Abaixei um pouco a cabeça, sem tirar os olhos de seu semblante, mas já não era apenas reverência. Era vergonha, por ser da mesma espécie dos torturadores e assassinos.
As lágrimas correram, mas não dos olhos. Foi do coração mesmo, como diria um amigo poeta.
E o trecho de uma canção insistia em me fazer ouvi-la: “Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar”.
Nunca mais deixei de ver naquele Cristo morto todos os filhos vitimados pelas doenças curáveis, pela violência deplorável, pela estupidez das guerras.
Nunca mais deixei de ver em Nossa Senhora todas as mães flageladas pelo mesmo motivo.
Vejo também as mães aflitas, que oram pela proteção a seus filhos e aos filhos de todas as mulheres do mundo.
Salve Nossa Senhora Aparecida!
Salve-nos, Nossa Senhora Aparecida!
Sérgio Antunes de Freitas
Outubro de 2022
CALEIDOSCÓPIO
Os registros históricos indicam que esse aparelho ótico foi inventado, em 1817, pelo físico escocês Dawid Brewster, a partir de seus estudos em laboratório.
Tornou-se um brinquedo, comprovando ter a ciência várias faces de bom conhecimento para a humanidade.
Há registros não oficiais, dando conta de sua existência desde o Século XVII. Não importa!
Todos os utensílios humanos sempre têm um significado prático e outro imaginário ou diferente de sua natureza material.
O vidro é especial nesse quesito! Ele brilha de diversas maneiras, como nos vitrais de Marianne Peretti ou nas músicas infantis.
“O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.”
No caleidoscópio, as pedrinhas de vidro são comparáveis às pessoas.
Há delas em tipos diferentes, cores diferentes, formas diferentes, tamanhos diferentes. E personalidades diferentes, refletidas nos espelhos do cotidiano também de diversas maneiras.
E todos, vítreos e humanos, precisam de luz para ter sua existência iluminada!
Um Menino, de mão invisível, gira esse mundo e nós, ao longo do tempo, vamos mudando de lugar, formando grupos sociais distintos sem cada um perder a sua singularidade.
Às vezes, estamos próximos de outras pedras afins. Às vezes, nos distanciamos, com alguma tristeza, mas sempre formando outras composições desejáveis e harmônicas.
Nessas voltas, as pedras se chocam, em conflitos inconvenientes, podendo perder pedaços. Ou se tornarem mais polidas! Mas podem continuar nas mesmas composições, de maneira diversa ou mesmo adversa.
Se há poucas pedras, não se cria cenários tão admiráveis. Entretanto, pedras em demasia podem inviabilizar os movimentos. Como nas cidades, no campo e nas florestas, há densidades ideais para os seres vivos.
Muitas pessoas chamam de fractais as imagens formadas pelas pedras no caleidoscópio. E há uma certa razão para isso, pois nesse conceito geométrico, as partes guardam similaridade com o todo. No caso, pela natureza do vidro ou pela essência da condição humana.
E o Menino levado, além de nos girar, balançar, chacoalhar, como bem entende, também muda as pedras de um caleidoscópio para outro. Depois, torna como era! É normal haver reencontros!
E, quando se encanta muito com uma pedra, ele a retira do caleidoscópio e não coloca em nenhum outro.
Apenas guarda no seu bolso para sempre.
Sérgio Antunes de Freitas
Agosto de 2022
CONFESSO QUE MORRI
Talvez não tenha morrido em mim mesmo,
Talvez tenha morrido a morte dos outros.
A vida de Neruda já me foi suficiente.
Vive-se também a vida de outro vivente,
Em sua obra loquaz e permanente.
Faleci a cada pessoa injustiçada,
A cada criança famélica sepultada,
A cada velho doente em sofrimento,
E todas as vítimas de tormento,
A cada execução sem julgamento.
Desencarnei ao saber de crimes passionais
E de cárceres injustos, aplaudidos,
Pelas conversas e pelos jornais,
Ouvindo a avidez das violências
E o choro doloroso de filhos e de pais.
Toda manhã, ressuscitei em cova rasa,
Para morrer na rua ou em casa,
Ao longo dos dias anoitecidos,
Indiferente à alienação dos vivos
E à solidão dos mortos desconhecidos.
Sérgio Antunes de Freitas
Julho de 2022
SOMBRAS TARDIAS
Após dias luminosos, é possível contemplar melhor as sombras do final da tarde.
Elas chegam se esgueirando pelos cantos das varandas, dos alpendres, dos terraços. Aproximam-se dos nossos pés, como se quisessem um impossível afago.
Vão se espreguiçando silenciosamente, até conformar a noite definitiva.
Retributivas, quando são miradas, entregam como recompensa as lembranças da vida.
Aos poucos, vão largando pelo chão as dores, os remorsos, as tristezas da gente. E fazem malabarismos com as recordações de emoções vividas, das fantasias esquecidas, dos beijos, dos abraços, das felicidades passadas.
As sombras, assim como as artes, expandem a vida para muito além de seus limites conhecidos.
Às vezes, em regiões ermas, trazem o urutau, cantando solenemente.
As crianças, ao ouvirem a ave estranha e rara, correm para os colos seguros de seus queridos mais velhos.
Alguém comenta: - Acho que ele está naquele mourão mais alto. E os pequenos olham de rabo de olho, com mais pavor ainda!
Uma visita indesejável diz uma inconveniência: - Ele está anunciando algum velório! E as crianças arregalam os olhos, como se não quisessem ver mais nada.
Em uma sala de estar tradicional, esses fantasmas inofensivos contornam quadros de molduras altas, com fotos antigas da família. É um sinal de respeito! Ou pavor de alertarem as pessoas para acender as luzes artificiais, que as escondem, torturam, mutilam, despedaçam.
Ainda no acinzentado, quando ficam meio invisíveis, produzem sons inaudíveis das cantigas românticas e significativas para cada um.
Vem também o gostinho dos jantares quentinhos e servidos em louças de ágata decoradas com motivos florais.
É possível sentir a roçadura do tecido suave do pijama ou o toque de braços envolvendo o corpo criança.
Com elas, vem o pedido velado e a oportunidade das orações de agradecimento, religiosas ou profanas.
As sombras tardias não assombram, pois trazem a luz em sua natureza.
E sempre se apresentam nuas como as verdades, vestindo apenas um manto diáfano de saudades.
Sérgio Antunes de Freitas
Maio de 2022
DA DESIMPORTÂNCIA DO SER
Eu vi um voo sem pássaro!
Partiu de uma ramagem inexistente
E não podia pousar.
Era um voo inocente,
Que se adentrou pelo mar.
Mas o lixo marinho impedia o descanso.
No lixo da terra, não caberia,
Pois havia muita gente,
Comendo do lixo da vida.
Eu vi um escravo sem senhor,
Extraindo o ferro da terra,
Para fazer seus grilhões!
Esmurrava pensamentos,
Atacava filosofias,
Suplicava por sofrimentos!
Senti o perfume de flores ausentes,
O vento da calmaria,
E o sol sem raiar o dia.
Eu vi um futuro sem mundo!
Foram tantos os erros dessa gente,
Que Deus se sentiu impotente.
Sérgio Antunes de Freitas
Fevereiro de 2022