Coleção pessoal de SebasRolim
Paciência, para a paz é necessário ter senso sobre ela. É uma forma exótica e estranha das modalidades do amor. A paciência só pode vim de Deus, e da dedicação aos outros. Contudo ela deve ter um propósito, um motivo inicial, um meio que são as modalidades e um fim a realização ou frustração do agente.
Devemos ser o contra senso do problema dos outros, uma pedagógia cristão . Assim amável com os ríspido. Alegre com os tristes. Trabalhador com os preguiçosos. Esperança para com os murmuradores. Desculpar e esperar, rezar e cuidar dos irmãos. Ser presença de virtude no mundo, ser água em terra seca. Cultivar o bem nos outros.
Em um sério discernimento, devemos por vezes, aprender como bem sofrer. Aprender a sofrer e depois aprender com o sofrimento. Difícil viver com o melhor do sofrer. A realidade humana não pode negligenciar a dimensão do sofrimento.
Temos que aprender a transformar as dificuldades em recursos ao nosso favor. Pois não há um mau que se possa extrair algum bem.
Trabalho é antes de tudo transformação. O ventilador transforma energia elétrica em energia mecânica. Assim o homem deve trabalhar, transformar a realidade e a sua autotransformação, sobretudo trabalhar a sua conversão espiritual.
O egoísmo é uma deformidade humana, alguns são levimentes deformados e outros gravimente deformado. Em Cristo podemos recuperar a mais perfeita forma humana.
Esperança é um valor que deve ser preservado por todo cristão. Porque Deus é amor. Esperança é uma virtude dos santos. A esperança é o pensamento do sábio bondoso.
A esperança supera o egoísmo, a guerra e todo tipo de maldade.
A bondade tem uma fonte: a graça de Deus; e um balde: a vontade humana. E ainda um jardim para regar: a sociedade.
Algumas pessoas só acreditam que do céu só podem cair: a água da chuva e a bosta de pombo. Mas o homem de fé, amplia o horizonte, além disto também tem a graça de Deus.
O avarento tem um sério problema: não percebe que a medida do ter, é uma vasilha que nunca enche. Quanto mais tem, mais quer possuir.
O corpo é sagrado, é obra de Deus, é morada e templo do Espírito Santo. Deve ser cuidado com todo grau de dignidade. É fonte de vida na geração dos filhos e intimidade de amor dos casais. Devemos com responsabilidade manter a saúde, a elegância, a ginástica, o apreço equilibrado . E por fim, depois de morto, ainda é semente para a ressurreição, assim deve ter a devida reverência.
O vaidoso e orgulhoso não se lembra que o corpo é apenas um saco de bosta. Se cair estoura e morre! O mais importante é buscar a beleza que não se acabar, e que não tem fim. A beleza espiritual.
O peixe morre pela boca, o rato é apanhado pelo rabo, o gato é pego pela curiosidade. Mas o ser humano morre principalmente pela ignorância e soberba.
Deus está sempre criando, construindo, unindo, restaurando, salvando e dando toda a manutenção necessária por amor, bem como os seus representantes e discípulos, os santos, constantimente conjugam este verbo amar. Ao contrário, o Diabo, o antigo inimigo, busca destruir, corromper, separar, deteriorar, matar a obra divina, o mesmo realizam os seus representantes no mundo, agem como o chanceler do mal.
O diabo tem tantos funcionários e porta voz, e alguns chanceles que ele tem medo de perder a liderança em seu reino decaído.
O insolente provoca inveja, ciúme, e ira ao diabo; mas por outro lado, este antigo inimigo, fica cheio de orgulho por ter um discípulo.