Coleção pessoal de RZBERNARDI
O maior desafio do homem que deseja crescer na área pessoal, profissional e espiritual é deixar a zona de conforto criada por dogmas e entender que seguir em frente significa buscar mudanças intrapessoais que afetarão suas relações interpessoais, relações estas que sofrerão abalos significativos, mas necessários. Mas, nunca tente caminhar mais do que você é capaz para não se surpreender com quedas impossíveis de se levantar.
Muitas vezes, na vida profissional, criticamos as atitudes das outras pessoas. Lembre-se que: se a critica for positiva levará o criticado a tornar-se melhor, a te agradecer, a tornar-se seu aliado. Porém, se a critica for negativa, se prepare. Você provavelmente acaba de criar um novo adversário, uma pessoa capaz de se tornar mais competente, mais pró-ativa, mais competitiva. Isso não é ruim desde que você tenha a capacidade de saber que isso está ocorrendo e saiba administrar essa realidade a seu favor e de sua empresa.
O maior desafio de um líder não está nas pessoas que ele comanda, gerencia, coordena e sim em ser líder de si próprio. Esse é o diferencial entre o bom líder e o excelente. E a excelência é para poucos.
Somos a essência da justificativa. Sempre temos algo que justifique nossos erros, fracassos, atrasos. Se quisermos chegar ao topo jamais justifique seus erros: aprenda com eles para não errar mais; jamais justifique seus fracassos: erga a cabeça, reflita sobre o que te fez fracassar, conserte o que tem que consertar, olhe adiante, vislumbre o sucesso e chegue até a ele; não justifique seus atrasos: aceite que não é capaz de otimizar seu tempo, aprenda a fazê-lo e verá que não terá atrasos em sua vida, estará utilizando seu tempo em outras coisas benéficas a você – ao seu aprendizado, à sua mente, ao seu espírito, ao seu corpo. O tempo será seu maior aliado.