Coleção pessoal de rodrigochung
O que Frodo e você têm em comum?
Frodo Bolseiro, de O Senhor dos Anéis, é um hobbit aparentemente comum que se vê encarregado de uma missão impossível: levar O Anel ao Monte da Perdição. Durante sua árdua jornada, Gandalf o aconselha com sabedoria: “Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”
Você deve estar se perguntando: “sim, e o que tudo isso tem haver?”
Você que decidiu estudar para concursos públicos notou algo semelhante nessa história? Nem sempre é o caminho que gostaríamos de ter escolhido, mas o destino, por algum razão, nos escolheu. E isso é relevante para você, concurseiro(a), que sente que a missão de estudar possa parecer impossível, desafiadora, cansativa e cheia de sacrifícios.
Ninguém mais precisa dizer o que você tem que fazer. Você sabe o que precisa fazer. Não, não é fácil abraçar seu destino. Não é simples levantar todos os dias e encarar os estudos. Frodo também sabia exatamente o que precisava fazer, mas o caminho foi penoso, marcado por incertezas e momentos em que o peso da tarefa quase o quebrou. Mas a missão só poderia ser realizada por ele, e ele aceitou essa responsabilidade, mesmo sem querer.
Assim, pergunte-se: o que está faltando para dar o próximo passo? Hoje, você tem uma escolha. Enfrentar a missão que lhe foi incumbida pelo destino com determinação, mesmo sabendo que ninguém fará isso por você. Coragem, força e persistência são necessárias, mas lembre-se: “até mesmo a menor pessoa pode mudar o curso da história.”
Estabeleça metas exequíveis dentro de suas possibilidades diárias.
Divida o seu objetivo principal em pequenas metas e as cumpra.
A diferença entre o fazer e o não fazer está na dedicação diária do cumprimento das pequenas metas.
Se a sua mente estiver dividida por dois desejos conflitantes, isso destruirá a sua unidade e paz. Lembre-se, quando tiver de segurar algo, segure-o;
quando tiver de deixá-lo ir, deixe-o.
Se você está na luta estudando agora, saiba de uma coisa: a sua hora vai chegar.
Mantenha-se firme que essa fase vai passar.
Permita-se.
Há dias super produtivos. Há dias produtivos. E há dias improdutivos.
Saber respeitar esses momentos é crucial para seguir em frente.
Ter em mente o nosso sonho bem definido possibilitará não perder o foco. Trabalhar todos os dias nem que seja por pouco tempo, estará mais perto de realizá-lo.