Coleção pessoal de ricardovbarradas
De certo, todos já ouviram o dito popular que diz "pimenta nos olhos dos outros é refresco.", desde que freqüentei as terras da Raposa Serra do Sol, Pacaraima, hoje Estado de Roraima, me surpreendi com a ligação no ritual ancestral da Pimenta no Olho, que é um ritual de cura, para que o ritual seja realizado, a pimenta precisa estar verde. Tirada do pé, ela é consagrada e precisa passar por uma reza, que auxilia na proteção contra as doenças, como uma maneira de aumentar o nível de energia do corpo e do espirito, assim como reduzir as dores de cabeça de influencias negativas da mata, logo um " refresco " medicinal.
Minhas primeiras lições de socialismo comunitário, perfeito, vivenciei na pratica na convivência no seio da aldeia tribal. Entre os indígenas brasileiros, não tem se a idéia individual e nem da pessoal propriedade. Com o devido respeito pelo uso, tudo é de todos, quando precisarem e quando quebra, ninguém conserta, independente de quem quebrou, ele iniciará orgulhosamente a fabricação de outro mais forte, que deverá durar para comunidade, bem mais tempo que o antigo. A substituição é automática dentro do respeito de uso.
A filosofia maçônica universal e a ciência espirita, estão historicamente interligadas desde o século XIX. Distante dos equívocos e inverdades populares, ambos caminhos buscam a verdade e a fraternidade humana.
Em cultura, não existe fim, meio e nem começo, tudo que engloba os saberes novos e ancestrais são partes importantes da identidade cultural de uma nação, passado, presente e sonhos futuros, a realidade cultural nunca é estática, está sempre em movimento mesmo que para frente e para trás.
Só o espirito consegue navegar no sentido contrario do rio, terra originaria dos ancestrais. Todo ser vivo segue cautelosamente a favor da correnteza, sem saber o que tem na próxima curva.
Em meus caminhos de busca interior, freqüentei por anos um ashram vedanta - indiano dos vedas. Na escola milenar vedanta, dentro dos ensinamentos básicos estão os 3 Caminhos que conduzem o ser à Grande Meta desejada: o Jnana, do Conhecimento, Iluminação, Sabedoria Perfeita; o Bhakti, Amor, Devoção, oração, porém no seu verdadeiro sentido de harmonia, que é o equitativo para todos os seres naturais do planeta Terra. Nenhum ideal superior ao da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de crença, casta, cor, cultura e religiosidade. E finalmente o terceiro o Karma, que rege a Ação e a Reação.
O maior segredo da existência plena é tornar tudo que seja mais simples na vida cotidiana, em algo o mais especial possível.
Por mais que pareça uma coisa muito antiga, muito pouco se sabe e se estudou sobre as dimensões, portas e mistérios da 'reflexologia' da imagem diante do espelho. Desde a antiguidade ele é largamente usado na alquimia e na magia, até onde vai o segredo.
O pobre não quer mais viver na miséria contida, quer melhorar de vida e é consumista e capitalista. Enquanto isto, nunca vi um socialista, comunista e de esquerda, pobre. Todos são muito ricos e vivem nababescamente as custas dos miseráveis que ainda acreditam em conto de fadas da justiça social.
O baixo nível cultural e a falta de estudo geral do povo brasileiro tende a cristianizar a filosofia maçônica e a ciência espirita.
Gostaria que a militância politica da cultura brasileira, saísse só das historias e casos sobre os "anos de chumbo" da ditadura militar, e fossem mais longe e contassem e produzissem obras, livros, documentários e filmes sobre a escravização imoral negra e as chacinas culturais indígenas, fontes fidedignas de nossa historia e tributo moral e social de nossa identidade.
A arte popular e seus festejos são a base de nossa cultura brasileira, cabe a qualquer governo cultural, criar programas para registro, incentivo e a promoção nacional para novas gerações.
O mais doente flagelado social, é aquele que se julga culpado, por sua pobreza, infelicidade, infortúnio, sua falta de sorte e predestinado para sofrer.
O estelionato mais impune e mais lucrativo brasileiro, é sem duvida alguma o mercado religioso das seitas evangélicas. Verdadeiras maquinas de falsos milagres, espalhadas nos lugares mais pobres da nação, sugestões imorais aos flagelados e falsas esperanças de curas e muita prosperidade aos pastores.
Existem varias interpretações do mesmo livro sagrado mas todas tem seus valores financeiros, bem diferentes, no mercado altamente lucrativo da fé.
Fazer uma copia exata de uma obra de um artista vivo é falsificação, assim como fazer uma impressão de uma obra de um artista famoso, sem autorização dos herdeiros legais é uma contrafação. Pela moralidade da Lei de Direito Autoral, em vigor no Brasil.
As deformidades da alma e do espirito, cedo ou tarde refletem no corpo e na personalidade de quem sofre.