Coleção pessoal de randuarte
(Dia do Internacionalista)
Um sinal luminoso no céu...
Voz rouca, disfarce impressionante. Formação multidisciplinar e domínio de idiomas. Ausência de superpoderes ou qualquer influência de substâncias radioativas alterando suas habilidades. Expertises arduamente conquistadas com estudo e treinamento. E, claro, uma vontade tremenda de alterar o ambiente em que vive para um lugar mais próspero e justo.
Batman é um daqueles personagens que parecem mais próximos de nós do que os outros. Mas será possível se tornar um Homem Morcego? Sim, é viável, mesmo que você não faça parte da Liga da Justiça (rs).
Foi buscando me afastar do senso comum, estabelecendo uma visão crítica e globalizada dos fatos, que decidi ser um Internacionalista, ou melhor, um "Cavalheiro das Trevas".
Tentar fazer deste mundo contemporâneo um lugar nem sempre obscuro, é arriscar ser conhecido como um símbolo da prosperidade, enquanto desbrava a adversidade - uma situação típica do protagonista das "bat-aventuras".
Compreender a complexidade e a variância de demasiados eventos no âmbito internacional e doméstico, preenchendo as lacunas de seus respectivos entendimentos é coisa única e de excelência de um profissional das Relações Internacionais.
Ser um Internacionalista é, simplesmente, ser ótimo em tudo, mas o melhor em nada. É ter, assim como o Homem Morcego, várias habilidades, porém sem nota máxima em nenhuma delas. É ser bom em muitos quesitos, mas, principalmente e orgulhosamente, ser o melhor em ser... o Batman.
Assim como Bruce Wayne, ao fazer de acontecimentos sombrios do passado algo importante para mover o presente, o Analista das Relações Internacionais coloca a prova todos os seus medos - quiçá, até de uma nação. Ele se transforma e tenta alterar o ambiente. Prova a todos, com base nos reflexos de sua história, ser o mobilizador de sua resiliência.
Então, para aqueles que desde criança detém dupla personalidade, hoje, dia 26 de setembro, comemora-se não só o Dia do Internacionalista, mas também o Dia do Batman.
Feliz #DiaDoInternacionalista.
Happy #BatmanDay.
Depois de adulto, há certas coisas que só continuo a fazer devido à saudade. Situações que me remetem os tempos em que era feliz e, se quer, tinha conhecimento disto. Mas afinal, o que significa ser feliz? Demorei para perceber que meus sentimentos de felicidade são breves e se encontram em tudo aquilo que não sei. Ou seja, quando algo ainda me é incompreensível, mas tem cor e vive dentro da alma por um mísero segundo, significa que posso estar feliz. Do contrário, por mais álacre que eu me encontre, a alma também adivinha o preço que me cobram em poucos instantes. E nessa razão, digna de tempos contemporâneos, vivo o que o espelho me diz, buscando a felicidade naquilo surpreendente e acalmando meu coração ao entender o que meu prendeu. Tudo, em pequenos espaços de tempo. Por isso, voltar a ser criança por cinco minutos extingue a razão que breca minha euforia. É quando recuso entender o que não sei, e fico somente com o espírito do fascínio, encontrando por pouco, porém proveitoso período, meu estado de felicidade.
O fato é que todo brasileiro, com 18 anos, ele já tem opinião formada sobre tudo. Eu, aos 18 anos também tinha. Porém, nessa idade, eu percebi que eu era um palhaço. De todas as convicções que eu tinha, comecei a me perguntar: - De onde eu tiro tanta porcaria? Eu não sei nada a respeito disso, eu estou chutando... Então, o que eu fiz? Eu fui para casa e fiquei quieto durante 20 anos, estudando, tentado aprender alguma coisa. O dia que eu for um homem maduro, experiente, daí eu irei ensinar algo. Foi o que eu comecei a fazer com 45, 47 anos. E acho que até comecei cedo, pois eu deveria estar começando agora (depois dos 60 anos).
Hoje passando as atualizações de amigos no Facebook, percebi quantos "eu te amo" li em poucos segundos. Bom, acho que muitos seguem o antigo testamento e amam com o fígado. Distribuem pro desconhecido na esquina, igual os santinhos políticos em época de eleição. Rs. Tudo bem, deve ser porque tenho princípios que já se perderam e prezo por coisas que já não dão mais valor. Tirando pessoas da minha família, eu amei uma vez na vida e ainda assim creio que foi um amor platônico. Rs. Agora, uma pergunta: Você sabe qual o verdadeiro significado do amor? É.. Estar apaixonado? Acho que não! Paixão é passageira, acredito eu. As vezes, achamos que amamos alguém, mas na realidade estamos interessados no que essas pessoas tem a nos oferecer e vice-versa. O verdadeiro amor é aquele que você encontra nas pessoas mais próximas de você, na maioria das vezes. Pessoas que a tanto tempo estão por perto, que ao passar ao lado delas pela manhã, você ao menos dá bom dia. Quer saber quem realmente te ama? Tente se tornar inútil para alguém ou contraria-la. O amor verdadeiro te acompanha quando você é um ninguém e te perdoa quando você é o mais errado numa situação. Procure amar mais e mais a cada dia, abrindo a mente e conhecendo novas pessoas, não perdendo oportunidades por causa do orgulho ou por traumas passados. Ninguém merece seus aborrecimentos derivados de antigos afetos, pense nisso. Mas não faça como Eros, o deus do amor na mitologia grega, que flechava os apaixonados no fígado. Rs. Aponte no coração das pessoas e economize seus tiros, para aquelas que realmente lhe afloram esse sentimento. O mundo precisa de mais amor, porém, amor verdadeiro e valorização àqueles que fazem de você uma pessoa importante. Verás que é um sentimento único idolatrar reciprocamente e que o amor de verdade fortalece seus laços com as pessoas mais significativas da sua vida. Serão elas que irão segurar sua mão quando, até mesmo a sua sombra, lhe deixar na escuridão. Att., Sicrano de tal (Rangel Duarte).
E quando você acha que chegou ao fim de uma etapa, você para pra pensar como ainda existem tantas oportunidades e momentos a se viver e aprender. Basta você mudar o seu traje, tomar novos caminhos e procurar encontrar o seu sorriso juntamente com seus deveres e ideais. Novos rumos levamos de uma forma diferente, e depois de tanta experiência, aproveitamos para rir ao longo deles. Encontre a sua estrela e faça dela parte de você. Seu novo plano terá uma intensidade jamais encontrada por si. Escolha sua calçada e varie andar pelo meio fio, correndo riscos. Tenho certeza que no final dela sua conquista terá um prazer a mais.