Coleção pessoal de ProfTony
O retorno
Retornar, etimologicamente, é re + tornar, ou seja, tornar novamente. Assim, relevando as motivações e os bastidores circunstanciais, eu retorno ou, como definição, torno novamente a compôr o lugar que, paradoxalmente, nem saí.
Hoje, parafraseando os versos do rei Roberto, eu voltei e, ao chegar, Os elementos da bela canção estavam postos: havia o portão e havia cachorro (este, assim como eu, do lado de cá do portão), embora sem sorriso no latido, na verdade sem latido. Talvez esse sorriso estivesse implícito no olhar, mas a certeza de minha decisão desviava o meu foco para o que me aguardava após o portão.
Hoje, recomeço o que não terminei, o que o destino reservou, por alguma razão, pra mim e direta ou indiretamente para todos que com alegria ou com tristeza, com perplexidade ou indiferença ,com expectativas ou com a falta delas, me recebem nesse regresso.
Hoje eu retorno, torno a ser novamente parte pequena da engrenagem desta grande máquina.
Em meio às sinuosidades das curvas da vida, sempre há a possibilidade de um retorno.
Eu voltei!
A vida é cíclica. Aceitemos os términos e aproveitemos os começos. Na vida, nada é tão certo, tampouco definitivo.
Aquele que sai aqui é o mesmo que está chegando lá, o que concluiu aqui é o que iniciará lá. Contudo, o que sai, já não é o mesmo que chegou, de igual modo, o que conclui já não é o mesmo que outrora iniciara.
Por onde passo almejo deixar um pouco de mim, levar um pouco dos outros. Assim, evoluo, me transformo. Sem perder a essência, a cada mudança, me faço novo.