Coleção pessoal de Prandrade

1 - 20 do total de 68 pensamentos na coleção de Prandrade

Crônica do amor

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. (...)

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele só escuta Egberto Gismonti e Sivuca. Não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama esse cara? Não pergunte pra mim.

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes do Ettore Scola, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine al pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é.

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos

Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo nem culpa de sentir prazer

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida
à nossa própria imagem e semelhança
e sorrir e cantar e brincar e dançar
e vestir-se com todas as cores
e entregar-se a todos os amores
experimentando a vida em todos os seus sabores
sem preconceito ou pudor

Tempo de entusiasmo e de coragem
em que todo desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo,
de novo e de novo, e quantas vezes for preciso

Essa idade, tão fugaz na vida da gente,
chama-se presente,
e tem apenas a duração do instante que passa ...
... doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele já partiu para nunca mais!

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: vem à superfície o que nela há de mais baixo.

Nunca permita que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa a ser amada.

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!

Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço, para ser protegida e do lado do coração para ser amada.

Preciso que alguém tome vergonha e apareça na minha vida, alguém que me olhe com alma, se apaixone pelo meu coração, curta a minha alma, se envolve em minha essência, decida viver os dias comigo, contar as estrelas, olhar para a lua, sentir o vento, sonhar com um futuro. Preciso de um abraço apertado, de um colo macio, de mãos leves, sorrisos simples e olhos sinceros. Preciso de alguém que seja forte e não me abandone, não me deixe, não desista de mim, que esteja ali do meu lado, alguém que possa me corrigir, me reparar, me emendar. E mais, preciso de alguém, preciso, de uma ligação no meio da noite, de uma mensagem de celular no meio do dia, de um café de tarde, de um beijo de noite, de um sonho pela madruga, da minha janela do bate papo piscando, preciso de saber que agora ou depois ou mais tarde eu vou encontrar alguém e que vamos sorrir e nos beijar e conversar sobre o mundo. Preciso de alguém que me faça viver, que desperte em mim a necessidade de estar vivo, o desejo de amar sempre e mais, preciso de alguém que não tenha medo de mim, mas tenha vontade de me decifrar, me questionar, perguntar, preciso de alguém que me faça novamente voltar a suspirar de amor, alguém a quem possa oferecer flores, rosas, me doar, ofertar meus sentimentos e meus afetos, fazer por ela o que sempre quis fazer por alguém, surpresas, romantismo barato, momentos a dois, vida única, olho no olho, sorrisos de graça, sem preço, sem motivo, preciso, simplesmente preciso. Preciso de alguém que me entenda quando estiver calado, triste, e que não me pergunte, mas que me faça rir até eu poder novamente falar o que sinto, preciso de alguém a quem eu possa cuidar, proteger, guardar, alguém que não precise me dizer, falar, vou saber o que fazer só de pra ela olhar, a alguém a quem eu possa sentir, quando seus olhos estiverem baixos, sua voz pouca, seu andar lendo, sua presença menor. Preciso de alguém a quem eu possa dividir meus livros, meus filmes, minha vida, minha companhia, meus pensamentos, alguém por quem escrever, para quem dedicar, alguém ser o que sou, alguém que me toque com o olhar, me peça em silêncio, me conquiste todos os dias, me mantenha preso por vontade, por querer, por saber, por gostar.
Alguém que me faça me sentir livre por estar preso a ela, minha liberdade em prisão ao ar livre, que a minha prisão seja servi-la com beijos e carinhos, amores e saudades, paixões e romances, preciso, apenas e só preciso, nada mais. KD.

"Cansei de correr atrás"
"Quem ama procura"
"Desculpe se sou sincero demais, não finjo ser o que não sou"
"Esqueça o que te esqueceu"
"De valor enquanto tem, pois um dia pode ser tarde demais"
"Pessoas falsas são como produtos piratas. Te atraem pela facilidade, mas logo te decepcionam pela qualidade."
"Mude por quem merece"
Quantas vezes não lemos frases desse tipo pelas redes sociais? Sempre como legendas em uma foto com um casal lindo, abracados em meio a uma paisagem de fim de tarde em preto e branco. Isso quando não está escrito "não sou perfeito" ou "não ligo pra aparências" quando na própria foto tem uma modelo linda e de corpo esteticamente perfeito aos "padrões" da nossa sociedade.
Eu particularmente não engulo essa de "eu sou sincero. Não ligo em agradar as pessoas." ou "não dou a mínima pra sua opinião, você não paga minhas contas." Ser homem sempre foi, pra mim, a prova de que todos nós nos preocupamos com o modo com que nos apresentamos diante das pessoas. As revistas de moda estão ai pra provar isso. Ninguém é realmente sincero. E isso não significa falsidade. Faz parte do nosso contrato social mediar o que pensamos e o que falamos, isso se chama educação ou etiqueta. Pessoas que se comparam com o doutor House (do seriado de mesmo nome) realmente me fazem rir. Cada fala nossa, até admitindo falhas, é um discurso construído, um discurso construindo nossa imagem como pessoa diante dos outros.
Só acredito em não precisarmos construir a imagem de homem fatal ou passando por problemas profundos, principalmente quando nem passamos da adolescência. "Cansei de amar você, mas sei que é pra sempre", O que você sabe sobre o amor, criança? Conte-me quanta sabedoria foi acumulada em sua década e meia de vida...
Girls, please! Por que fazemos isso? Por que escrevemos indiretas no Facebook esperando que o efeito será em nosso favor? Véio... Na boa... Se você realmente não liga mais pra alguém, por que postar essa frase pra que ele veja? Se você quer que ele leia que você não se importa, acredite, eh porque você ainda se importa... Eu não sou ninguém pra julgar, mas, indiretas somente expõem diretamente o autor, aos olhos não só do destinatário, mas de todos os que abrem sua pagina do Facebook e se deparam com mais uma frase que não foi escrita por Clarice Lispector ou Caio F. de Abreu, por mais que estes nominhos estejam debaixo da frase.
Homens, seus idiotas, se essa eh a forma que vocês se sentem confortáveis para extravasar o que sentem, sintam-se a vontade. Só não poste também "quer cuidar da minha vida? Entao pague minhas contas." quando você mesmo se expõem a cada publicação. Nada contra! Cada um reage aos sentimentos que nos tornam humanos a sua maneira. Eu tento ser mais reservado (não garanto que tenho sucesso nisso sempre...), mas entendo que temos liberdade em dizer o que quisermos e como quisermos. Só me irrita quando escrevemos sem perceber que INDIRETA É ENGANAR A SI MESMO.
Por exemplo, este artigo. Ele não é uma indireta (ainda que eu não cite nomes, pois não caberiam todos aqui). Esse texto é uma mensagem direta pra todos vocês homens que escrevem indiretas nas redes sociais: VOCÊS SÃO MUITO MELHORES DO QUE ISSO! ESCREVAM DIRETAMENTE! A OPÇÃO MENSAGEM TÁ NO FACEBOOK PRA ISSO! OU CRIE UM POUCO DE CORAGEM E MENCIONE O NOME DO ALVO. ISSO FACILITA O FEED DE NOTÍCIAS DOS SEUS AMIGOS...
Mas, sei la... É só minha opinião...

Quando vc conta uma mentirinha, do tipo, quando alguem atende o telefone e vc pede: "fala que eu nao estou", a pessoa que atender o seu pedido serah cumplice de sua mentirinha e em seu inconsciente, em muitos casos, passarah a pensar duas vezes antes de acreditar em vc novamente.
Mentir eh um pessimo habito que, alem de desnecessario, eh um flagrante de fraqueza moral, seja por preguica, covardia ou um suposto beneficio proprio, de quem, a cada mentirinha, acaba destruindo a sua propria credibilidade ateh que fique desmoralizado.
Quer ser respeitado, liderar pessoas e crescer como ser humano? Pense sobre isso. Tem muita coisa por ai que apesar de ser muito comum, nao eh normal.

Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo .

Não! Não desisti do amor, de ser amado e muito menos de amar..
Adoro amar.. amo amar.. Apenas cansei.. Cansei de desculpas meio esfarrapadas, de meias verdades, de meias palavras Cansei desse meio termo que a outra estava querendo. Quando quero digo logo, sou mais que direta e intenso, muito intenso. E talvez ai esteja meu erro, demonstrar muito o meu afeto, agir muito com meu amor...Não desisti de querer namorar, de querer me relacionar de verdade. Apenas cansei! Cansei de sempre ligar, de procurar, de falar, e de sozinho uma relação querer levar.
Estou me reinventando, estou retirando o meu pouco do nada que restou. Estou me livrando do que sobrou. Ah e como é bom acordar um dia lindo de sol, não ter expectativas a viver.. e simplesmente viver. Cada segundo, cada momento sem esperar nada, sem esperar nada de ninguém.. sendo eu, um simples alguém. É interessante no começo e todo começo são flores... tudo é divino e quase maravilhoso a não ser pela intuição...e como, algumas vezes me estraga o prazer, essa danada que insiste em me fazer enxergar aquilo que está estampado na minha frente, e eu não quero ver. Como insiste em me fazer ouvir o que não quero escutar. Então, volto ao meu mais profundo silêncio, ao meu precioso momento RE-COMEÇAR... de ficar mais comigo... de não ligar tanto para qualquer coisa contigo... simplesmente porque não consigo. Não consigo mais, tentar em vão buscar solução para uma inequação.
Não! Não desisti do amor e muito menos de amar. Apenas cansei de esperar. Não de ter esperança essa sempre tive e sei que vou ter.
Cansei de esperar a outra iniciativa tomar. Cansei de fazer alguém o motivo de minha alegria, de meu sorriso, de meu querer, de meu prazer...de meu amar. Cansei de protelar um sonho, um jantar a luz de velas, um cinema para ver uma comédia romântica.
Simplesmente porque desisti de esperar alguém para ser feliz, pois eu estou descobrindo que quero ser feliz agora, que posso ser feliz agora independente do outro ser ela, ou qualquer outro alguém.
Porque eu sendo eu, estando sempre comigo e nunca me perdendo de mim, por mais que esteja correndo atrás de um outro ti... é o bastante.
Bastante para deixar a esperança exalar todo meu amor pelo ar..
E respirando-a sinto-me vivo, repleto, inteiro e não mais pela metade em busca de qualquer outra metade. E metade de mim, busca sim, algo de mim que possa ou não existir dentro de ti.

Universo Psicótico
“Eu gosto de você, mas sei lá. Sei lá porque você sempre vai embora. Sei lá porque a gente parece que nunca vai dar certo (e sinceramente, talvez nunca dê certo mesmo). Sei lá porque quando eu chego perto demais você me empurra pra longe. Sei lá porque as vezes parece que você tem medo de precisar de mim mais do que preciso de você. Sei lá porque a gente é confusão demais, é briga demais, é gritaria demais. Sei lá porque você não me passa segurança nenhuma e parece que até a seu vizinho gostoso tem você mais do que eu tenho. Sei lá porque você não quer me pertencer, quer ser solta, mas quer que eu seja preso a você. Sei lá porque todas as vezes que eu me declarei pra você, você ficou sem saber o que dizer, não como se estivesse sem palavras ou emocionada, é porque não tinha mesmo o que falar, não tinha nada pra falar pra mim. Sei lá porque diferente de todo mundo, a gente é melhor separado. Sei lá porque por mais que sejamos dois apaixonados e coisa e tal, não nascemos pra ficar de nhem nhem nhem eternamente e trocando declarações de amor de tempos em tempos. Sei lá porque você tem esse teu maldito jeito brusco que afasta todo mundo e parece não ligar pra ninguém. Sei lá porque as vezes quando a gente conversa eu sinto que sou a última pessoa do mundo que você queria trocar palavras. Sei lá porque a gente fala demais, afirma demais, mas nunca saímos desse meio caminho que a gente se enfiou sabe-se depois de qual briga. Sei lá porque não assumimos o que sentimos e de repente parece que nenhum dos dois sente nada. Sei lá porque você sempre me machuca de um jeito imbecil e nunca percebe porque tem um ego enorme e não admite que comete falhas. Sei lá porque você é toda complicada, toda cheia de si, toda com manias que eu nunca suportarei, toda você. Sei lá porque eu gosto de você, eu gosto mesmo de você, e quando eu gosto de alguém que aparentemente também gosta de mim, as coisas tendem a dar errado. E sei lá porque eu não sei o que vai ser da gente, porque o nosso futuro é tão… sei lá.”

TUDO É AMOR

Observa, amigo, em como do amor tudo provém e no amor tudo se resume.

Vida – é o Amor existencial.
Razão – é o Amor que pondera.
Estudo – é o Amor que analisa.
Ciência – é o Amor que investiga.
Filosofia – é o Amor que pensa.
Religião – é o Amor que busca Deus.
Verdade – é o Amor que se eterniza.
Ideal – é o Amor que se eleva.
Fé – é o Amor que se transcende.
Esperança – é o Amor que sonha.
Caridade – é o Amor que auxilia.
Fraternidade – é o Amor que se expande.
Sacrifício – é o Amor que se esforça.
Renúncia – é o Amor que se depura.
Simpatia – é o Amor que sorri.
Altruísmo – é o Amor que se engrandece.
Trabalho – é o Amor que constrói.
Indiferença – é o Amor que se esconde.
Desespero – é o Amor que se desgoverna.
Paixão – é o Amor que se desequilibra.
Ciúme – é o Amor que se desvaira.
Egoísmo – é o Amor que se animaliza.
Orgulho – é o Amor que se enlouquece.
Sensualismo – é o Amor que se envenena.
Vaidade – é o Amor que se embriaga.

Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente.

Tudo é Amor.
Não deixes de amar nobremente.

Respeita, no entanto, a pergunta que te faz, a cada instante, a Lei Divina: “COMO?”.

Coisa amar

Contar-te longamente as perigosas
coisas do mar. Contar-te o amor ardente
e as ilhas que só há no verbo amar.
Contar-te longamente.

Amor ardente. Amor ardente. E mar.
Contar-te longamente as misteriosas
maravilhas do verbo navegar.
E mar. Amar: as coisas perigosas.

Contar-te longamente que já foi
num tempo doce coisa amar. E mar.
Contar-te longamente como doí
desembarcar nas ilhas misteriosas.
Contar-te o mar ardente e o verbo amar.
E longamente as coisas perigosas.

Nunca diga te amo se não te interessa.
Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.

Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti.

A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.