Coleção pessoal de oliveira-ex
“Com o coração cheio, os olhos transbordam... Em meio a toda essa angústia que invade nosso ser. Como não sentir? Tem essa possibilidade? Se tiver tentem me explicar. Dói e nos destrói... dor que não parece ter fim. Quantas famílias estão a chorar? Só de pensar que poderia ser eu ali, ou até mesmo você, mais arrepio me dá. Consolo e conforto a esses corações é o que eu posso pedir em meio as minhas orações. Quanta dor que não cabe dentro de nós, por isso chega transborda...”.
Às vezes. . .
Às vezes somos surpreendidos com os nossos próprios atos
Às vezes somos surpreendidos com os atos que tomam sobre nós
Às vezes, às vezes e às vezes...
Às vezes também nos perguntamos qual será o grau de importância da nossa vida sobre a vida de outras pessoas?
Acho que a resposta surge como uma incógnita não é verdade?
Sabe como tirar a prova real neste caso? Por incrível que pareça nesse momento você não utilizará os números.
Você utilizará os momentos, mas como assim os momentos? Proporcione momentos a dois, de passeios, de compras até mesmo algo mais triste. Sendo assim você verá o grau de importância para com o outro.
Nessa vida, cada um de nós temos os nossos passos a trilhar, só que nem sempre encontramos logo de cara os nossos trilhos. Precisamos buscar procurar e ir de encontro a eles, e só assim viverá bem independente do grau.
Sentimento Ferido
Sempre me indaguei a questão do dinheiro não trazer a felicidade.
Hoje de fato vejo que o dinheiro não é capaz de comprar coisas nas quais nós precisamos em determinados momentos, tais como, os sentimentos... Seria bom demais se comprasse. Imagina chegar a venda do sr. Luíz e pedir 500g de serenidade ao coração, 200g de amor para adoçar nossos dias... Seria muito mais fácil não é verdade. Mas infelizmente não é o que acontece.
E lamentavelmente, tem dias que nós nos encontramos nessas circunstâncias, o peso da dor, a leveza de ausência invade de forma a preencher nosso ser e nos deixam abalados.
Até hoje eu ainda não encontrei nenhuma saída ou solução para tal. Só sei que é algo que nos eleva pra baixo de maneira rápida, como se nós estivéssemos presos a chumbo nos pés.
Caso alguém algum dia descubra como solucionar... Por favor, passe a receita!
Não Perca Tempo
Você já parou para analisar que nessa vida nada somos além de seres mortais. Que por muito das vezes perdemos momentos de prazer com pessoas que amamos. Em diversas vezes por bobeira, coisas vans, que só atrapalham nossa relação interpessoal. Mas somos incapazes de perceber isso na maioria das vezes, para que nós mesmos possamos acertar esse conflito que permitimos que aconteça. Quando é chegada a hora da nossa partida, é que a ficha nos cai, só que ai, já é tarde. A final de contas, quando a pessoa morre, nada podemos fazer. A não ser chorar.
Então, não se permita perder mais tempo. Corra atrás de quem ama, por mais que você esteja certo, peça desculpas, reconcilie-se. Não deixe o fantasma da morte aparecer para pensar em fazer isso, como já sabes, não vai conseguir.
Enfrentar o medo
Quem disser que não tem medo de nada nessa vida pode ter 99,9% de certeza que é mentira. Mas o que seria o medo?
Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto.
Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente do outro. Existem pessoas com medo de espaços abertos e não saem de casa, têm pessoas que sentem muita ansiedade de entrar no metrô, outros têm medo de tarefas como, por exemplo, organizar uma festa, outros têm medo de baratas, avião, gatos, etc.
Como podemos perceber são diversas situações que podem fazer com que o indivíduo sinta medo sobre alguma coisa. O medo mais constante que ouvimos as pessoas dizerem por ai, é em relação a morte. Quem nunca ouviu outra pessoa dizendo que não gostaria de morrer. Essa fala ela pode ter outro sentido? Talvez até tenha, mas se você for estudar o porquê dela, a fundo descobrirá que por trás de tudo o medo está acercando a pessoa. Por mais que seja, “não quero morrer para ver meus filhos crescerem”. O medo nesse sentido não está relacionado à morte e sim a não ter o direito de ver os filhos crescerem, caso aconteça o óbito.
O interessante da vida é quando àquelas pessoas que possuem algum tipo de “síndrome do medo”, decide enfrentar cara a cara, isso se torna positivo, pois a execução de tal ação, em que sempre foi algo que a atormentava, ela descobre que aquilo já não afligirá mais, e com isso, todo o sentido de sua vida tende a mudar. Claro para melhor.
Quando sentimos medo o corpo se prepara para o famoso “lute ou fuja”. Seu corpo se prepara para dois resultados possíveis, enfrentar a situação e lutar com ela, ou sair correndo, fugir. E ai, você vai fugir ou vai lutar, bater de frente com aquilo que te provoca sensações estranhas. Sensações essas que te faz retrair. Confie em si, encare seus medos e com isso verá o quanto és forte, e como pode derrotar todos os seus medos.
Sou querido ou querem o que tenho?
Os dias atuais têm se tornado difíceis, onde a maioria das pessoas só tem interesse naquilo que o outro tem, e não naquilo que ele é.
Certas pessoas após um determinado tempo sem encontrar com você, seja pessoalmente ou se quer falar via as redes sociais, que nos dias de hoje se tornou algo comum a grande maioria das pessoas, a final de contas, estamos conectados quase o tempo todo, seja através do computador ou simplesmente através do celular.
Daí por algum motivo até então oculto, elas resolvem te procurar e falam: “Está tão sumido, o que aconteceu com você?”. – Ai é àquela hora em que é preciso parar, contar até dez, respirar fundo várias vezes para não falar nenhuma besteira. Mas nosso primeiro pensamento é o seguinte, ‘se me procurou é porque está querendo alguma coisa... ’.
Em determinados momentos é preciso fazer uma seleção de quem são as pessoas que nos circundam. Às vezes pensamos que estamos cercados de amigos e no fundo estamos cercados de pessoas que só querem sugar o que nós temos, e isso só acontece até o momento em que temos algo para oferecê-las, depois que não temos mais, é como uma bola de futebol chutada para linha de fundo pelo goleiro em desespero.
É muito engraçado o poder ou deveria chamar de cara-de-pau das pessoas de agirem dessa maneira? É uma pergunta frequente que muitos se fazem.
Em todo o tempo temos amigos. Mas nem sempre conseguimos observá-lo, às vezes temos pessoas por perto que nem damos tanta ideia para elas, mas são justamente estas pessoas que nos acolhem nos momentos mais difíceis de nossas vidas.
É preciso valorizar quem te dá valor, muito das vezes valorizamos quem não está nem ai pra gente, e com isso acabamos perdendo pessoas que de fato gostariam de nos fazer bem de verdade. Às vezes nos impressionamos com certas pessoas e esquecemos que existem outras.
Valorize quem te valoriza, dê valor a quem te dá, procure quem te procura, ligue para quem te liga, não perca tempo com quem não está nem ai para você.
Quando mudar os pensamentos?
Será que todas as pessoas que estão passando por algum tipo de dificuldade, momentos de desencontros familiares ou qualquer outro tipo, seja lá qual for ele, sabem o momento exato de praticar o ato da mudança?
Mudar é sempre preciso, essa é uma indagação que deve ser sempre feita, a fim de revermos os conceitos em que andam nossa vida. Em muitos momentos nós estacionamos nosso viver mesmo que sem perceber. É como diz um amigo meu: “Você está sentado no meio fio vendo a vida passar”. E é assim que em determinados momentos nos encontramos não é verdade?
O problema de pensar no mudar, é o que mudar provoca a ação da transformação, e o nosso erro é ter medo da mudança. Precisamos encarar as mais variadas coisas que a vida nos oferece, desafios surgem para serem superados a cada dia. Por mais difícil que ele pareça ser, precisamos enfrenta-lo de frente e o principal, superá-los. Todos nós somos capazes de superar tudo o que vem de encontro. Como os militares por onde passei diziam: “Quando você acha que está sem forças, você ainda consegue mais algumas horas/vezes...” E com isso devemos prosseguir, nem tudo o que vai surgir no dia a dia, será coisa sempre positiva. As coisas mais divergentes surgirão a fim de abalar nossos pensamentos. Precisamos sempre manter o pensamento no lado positivo da linha imaginário que devemos criar para manter o controle de todas as situações da vida.
É tão engraçado como a maioria das pessoas têm medo da mudança, que muitas têm medo até mesmo de envelhecer. E está aqui, uma das maiores e constantes modificações até mesmo em relação aos pensamentos que acontecem na vida do ser humano. Quando somos crianças, o nosso pensamento é um ‘brincar e brincar’. Depois avançamos a adolescência o pensamento modifica um pouco, já passamos a pensar mais nos estudos, começam a surgir os ‘namoricos’. Logo chega a juventude, momento esse que eu classifico como um dos mais importantes da vida profissional de uma pessoa, pois na maioria dos casos é nessa etapa em que as escolhas profissionais são tomadas de maneira que influenciam o resto da vida. E as demais etapas conhecemos e sabemos bem.
Com tudo isso, devemos tão somente encarar de peito aberto todas as circunstâncias da vida que nos aparecer, ter medo de mudar, não nos levará a lugar nenhum, pelo contrário, vai nos travar por tempo. Encare, lute, brigue, enfrente esse medo de ouvir a palavra “mudança”, e tenha o seguinte pensamento, após mudar, os dias que eram frios e sombrios, clareiam e aquecem.
Posso Chorar?
Dizem que quando as lágrimas rolam é por que o coração está cheio. Seja cheio de coisas boas ou coisas ruins talvez? Eu diria que quando as lágrimas rolam, é devido a um coração cansado, pesado de sofrer certas coisas que o aflige de tal maneira que não dá para suportar, daí rolam as lágrimas. Por outro lado, chorar é bom. A final de contas às lágrimas produzem enzimas que atuam como anestésico natural, por isso mais de 80% das pessoas que derramam as lágrimas, se sentem melhor após este momento.
O choro acompanhado das lágrimas nem sempre são negativos, existem diversos momentos em que nós podemos observá-los no dia a dia do ser humano.
Ao nascer de um filho, a mãe e o pai choram de tamanha emoção. É mais clara prova de um choro de felicidade. Ao receber a notícia de uma aprovação em algo que se esperava muito. Ao rever um parente que há muito tempo não o encontrava, dentre outras maneiras de manifestar através das lágrimas coisas boas.
É impressionante o alívio que sentimos após alguns minutos de choro, é como se saísse de dentro de nós um peso, no qual não estávamos conseguindo carregar mais. É um alívio imediato, chorou passou. Mas nem todas as pessoas conseguem chorar. Por que será?
Temos pessoas duronas, que dizem não chorar nunca, esse tipo de pessoas são as que mais sofrem com aquele aperto no peito, pois não conseguem jogar para fora através do ato de chorar. Têm os homens que simplesmente se fazem de durões, e dizem que os homens não choram. Mas quem é que disse que os homens não choram? Onde está escrito isso? Homens choram sim, a final de contas os homens também possuem sentimentos, tá certo que não são todos que possuem, mas não podemos generalizar.
Quando você tiver que chorar, chore, busque sempre estar bem consigo mesmo, lembre-se antes de tudo. Você precisa em primeiro lugar estar bem para depois fazer os outros bem. Não adianta você estar vivendo fora da tenda para querer entender os outros. Se você não se entende, jamais entenderá alguém.
Desejo de não sei o que...
- Sabe quando você está naqueles dias...?
Dias em que tudo te incomoda.
Dias em que todos fazem coisas que você não gosta.
Dias em que todas as coisas parecem caminhar para trás.
Dias em que tudo perde a cor, e você volta à década de 60.
Dias em que parece que você nem dormiu uma boa noite de sono.
Dias em que qualquer olhar diferente já é motivo de querer saber o porquê está olhando.
Dias em que a coisa que você mais queria, era estar em um lugar onde não tivesse ninguém para te incomodar.
Dias em que a melhor resposta seria o sussurro do silêncio.
Dias em que você está em meio à multidão, e mesmo assim se sente só.
Dias em que tudo o que falam, parece estar longe de você.
Dias esses que pode ser o hoje ou o amanhã.
Não sabemos quando ele chegará. O segredo é aproveitar enquanto eles não chegam. Curta os bons momentos da vida!
Significado das Coisas
- Com o passar do tempo às coisas nesta vida começam a perder seus significados/valores. Sejam elas coisas materiais ou até mesmo pessoais.
O porquê as coisas perdem seus valores, sendo que em determinado momento aquilo foi de grande importância... Chega a ser meio irônico isso não é verdade!
O que mais impressiona é como pessoas entram e saem de nossas vidas. Já parou para analisar quantas pessoas já passaram por sua vida? A outra pergunta é a seguinte... Você sabe o porquê elas se foram?
Será que todas as pessoas que de passaram por sua vida, é porque não deviam ter ficado, ou será que você não fez por merecer com que ela ficasse?
De fato essa é uma colocação que o leva a refletir em todas aquelas boas pessoas que por algum motivo se foi. E com isso, você começa a perceber erros que tenha cometido só que agora talvez reconhecer tal erro não fará diferença alguma. Agora, se reconhecer o erro, entender o porquê errou, e der tempo de correr atrás do prejuízo, não pense duas vezes, não permita que o orgulho tome conta de você e atrapalhe a sua trajetória rumo à felicidade.
Muito das vezes nós mesmos atrapalhamos o nosso jeito de viver devido ao nosso orgulho. Pessoas perdem tempo com o orgulho. E vive reclamando de que a vida não está bem. Mas se livrar desse mal... Não se livra.
Precisamos correr em busca de tudo aquilo que tem significado em nosso viver. Aquilo que desejamos, devemos batalhar correr a fim de agarrá-lo com tamanha força de modo que jamais soltaremos. Em relação ao orgulho? Liberte-o. Mande-o ir embora. Você sabe que ele não te ajuda em nada. Pelo contrário só tem trazido a ti infelicidade. Momentos doloridos, de constantes lágrimas nos olhos. Libertando-o verás como mudará o modo de viver.
Século XXI – Tecnologia
Em pleno Século XXI, onde a tecnologia tomou conta de meio mundo. Onde mais da metade da população possui algum tipo de tecnologia onde elas estão conectadas a internet. Eu faço um simples questionamento... Tem como acontecer à falta de comunicação entre duas pessoas?
Confesso que por todos os meios de comunicação nos quais eu possuo e faço parte dessa grande teia, pensei que isso nunca fosse acontecer comigo. Mas aconteceu. Em meio à tecnologia, depois deste episódio vou a determinados momentos pedir para vivenciar o que se praticava antigamente, ir até a pessoa, fazer sinal de fumaça, ou não muito distante da gente, por que não ligar. Você já percebeu o quanto você reduziu em relação há algum tempo atrás o seu número de ligações? Já parou para pensar?
Pois é, essa é uma grande verdade. É claro que com a chegada de novos programas, aplicativos etc... Nós acabamos nos acomodando com as novidades... Até o momento em que tal, atrapalha nossa vida de forma séria.
Já se deu conta de que por falta de comunicação pessoas diariamente morrem sozinhas em suas residências?
Pessoas ficam perdidas em determinados lugares. Crianças são esquecidas nas escolas quando os pais não acertam entre si quem buscará o filho. Dentre mil e outros exemplos.
Com tudo isso, podemos analisar que a comunicação é essencial em nosso viver. O que seria de nós se não fosse ela? E isso vem desde muito antes do nosso existir... Lembra-se das pinturas rupestres? Desde lá já era um dos sinais de comunicações entre as pessoas/povos. O bacana de conhecer um pouco da história é acompanhar a evolução até os dias de hoje. E para terminar, termino com um questionamento... Aonde chegaremos?
Desejo de Falar
Sabe quando seu coração está cheio de coisas boas para falar, e você não encontra um alguém para te escutar?
Como assim não encontra ninguém para te escutar? Será que de fato não tem ninguém ou você não se abre a ninguém?
Pois é, essas são perguntas que me faço frequentemente. Sempre que as indago, quero encontrar um culpado, talvez por isso eu não tenha a resposta até hoje. Sinceramente não gostaria de ser assim, mas não sei o que é que me faz ser.
Tem quem diga que sou bipolar, ou coisas do tipo. Ora estou bem, ora estou mal. É uma constante variação de sentimentos que vêm e vão sem mesmo sentir quando as chegam. O que seria isso? Alguém pode me ajudar?!
Sei que nessa vida, tudo é passageiro, sei que tudo passa. Só que gosto de viver a sorrir, quem vive com o sorriso no rosto, cativa, motiva, é até capaz de salvar outras vidas com tal expressão. E é com essa que gosto de viver.
Os dias são frios, estão difíceis de compreendê-los, mas uma certeza eu tenho, em breve voltarei a sorrir, voltarei a viver.
Ser e Estar Sozinho
Ser e Estar Sozinho - Qual a diferença entre ser e estar sozinho?
Parece a mesma coisa? Talvez até pareça, mas no fundo são coisas bem distintas. O ser sozinho pode ser que nem sempre seja por uma escolha, assim como pode acontecer com o estar sozinho. Por exemplo: Eu escolho estar só.
O ser sozinho às vezes acontece. Vemos até mesmo nos noticiários diários... Acidente mata quase toda a família, só sobreviveu "fulano". Ele não escolheu estar só, aconteceu uma fatalidade onde ele se tornou "sozinho".
Daí devia engrandecer o valor das verdadeiras amizades em nossas vidas. São nestes momentos que elas falam bem mais alto do que nos dias comuns. Amigos não são aqueles que estão todos os fins de semana com a gente na balada, e sim aquele que está ao nosso lado a qualquer horário seja lá por qual motivo for. Amigo é aquele que diz NÃO quando estamos agindo de maneira errada, pensamentos indevidos... Você chamar a atenção de uma pessoa, no caso de um amigo, não quer dizer que você não goste dele. Esse no meu ponto de vista é o mais belo sinal de que você o ama de verdade. Tanto é que está o advertindo de algo incorreto que ele está próximo a cometer.
Saber viver nos dias de hoje é uma missão muito complexa, para todos aqueles que se deixam levar pelas más influências. Todo ser humano é influenciável, eu até acho que tem de ser mesmo, mas que seja para o lado positivo da vida. Você permitir que a influência entre em sua vida e o leva para o lado obscuro do mundo, é burrice. Influência sempre é boa quando nos faz crescer!
"Por mais que sua vida seja uma 'droga', não busque nas drogas a solução para a melhoria dela, pois você não vai encontrar."
Não permita em hipótese alguma que seus sonhos sejam levados com o vento. Faça do vento um constante impulso para realiza-los.